Código de Conduta
- Responsabilidade
Os editores/colaboradores da CarZoom terão de ser objectivos, isentos e rigorosos, devendo sempre expressar-se da forma mais esclarecedora possível. Deverão sempre contribuir para uma informação séria e de qualidade, tendo uma opinião pública responsável.
- Liberdade
Os editores/colaboradores da CarZoom deverão defender a liberdade de imprensa, lutando contra todas as formas de censura. A liberdade de imprensa implica, nos termos constitucionais e legais, a liberdade de informação, expressão, criação e intervenção de jornalistas, sem prejuízo dos poderes da direcção.
- Plágio
O plágio é inaceitável e por isso interdito, seja de texto, imagem, ou de outros suportes multimédia. Toda a transcrição, total ou parcial, implica a identificação do respectivo autor, bem como do respectivo suporte.
- Correcção de erros e direito de resposta
Todos os erros, serão prontamente corrigidos. Quando se justificar, a CarZoom compromete-se a apresentar um pedido de desculpas público. Sendo impossível evitar o erro, é nossa obrigação corrigi-lo e minimizar os seus efeitos. É nossa obrigação cumprir com rigor as normas legais relativas ao direito de resposta e rectificação.
- Linguagem e Discriminação
Em todos os conteúdos da CarZoom não serão aceitáveis insultos, obscenidades, blasfémias ou outro tipo de ofensa, seja em função da nacionalidade, raça, género, orientação sexual ou religiosa, a não ser quando se revelem essenciais à compreensão da notícia ou à correcta contextualização do conteúdo.
- Opinião
Deve ser feita uma clara distinção entre notícias e opinião. Artigos que contenham opinião ou interpretação subjectiva devem ser identificados.
- Assinatura
Todos os trabalhos devem ser assinados pelo(s) respectivo(s) autor(es). Com direito de oposição dos seus autores, às modificações que desvirtuem os trabalhos e à recusa de assinatura dos mesmos. Saem deste âmbito, as alterações que sejam ditadas por necessidades de correcção e de dimensionamento.
- Informação Paga
A CarZoom não realiza textos publicitários pagos. Nem autoriza a “manipulação” de opiniões a troco de “pagamentos / ajudas monetárias”. A única receita será os anúncios publicados nas zonas do site apropriadas para o efeito.
- Publicidade
O espaço publicitário ou promocional deve ser claramente assinalado, evitando qualquer confusão para o leitor entre conteúdo noticioso e publicitário. Não deve ser atribuído tratamento preferencial a anunciantes ou grupos de interesse.
- Lei
A CarZoom rege a sua actividade informativa com respeito pelas normas acima descritas e de acordo com as demais leis em vigor que regem a actividade de imprensa e informação.