Comunicados de ImprensaNoticias

Sustentabilidade como uma dimensão crucial de performance

A Audi Sport GmbH teve um ano épico em 2020, entregando mais de 29.300 veículos aos seus clientes, o que constituiu um novo recorde para esta empresa independente da marca dos quatro anéis. Com mais de 15 modelos R e RS disponíveis atualmente, possui, agora, o maior portefólio de produtos de todos os tempos. E com o RS e-tron GT* a Audi Sport também conseguiu entrar no mundo 100% elétrico. Nesta entrevista, o novo diretor administrativo da empresa, Sebastian Grams, e Rolf Michl, diretor de vendas e marketing, explicam o potencial tecnológico oferecido pela eletrificação e o que isso significa do ponto de vista das vendas.

– O Sebastian é membro da equipa de gestão da Audi Sport GmbH desde o início de março. O que significou para si?

Sebastian Grams: Sou natural de Heilbronn, na Alemanha, e comecei minha carreira aqui na Audi há 20 anos, na área de desenvolvimento de motores. Posso garantir que não há criança nesta região que não sonhe em trabalhar na Audi Sport. Como todos na nossa equipa, sou um entusiasta das elevadas performances e extremamente apaixonado por tecnologia. A nossa missão é ultrapassar os limites do possível; é disso que tratamos na Audi Sport. E, no futuro, tenho a certeza de que isso continuará a ser a nossa diretriz.

– Falando em limites, o que acha que é preciso para abrir novos caminhos?

Sebastian Grams: A mudança começa, antes de mais nada, na mente. O nosso objetivo no segmento das elevadas performances é redefinir o futuro do transporte pessoal e torná-lo uma experiência ainda mais emocional. Isso exigirá coragem. Coragem de olhar as coisas de ângulos completamente diferentes e, ao fazê-lo, explorar novas abordagens que continuarão a encantar os nossos clientes no futuro. Recentemente, lançámos o RS e-tron GT* – o primeiro RS elétrico e o nosso primeiro modelo 100% elétrico de elevadas prestações. E, assim, revelámos um lado totalmente novo e altamente emocional da família RS.

Sustentabilidade como uma dimensão crucial de performance 17

Concorda com esta visão, Rolf?

Rolf Michl: Na verdade, eu não teria dito melhor! Os nossos modelos R e RS desempenham um papel fundamental na imagem desportiva da marca. Com este segmento específico, temos como alvo uma clientela muito exigente e experiente em tecnologia. São clientes bem informados e que não dispensam saber todas as características de desempenho e aspetos pormenorizados do design, e também da adaptação do veículo para uma utilização diária e personalizada. Este é um segmento com um potencial de crescimento significativo para nós.

Em 2020, registámos um aumento de 16 por cento nas vendas, apesar da pandemia. Foi uma consequência lógica do lançamento dos nossos novos modelos nas principais regiões de vendas, como a Europa, a América do Norte e a China, mas também em mercados como o Japão, a Austrália e a Nova Zelândia. O pedido dos nossos veículos de elevadas prestações tem um impacto positivo em toda a perceção da marca. Isso tem sido particularmente notável após o lançamento dos RS 6 Avant* RS 7 Sportback* RS Q8* que estão a registar excelentes números de vendas, apesar da conjuntura desfavorável do mercado. Os nossos modelos sempre foram e continuam a ser carros dos sonhos. Em todo o mundo!

Sustentabilidade como uma dimensão crucial de performance 18

– O mundo está, neste momento, a mudar. Pense na eletrificação e na digitalização. Isso também está a ter um impacto na ideia das pessoas sobre o que constitui o carro dos sonhos?

Rolf Michl: Nem é preciso dizer que nos estamos a aperceber das mudanças e a analisar intensamente as megatendências e os desenvolvimentos do mercado que têm impacto nas razões dos nossos clientes para comprar e na sua perceção de luxo. O aspeto da sustentabilidade adiciona um elemento crucial ao desempenho: diferente do que vimos no passado, mas, definitivamente, fascinante.

