Código de Conduta

  1. Responsabilidade

Os editores/colaboradores da CarZoom terão de ser objectivos, isentos e rigorosos, devendo sempre expressar-se da forma mais esclarecedora possível. Deverão sempre contribuir para uma informação séria e de qualidade, tendo uma opinião pública responsável.

 

  1. Liberdade

Os editores/colaboradores da CarZoom deverão defender a liberdade de imprensa, lutando contra todas as formas de censura. A liberdade de imprensa implica, nos termos constitucionais e legais, a liberdade de informação, expressão, criação e intervenção de jornalistas, sem prejuízo dos poderes da direcção.

 

  1. Plágio

O plágio é inaceitável e por isso interdito, seja de texto, imagem, ou de outros suportes multimédia. Toda a transcrição, total ou parcial, implica a identificação do respectivo autor, bem como do respectivo suporte.

 

  1. Correcção de erros e direito de resposta

Todos os erros, serão prontamente corrigidos. Quando se justificar, a CarZoom compromete-se a apresentar um pedido de desculpas público. Sendo impossível evitar o erro, é nossa obrigação corrigi-lo e minimizar os seus efeitos. É nossa obrigação cumprir com rigor as normas legais relativas ao direito de resposta e rectificação.

 

  1. Linguagem e Discriminação

Em todos os conteúdos da CarZoom não serão aceitáveis insultos, obscenidades, blasfémias ou outro tipo de ofensa, seja em função da nacionalidade, raça, género, orientação sexual ou religiosa, a não ser quando se revelem essenciais à compreensão da notícia ou à correcta contextualização do conteúdo.

 

  1. Opinião

Deve ser feita uma clara distinção entre notícias e opinião. Artigos que contenham opinião ou interpretação subjectiva devem ser identificados.

  

  1. Assinatura

Todos os trabalhos devem ser assinados pelo(s) respectivo(s) autor(es). Com direito de oposição dos seus autores, às modificações que desvirtuem os trabalhos e à recusa de assinatura dos mesmos. Saem deste âmbito, as alterações que sejam ditadas por necessidades de correcção e de dimensionamento.

 

  1. Informação Paga

A CarZoom não realiza textos publicitários pagos. Nem autoriza a “manipulação” de opiniões a troco de “pagamentos / ajudas monetárias”. A única receita será os anúncios publicados nas zonas do site apropriadas para o efeito.

 

  1. Publicidade

O espaço publicitário ou promocional deve ser claramente assinalado, evitando qualquer confusão para o leitor entre conteúdo noticioso e publicitário. Não deve ser atribuído tratamento preferencial a anunciantes ou grupos de interesse.

 

  1. Lei

A CarZoom rege a sua actividade informativa com respeito pelas normas acima descritas e de acordo com as demais leis em vigor que regem a actividade de imprensa e informação.