Ensaios

Volvo EX30: Design, Performance e Sustentabilidade

A Volvo tem sido uma marca bem sucedida na eletrificação da sua gama que é um sucesso de vendas. Começou por introduzir motorizações híbridas plug-in com diversos benefícios fiscais nos seus modelos mais atrativos e aposta agora em modelos exclusivamente elétricos como é o caso do Volvo EX30 que está também a ser um verdadeiro sucesso de vendas. A procura por automóveis elétricos continua em crescimento, assim como a procura por modelos SUV e crossover, nesse sentido, a criação de modelos com estas características tem, desde logo, apetência para dar certo. Relativamente ao Volvo EX30 a marca Sueca adotou, neste modelo, um conceito diferente daquele a que estamos habituados, o Volvo EX30 é um modelo premium despretensioso que facilmente se confunde com um modelo generalista, se não olharmos para o símbolo na grelha.

No exterior, o Volvo EX30 é um automóvel capaz de criar impacto, tem um design moderno e uma aparência muito bem conseguida. A marca fala de 25% de alumínio reciclado na carroçaria do EX30 e 17% de aço reciclado, tentando reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade. Estas características que mencionámos permitem à marca criar uma ligação forte com os seus clientes, seja pelo impacto criado pelo design, seja pela sensibilidade ambiental da marca. A Volvo espera que, com este modelo cerca de 30% dos clientes sejam novos na marca, tornando o Volvo EX30 num modelo de conquista.

Volvo EX30: Design, Performance e Sustentabilidade 23

O Volvo EX30 tem dimensões compactas, ao nível de um modelo do segmento B, falamos de 4233mm de comprimento, 1940mm de largura com retrovisores recolhidos, 1549mm de altura e 165mm de altura ao solo, batendo alguns concorrentes SUV do segmento B.

Ainda no exterior do Volvo EX30 encontramos referências à marca nas óticas e farolins em LED, encontramos jantes de 19 polegadas envolvidas em pneus 245/45, uma chave inteligente mãos-livres e, neste nível de equipamento “Plus”, temos ainda alarme, espelhos retrovisores exteriores com anti encandeamento, recolha e iluminação no chão, spoiler traseiro e ainda portão elétrico da bagageira.

Volvo EX30: Design, Performance e Sustentabilidade 24

No interior encontramos um design moderno e minimalista, um tablier direito com saídas de ar colocadas na vertical mantendo a imagem de marca e a coerência com a restante gama Volvo. Temos um soundbar Harman Kardon que compõe o interior. Ao centro temos um ecrã de dimensões muito generosas, 12,3 polegadas ,que é onde controlamos praticamente todas as funcionalidades do automóvel, o que permitiu à marca ter este interior “clean” e livre de botões. Ao centro temos um apoio de braço com um porta copos que também alberga os comandos dos vidros que estão colocados ao centro. Embora este interior tenha um design minimalista a marca dispõe de 4 combinações para o interior e várias iluminações ambiente que recriam a natureza: auroras boreais, florestas, pôr do sol, entre outros. O porta-luvas está bem “camuflado” por baixo do ecrã central e abre-se através de um botão no ecrã. Nas portas encontramos um design cuidado com puxadores elegantes em metal que nos fazem lembrar o punho de uma espada.

Ao contrário do que acontece com os restantes modelos da gama Volvo, o Volvo EX30 prescindiu de materiais nobres. O minimalismo e a praticidade resultaram em materiais despretensiosos que são agradáveis à vista mas rígidos ao toque. Embora os materiais não sejam o que a Volvo nos habituou, a marca volta a somar pontos na sustentabilidade ao ter 30% das peças de decoração interior a utilizarem plástico reciclado, bem como superfícies recicladas e renováveis, o que é excelente já que 25% do plástico utilizado na construção de um veículo novo terá de ser reciclado. Além do aspeto agradável à vista e sustentável, a qualidade da montagem também foi assegurada e evita ruídos parasitas no interior. O bater de porta é agradável e a insonorização do habitáculo satisfaz.

Volvo EX30: Design, Performance e Sustentabilidade 25

Relativamente a equipamentos a bordo, temos um ecrã de 12,3 polegadas, sistema operativo Google com Google Assistant, Google Maps e Play Store durante 4 anos, sistema de som Harman Kardon 1040W com 9 colunas e woofer e subwoofer, Medição da qualidade do ar e pré-limpeza remota do ar do habitáculo algo único neste segmento, climatização automática de dupla zona, carregamento de smartphone por indução, espelho retrovisor interior com anti encandeamento, sensores de chuva e luminosidade, temas ambiente, iluminação interior, entre outros.

Destacamos o sistema de som Harman Kardon que é formidável, a qualidade de som é constante e o sistema ainda apresenta 3 modos de som predefinidos: Dynamic, Soft e Voice. Se no automóvel térmico, ter um bom sistema de som é agradável, num automóvel elétrico que não emite qualquer ruido de motor, torna-se ainda melhor já que a ausência de ruído de fundo nos permite apreciar ainda melhor as nossas músicas favoritas.

