Noticias

Grupo B: A era de ouro dos Ralis?

De 1982 a 1986, o Grupo B dos Ralis foi uma das classes mais rápidas e cheias de emoção, de sempre.

Esta classe faz com que muitos apelidem os anos 80 como a ‘era de ouro dos ralis’, os Grupo B apresentavam poucas restrições à tecnologia e ao design dos veículos, permitindo que os fabricantes concorrentes desenvolvessem carros capazes de velocidades verdadeiramente incríveis. No último ano dos Grupo B, os automóveis estavam a produzir mais de 500cv, o que era mais do dobro do que produziam alguns automóveis do campeonato do mundo, antes do surgimento desta classe.

Se está aborrecido e sem nada para fazer, ver o vídeo abaixo pode ser uma boa solução, uma vez que é uma homenagem a esta classe dos Ralis. O vídeo incluí alguns momentos épicos e outros momentos chocantes, que acabam por “justificar” a “extinção” desta classe.

Na época, automóveis como Audi Quattro, Lancia 037, Peugeot 205 T16, Lancia Delta S4, MG Metro, Renault 5 Turbo e outros, atacavam os troços a velocidades verdadeiramente impressionantes para a pouca tecnologia que tinham. Se hoje há adeptos menos civilizados nos Ralis em todo o mundo, nos anos 80, uma quantidade relevante de espectadores insistia em aumentar a sua adrenalina ao ficar a poucos centímetros dos automóveis que passavam a velocidades capazes de arrepiar a espinha a qualquer um.

Infelizmente, houve uma série de acidentes catastróficos com os Grupo B, que determinaram a sua exclusão dos Ralis. Ficaram os ruídos, as lembranças e os vídeos que nos permitem voltar à época em que liderava a loucura, a emoção e a paixão pelos Ralis.

Artigo anterior

BMW M340i Nardo Grey (Cor Audi)! Porque não?

Artigo seguinte

Honda vence três prémios internacionais no Red Dot Design Awards

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.