Jeep Avenger Altitude 100% Eletrico: Azul de Inverno!
Estivemos ao volante da última novidade da JEEP, o JEEP AVENGER 100% Elétrico no seu nível de equipamento Altitude, o modelo que foi automóvel do ano 2023. O JEEP AVENGER é um crossover do segmento B que conta com uma plataforma Stellantis capaz de albergar motorizações térmicas e esta motorização 100% elétrica com 156cv de potência. Este modelo apresenta-se com uma bateria de lítio-NMC com 54kWh de capacidade, que proporciona a este crossover uma autonomia de 400km, carregamentos em corrente alternada até 11kW e em corrente contínua até 100kW.
É fácil ficar convencido com o aspeto do Jeep Avenger! O seu design transpira aventura, modernidade e robustez, mantendo as linhas típicas dos Jeep mais focados no todo-o-terreno, uma receita verdadeiramente eficaz, ainda para mais quando se opta por uma cor mais vistosa para a carroçaria, neste caso, a cor “Lake” com tejadilho preto, fazia as delicias de quem via passar este novo crossover. A par deste azul, a Jeep disponibiliza o vermelho ruby e o amarelo Sun, que se destacam bastante dos habituais cinzentos, brancos e pretos também disponíveis neste modelo.
Começamos por destacar as abas das rodas plásticas e as proteções de carroçaria generosas que proporcionam ao JEEP AVENGER o seu aspecto muito aventureiro, a carroçaria mais larga nos guarda-lamas e ilhargas concede um estilo musculado muito agradável à vista e que faz com que este AVENGER se destaque pela positiva face a alguns modelos concorrentes.
Basta olharmos para o crossover americano para percebermos que se trata de um veículo elétrico. Os badges “E” na dianteira e na traseira contribuem para o destaque ecológico mas a grelha dianteira fechada não deixa margem para erro, embora tenha inspiração nos modelos mais icônicos da marca, modelos esses que não ficam esquecidos. O JEEP Willys volta a marcar a sua presença também neste JEEP AVENGER já que a sua grelha aparece nas jantes, na grelha inferior dianteira, e no interior do portão traseiro. Encontramos referências a aventura nos contornos do pára-brisas, óculo traseiro e no sensor da travagem ativa de emergência desenhos de bússolas, pessoas com telescópio, entre outros.
A modernidade encontra-se num simbiose perfeita com o estilo mais “retro”. O JEEP AVENGER apresenta um formato mais rectangular inspirado nos todo-o-terreno mais antigos, no entanto, conta com óticas de grandes dimensões em LED e farolins arredondados muito modernos com assinatura luminosa em “X”. Ainda relativamente ao equipamento exterior, este modelo apresenta, além das óticas e farolins LED, faróis de nevoeiro com função de iluminação em curva, iluminação de boas-vindas, chave mãos-livres, vidros traseiros escurecidos e jantes de 18″ polegadas Diamond Cut, alguns dos equipamentos a fazerem parte do pack LED&STYLE (1.450,00€).
A acessibilidade do JEEP AVENGER é beneficiada pelo seu design, na dianteira temos espaço para entrar à vontade. O acesso aos lugares traseiros faz-se bem do ponto de vista da altura, uma vez que o tejadilho do JEEP AVENGER é totalmente direito, se não fosse o tejadilho, tínhamos um sério problema já que a abertura das portas traseiras é tímida, assim como o espaço para a passagem dos pés. Uma vez sentados nos lugares traseiros temos bastante espaço para a cabeça mas pouco espaço para as pernas. Com um adulto de 1.75m sentado ao volante, o passageiro que circula atrás do condutor terá dificuldade em acomodar as pernas, uma viagem com 3 adultos sentados nos lugares traseiros pode ser desconfortável.
No que toca a arrumação o JEEP AVENGER está dentro da média do segmento, oferece um porta-luvas gigante em comprimento que permite a colocação de revistas ou documentos A4, sem qualquer problema. O tablier conta com uma “prateleira” muito generosa e as bolsas das portas dianteiras são medianas, dando para colocar a carteira, uma garrafa de água e umas chaves sem qualquer problema. O tunel central na dianteira oferece alguma arrumação nomeadamente no apoio de braço, porta copos generoso e num espaço coberto por uma capa da JEEP bem decorada e com a referência a veículo elétrico, onde podemos colocar o telefone a carregar e onde temos um ponto de luz ambiente.