Volvo EX30: Design, Performance e Sustentabilidade 26

Relativamente à multimédia e aos serviços conectados, o Volvo EX30 está muito bem servido com um sistema Google integrado que apresenta não só a navegação em tempo real como também uma navegação perfeitamente adaptada à utilização de um automóvel elétrico. No Google Maps integrado podemos planear a nossa viagem tendo em conta o número de paragens para carregamento, carga mínima que queremos ter ao longo da viagem, tipos de postos de carregamento favoritos, autonomia na chegada ao destino, entre outros. A Play Store apresenta aplicações específicas para o sistema Google Automotive, desde jogos, aplicações de notícias, podcasts e aplicações conforto.

O ecrã de 12,3 polegadas tem um tamanho generoso, no entanto, é, no nosso entender, insuficiente para condução já que a velocidade, os sistemas de segurança e os testemunhos de iluminação, entre outros são apresentados no cabeçalho do ecrã e têm dimensões algo reduzidas para quem queira ter controlo na sua condução. Algo que podia ter sido resolvido com a implementação de um head-up display, por exemplo.

Volvo EX30: Design, Performance e Sustentabilidade 27

As interações com o sistema Google são fáceis e intuitivas, o que não é intuitivo são os comandos ligados à condução. Para regular os retrovisores precisamos de cerca de 5 cliques no ecrã central. O mesmo acontece quando queremos ligar os faróis de nevoeiro durante o dia. Esta última compromete a segurança, já que ligar os faróis de nevoeiro é algo que se realiza durante a condução e deve ser o mais simples possível para evitar distrações. Condutores com mais dificuldades visuais podem ter algumas reservas relativamente à visualização da velocidade, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.

O Volvo EX30 tem as dimensões de um SUV do segmento B, muito semelhantes às de um Nissan Juke ou Ford Puma. No interior sentimo-nos confortáveis nos lugares dianteiros, em que o acesso é relativamente simples e a comodidade está garantida. No entanto, os lugares traseiros deixam a desejar, embora haja espaço q.b ao nível dos ombros, adultos de altura média terão alguma dificuldade em viajar nos lugares traseiros devido à falta de espaço para os joelhos e, quando o condutor tem uma posição de condução mais baixa, também fica escasso o espaço para colocar os pés. No espaço para a cabeça não nos sentimos condicionados. O acesso aos lugares traseiros está também longe de ser brilhante, a abertura das portas é muito tímida o que dificulta a entrada de pessoas de maior estatura ou com menos mobilidade, tarefas como a colocação de uma cadeira de criança podem ser mais complicadas.

Volvo EX30: Design, Performance e Sustentabilidade 28

Ainda no interior, o espaço para armazenamento de objetos satisfaz. O porta-luvas abre no ecrã central e tem pouco espaço mas, no túnel central temos um espaço de arrumação com dois níveis, onde podemos guardar carteiras, documentos, chaves, entre outros. Nas portas as bolsas têm espaço para dar e vender, portanto, armazenamento no interior, não será um problema. Uma solução inteligente é o espaço para os smartphones. Abaixo do ecrã central encontramos um espaço vertical com dois “slots” para os telefones, onde podemos colocar um smartphone a carregar e outro simplesmente guardado. A base de apoio impede que estes se soltem e fiquem a “passear” pelo chão do automóvel.

A bagageira tem ate 318 Litros de capacidade, está uns níveis abaixo dos modelos de segmento B, todavia, tratando-se de um automóvel elétrico com a bateria sob o piso e motor colocado também atrás, nesse sentido, seria expectável uma bagageira mais reduzida quando comparada a modelos térmicos de motor dianteiro e sem baterias colocadas sob o piso. Através do rebatimento dos bancos passamos a contar com 904 Litros de capacidade. Quando abrimos o capô temos ainda mais um espaço para armazenamento. Relativamente à capacidade para rebocar, a Volvo anuncia até 1000kg num atrelado com travão o que é, efetivamente, um ponto a favor deste Volvo EX30, já que a concorrência térmica fica aquém deste valor e muitos dos elétricos com dimensões semelhantes não têm números divulgados pelas marcas. Por mera curiosidade, informamos que, no tejadilho ainda podemos colocar 75kg que está dentro da média dos automóveis.

Volvo EX30: Design, Performance e Sustentabilidade 29

O Volvo EX30 ensaiado conta com um motor elétrico atrás e tração traseira, numa arquitetura de 400V. Este motor apresenta uma potência de 272cv e 343Nm. A bateria da versão ensaiada é de Lítio Ferro e Fosfato tem 51kWh de capacidade total e 49kWh de capacidade utilizável. Esta bateria permite uma autonomia de cerca de 344km em ciclo misto WLTP, devido também a um consumo comedido anunciado pela marca de 16.7kWh/100km.