O Sebastian mencionou anteriormente o RS e-tron GT (consumo de energia elétrica combinado em kWh/100 km: 22,5–20,6 (WLTP); emissões combinadas de CO2 em g/km: 0): uma declaração veemente contra a uniformidade. Com até 475 kW (646 cv) de potência total e 830 Nm de binário máximo total, a sua aceleração é incrível e, com certeza, impressionará até mesmo os críticos mais céticos. Este é outro marco para nós, conforme entramos numa nova era 100% elétrica de elevadas prestações, que atrai os nossos clientes leais de longa data e também novos clientes.

Sustentabilidade como uma dimensão crucial de performance 19

 Aceleração é uma coisa, mas muitos ainda associam desempenho ao som impressionante de um grande e potente motor de combustão.

Rolf Michl: É, exatamente, onde estamos a verificar a maior mudança. Os clientes que procuram um modelo 100% elétrico de elevadas prestações estão, obviamente, em busca de um desempenho excecional, mas também dão prioridade à sustentabilidade como forma de estar. O silêncio é o novo ruído.

O sistema de som desportivo e-tron usa dados em tempo real sobre a velocidade dos motores elétricos e outros parâmetros para simular a sonoridade do sistema de acionamento em funcionamento, de uma forma subtil. O condutor pode modificar as características do som através das opções de personalização do sistema Audi drive select. Isso significa que se pode conduzir silenciosamente em zonas urbanas e circular realmente no típico estilo RS quando a situação assim o permitir.

Uma forma completamente nova de elevadas prestações. Sebastian, pode dizer-nos mais sobre a estratégia de eletrificação da Audi Sport GmbH?

Sebastian Grams: Uma estratégia de eletrificação clara e sistemática é a base da viabilidade futura da nossa empresa. Iniciámos o processo de eletrificação dos nossos modelos da Audi Sport com os motores de combustão. O RS 6 Avant* RS 7 Sportback* e RS Q8* combinam potentes motores V8 biturbo TFSI de 4,0 litros com sistemas MHEV de 48 V e tecnologia “cylinder on demand”. As futuras gerações de modelos levarão a gama RS um passo à frente, com híbridos plug-in de alto desempenho e grupos motopropulsores 100% elétricos.

A mobilidade elétrica abre dimensões completamente novas na dinâmica de condução. Pense, por exemplo, na distribuição de potência totalmente variável da transmissão elétrica quattro com vetorização de binário. Liderando o nosso avanço na era da e-mobilidade de elevado desempenho estarão os nossos modelos 100% elétricos, como o RS e-tron GT*.

Sustentabilidade como uma dimensão crucial de performance 20

Rolf, do ponto de vista de vendas, já nos pode fornecer detalhes específicos das próximas etapas deste objetivo estratégico?

Rolf Michl: Esperamos oferecer mais de metade dos nossos modelos de elevadas prestações em forma parcial ou totalmente eletrificada já em 2024. E em 2026, esse número provavelmente chegará a 80%. Queremos oferecer aos nossos clientes os produtos e serviços certos para os seus mercados e segmentos específicos. Isso vai desde a eletrificação de um amplo espectro de veículos através de tecnologia MHEV, até à flexibilidade de híbridos plug-in e à experiência de condução única de carros 100% elétricos. Em muitos mercados, ainda vemos um potencial significativo no segmento dos SUV de elevadas prestações. Até ao final da década, planeamos oferecer apenas modelos eletrificados no segmento de elevadas prestações. Por outras palavras, veículos 100% elétricos e híbridos plug-in de elevadas prestações.

Vamos concluir voltando à cultura de mudança mencionada no início. Sebastian, onde é que acredita que está a maior oportunidade nesta transformação?

Sebastian Grams: Uma transformação desta magnitude não é uma obra de um homem só. Estamos a trabalhar apaixonadamente como uma equipa. Mudar representa sempre uma grande oportunidade. Neste processo, estamos motivados para desenvolver novas soluções mais rápido do que outros e implementá-las com coragem. Aqui, na Audi Sport, a nossa missão é criar o futuro da mobilidade no segmento das elevadas prestações. Um futuro sustentável, progressivo e digital. Sabemos que os nossos clientes têm grandes exigências e só ficam satisfeitos com os melhores produtos.

Artigo anterior

Sucesso na estreia da ADAC Opel e-Rally Cup com os elétricos Opel Corsa-e (video)

Artigo seguinte

A arte do Zen no Nissan ARIYA (video)

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.