Mais atrás a falta de espaço volta a ser uma realidade, neste caso, a falta de espaço para guardar objetos, pois não existem bolsas nas portas. Temos como pontos positivos uma entrada USB-C para carregamento de dispositivos móveis e bolsas atrás dos bancos dianteiros para guardar revistas ou documentos. Relativamente à bagageira temos apenas 355 Litros, menos do que alguns utilitários do segmento B em carroçaria Berlina.
O design interior do JEEP AVENGER convence e condiz com o exterior. É moderno e bonito e com uma seleção de cores meticulosa. Contamos com a parte superior do tablier em cor escura, sublinhada por luz ambiente e temos uma zona do tablier que pode contar com cores à escolha, ou um cinzento ou a côr da carroçaria, nas extremidades tem iluminação ambiente e no lado direito por cima da saída da climatização o nome do modelo.
No topo da consola central temos um ecrã de 10,25 polegadas colocado na horizontal, temos botões tipo avião na consola e o espaço de armazenamento já mencionado. Os pontos de luz também se encontram nas bolsas das portas. Sentados no lugar do condutor encontramos um volante com uma boa pega e um painel de instrumentos totalmente digital de 10,25 polegadas.
Relativamente aos materiais utilizados a bordo, estes deixam a desejar já que não há materiais emborrachados ou slush em parte alguma do interior do JEEP AVENGER. A unidade ensaiada também apresentava já alguns ruidos parasitas. Os bancos oferecem conforto, são ergonómicos proporcionando viagens confortáveis. O ruido da deslocação do ar faz-se sentir por se tratar de um veículo elétrico que não emite ruído de motor e também pelo facto do JEEP AVENGER ter um design mais cúbico que não contribui propriamente para a aerodinâmica.
Esta versão Altitude tem equipamento de série para dar e vender, nomeadamente, o portão traseiro com abertura elétrica que é raro no segmento, temos ainda ar-condicionado automático, ecrã do condutor de 10,25 polegadas, regulador de velocidade adaptativo, hill descent control, modos de condução, travão elétrico de estacionamento com função auto-hold.
O sistema de multimédia de 10,25 polegadas está disponível na versão Altitude incluido no pack Infotainment & Convenience que custa 850,00€. Este sistema de multimédia da JEEP é muito agradável tanto ao nível da qualidade de imagem que apresenta, como também na sua utilização. Oferece replicação de smartphone sem-fios, comando por voz com inteligência artificial “Hey Jeep” e ainda menus específicos dos veículos elétricos como programador de recarregamentos, fluxo de energia e histórico de consumo.
A posição de condução do JEEP AVENGER é confortável e envolvente, o banco oferece bom apoio lateral e bom apoio lombar para viagens “sem stress”. O volante tem uma boa pega, o que melhora a experiência de condução e o ecrã do condutor é muito completo facultando dados de aceleração, regeneração e autonomia, navegação, multimédia, consumos e viagem, fluxo de energia e seleção de modos de condução.
Falando em modos de condução, o JEEP AVENGER dispõe de 4 modos: Sport, Normal, Eco e Areia. Estes modos intervêm na assistência da direção, resposta do acelerador e climatização, com o “ECO”a tornar todo o automóvel mais sóbrio e económico. Já o modo Areia intervêm ao nível do controlo de tração para auxiliar nos terrenos mais difíceis.
O entusiasmo ao nível da condução não depende dos modos de condução já que o JEEP AVENGER é muito agradável de conduzir em todos os modos. Este SUV tem uma motorização elétrica que satisfaz plenamente, uma direção bastante direta e comunicativa e ainda um chassis bastante equilibrado que oferece diversão enquanto conduzimos.
A motorização elétrica conta com uma potência de 156cv e 260Nm de binário, proporciona acelerações enérgicas e as ultrapassagens nunca serão um problema. A energia fica armazenada numa bateria de Lítio NMC Níquel Manganês e Cobalto situada no solo do automóvel com 54kWh de capacidade total e 51kWh de capacidade utilizável.
Relativamente à performance, o JEEP AVENGER precisa de apenas 9 segundos para atingir os 100km/h e conta com uma velocidade máxima de 150km/h. A autonomia anunciada é de 395km em percursos mistos WLTP e o consumo misto anunciado é de de 15,8kW. No nosso ensaio conseguimos realizar consumos um pouco abaixo dos anunciados em percursos mistos, falamos de cerca de 15kW a cada 100km.