No âmbito dos carregamentos, o carregador interno do Volvo EX30 suporta até 130kW em corrente contínua (carga rápida) e até 11kW em corrente alternada trifásica. Relativamente aos carregamentos, sendo uma bateria com uma capacidade utilizável de 49kWh, basta dividirmos a capacidade total da bateria pela potência do carregamento para termos uma estimativa do tempo de carregamento. Numa tomada doméstica convencional de 2,3kW, dividimos os 49kWh por 2,3kW e temos um tempo de carregamento dos 0 aos 100% de cerca de 21 horas, podemos aplicar a mesma conta quando recarregamos num posto público de carregamento em corrente alternada trifásica dividimos os 49kWh de capacidade de bateria por 11kW (capacidade aceite em CA3 pelo Volvo EX30) e temos um carregamento dos 0 aos 100% em cerca de 4horas e 30 minutos. O carregamento em corrente contínua não pode ser calculado da mesma forma porque o automóvel não vai carregar dos 0 aos 100% com a mesma potência de 130kW, esta potência vai oscilando e o carregamento torna-se bem mais lento a partir dos 80%, este carregamento não deve ser um carregamento habitual devido a aumentar a temperatura da bateria e poder comprometer a longo prazo a sua durabilidade. Para viagens mais longas podemos esperar obter cerca de 200km de autonomia em apenas 30 minutos, o que nos permitirá seguir viagem.

Volvo EX30: Design, Performance e Sustentabilidade 30

Relativamente à performance, temos que ter cuidado com o Volvo EX30, não vá o SUV Sueco arrancar alcatrão e pedras da calçada. Certamente, vamos ficar encostados ao banco quanto esmagamos o pedal do lado direito. O Volvo EX30, conforme já mencionamos, oferece 272cv e 343Nm de binário, o suficiente para acelerar dos 0 aos 100km/h nuns estonteantes 5,7 segundos, menos 1 segundo que um Hyundai i20 N e apenas mais 0,5 segundos que um Toyota Yaris GR, por exemplo. Não faltará potência para “brincar nos semáforos” e para ultrapassagens em segurança. Relativamente à velocidade máxima esta fica-se pelos 180km/h, velocidade à qual estão limitados todos os modelos da Volvo por uma questão de segurança, aquela que é a grande bandeira da marca sueca.

A condução do Volvo EX30 é cômoda e agradável. Começa com o facto de estar sempre disponível: Entramos dentro do Volvo EX30, colocamos o seletor da caixa de velocidades em “D” e estamos prontos para arrancar. Como dissemos mais acima, é fácil ficarmos agradados com o poder de aceleração do Volvo EX30, uma vez que o seu binário é surpreendente. Além disso, o EX30 consegue ser muito confortável, oferecendo um amortecimento condescendente sem tornar o automóvel impreciso ou demasiado “bailarino”. Apesar dos seus quase 1800kg, o Volvo EX30 sente-se um automóvel leve na condução, a direção é comunicativa quanto baste, mas filtra bem o peso do automóvel. O comportamento é sereno e previsível numa condução normal, embora não ofereça o entusiasmo de um amortecimento menos condescendente quando se trata de “dar fogo à peça”. Resumidamente, temos um automóvel potente, equilibrado, com uma direção precisa quanto baste e conforto garantido.

Volvo EX30: Design, Performance e Sustentabilidade 31

Tratando-se da Volvo, seria de esperar que o tema “EuroNCAP” não fosse descurado e, nos testes realizados pela entidade mãe da segurança, o EX30 obteve as 5 estrelas com 88% na proteção dos adultos, 85% na proteção das crianças, 79% na proteção de peões e 80% nas ajudas à condução.

Preço, garantias, opcionais e impostos
O Volvo EX30 está disponível a partir dos 39.554,00€ para o nível de entrada de gama Core, Single Motor e autonomia standard, com a “grande autonomia” a estar disponível por mais 5351,00€. O nível de equipamento ensaiado Plus está disponível a partir dos 42.568,00€ Single Motor com autonomia Standard, contando com a possibilidade da grande autonomia por mais 5966,00€ ou com Twin Engine Performance por mais 8672,00€. Além destes dois níveis de equipamento a Volvo apresenta o nível de equipamento mais completo Ultra só disponível com grande autonomia ou Twin Engine. Estas configurações estão disponíveis aqui.

Volvo EX30: Design, Performance e Sustentabilidade 32

Tratando-se de um automóvel 100% elétrico permite a dedução do IVA (para empresas) em todos os seus níveis de equipamento por não ir além dos 62.500,00€ sem IVA. O IVA dos carregamentos é também dedutível e tratando-se de um automóvel elétrico que custa menos de 62.500,00€ sem IVA, fica isento de TA.

Artigo anterior

Fim-de-semana difícil para Gil Antunes e Alex Ramos que não desanimam!

Artigo seguinte

Lourenço Antunes com fim-de-semana positivo no Open de Portugal de Karting!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.