Ao nível dos carregamentos, o SUV americano está dentro da média, tendo capacidade para carregamentos trifásicos até 11kW e para carregamentos em corrente contínua até 100kW. Numa tomada domestica pode ser recarregado dos 0 aos 100%, o que nunca acontece, em cerca de 24 horas. Se tivermos ao nosso dispor uma wallbox monofásica de 7.4kW temos um tempo de carregamento dos 0 aos 100% na ordem das 8 horas, o que nos permite ter o automóvel totalmente recarregado em uma noite de sono. Se tivermos à nossa disposição corrente trifásica, o JEEP AVENGER recarrega a 11kW, o que significa que precisará apenas de 5horas e 30 minutos.
Para as viagens em autoestrada, em que a autonomia diminui drasticamente, o JEEP AVENGER está já equipado com um carregador de bordo OBC que suporta corrente contínua, neste caso, em apenas 30 minutos conseguimos ganhar uma autonomia superior a 200 quilómetros, o que nos permitirá continuar a viagem esperando apenas o equivalente a uma pausa para um café.
No que toca a custos, conseguimos carregar a bateria do JEEP AVENGER na totalidade com apenas 12,75€ (carregamento doméstico e 51kW). Uma vez que o AVENGER consome cerca de 15kWh a cada 100 quilómetros, podemos gastar cerca de 3,75€ para percorrer os mesmos, com um carregamento doméstico. (Contas feitas com custo de 0,25€/kW) O cálculo para o carregamento em postos públicos é mais difícil de ser feito porque, efetivamente, as tarifas cobradas são dispares no mesmo tipo de carregamento, no entanto, a lógica é: Quanto maior e mais rápido for o fornecimento de energia, maior é o custo.
Aproveitamos este ensaio para alertar os nossos leitores: Uma vez que o JEEP AVENGER recarrega a 11kW, convém ter atenção à tarifa cobrada entre postos de carregamento de 22kW e postos de 11kW. Por vezes, há postos de 22kW com veículos PHEV a recarregar e, logo ao lado, existem postos de 11kW cuja tarifa é mais barata. A velocidade do carregamento é limitada pelo carregador interno do automóvel, ou seja, se o automóvel aceita 11kW em corrente trifásica, mesmo que o conectemos a um posto de 22kW, não irá carregar além dos 11kW, portanto, não necessitamos de ir a um posto mais rápido e com tarifa mais cara, pois a velocidade de carregamento será a mesma. Se a tarifa entre um posto de 22kW e um posto de 11kW for diferente, convém optarmos pelo de 11kW, pois não fará diferença na velocidade de carregamento e poupamos alguns euros.
Relativamente à segurança, o JEEP AVENGER tem equipamentos de série ao nível do segmento, falamos de sensores de chuva e luminosidade, monitorização da pressão dos pneus, sistema de reconhecimento de peões e ciclistas, travagem ativa de emergência, entre outros. Através do PACK ADAS passamos a ter: Assistência à condução ativa com sistema de manutenção na via e regulador de velocidade com paragem e arranque, monitorização de ângulo-morto, espelhos retrovisores aquecidos e com recolha elétrica, sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro e luzes de máximos automáticas, este PACK custa 1.200,00€.
A versão ensaiada do JEEP AVENGER Altitude 100% Elétrico tem um preço base com IVA de 41.700,00€, no entanto, a unidade ensaiada tinha vários pacotes de equipamento como o Pack Infotainment&Convenience Altitude (850,00€) que oferece: Carregamento de smartphones por indução, Câmara de ajuda ao estacionamento traseiro com grelha dinâmica, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e sistema de multimédia UConnect 10,25″; Pack LED&STYLE (1.450,00€) que proporciona ao JEEP AVENGER: Luzes Traseiras e dianteiras em LED, Luzes de boas-vindas para entrada e saída, Jantes em liga-leve de 18″ Diamond Cut, Vidros Traseiros Escurecidos, Luz Ambiente e Faróis de Nevoeiro LED com função de indicação de curva. Além do pacote ADAS mencionado no parágrado acima e de todos os que acabamos de mencionar, esta unidade ensaiada do JEEP AVENGER contava ainda com a pintura metalizada “Azul Lake” que tem o custo de 750,00€.
O Valor da unidade ensaiada fica então nos 47.150,00€ (C/IVA), no entanto, pelo facto de se tratar de um veículo elétrico é permitida a dedução do IVA para empresas, dedução da eletricidade para carregamentos e isenção de IUC.
Este automóvel pode ser configurado aqui!
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