Noticias

Maserati A6G/54 Zagato Berlinetta de 1956 vai a leilão e pode ultrapassar os 3 Milhões!

Este exemplar é um dos apenas 20 Maserati A6G produzidos com carroçaria Zagato. Esta unidade em particular conta uma história fascinante sobre os perigos do automobilismo.

Os automóveis desportivos clássicos apresentam um dilema entre a sua história e origem autêntica e o impacto do tempo e das competições na sua originalidade. Este Maserati A6G/54 Zagato Berlinetta de 1956 é um ótimo exemplo desse dilema / tensão, que resulta numa história fascinante e num automóvel extremamente desejado.

Maserati A6G/54 Zagato Berlinetta de 1956 vai a leilão e pode ultrapassar os 3 Milhões! 17

Esta é uma das apenas 20 carroçarias Maserati A6G/2000 enviadas para a Zagato na primavera de 1956 para serem modificadas e redesenhadas pelo lendário carroçador. Este modelo contava com um motor 2.0 Litros de 6 cilindros em linha com 160cv. Muito pouco tempo após ter saído do “atelier” da Zagato, sofreu um acidente lendário durante a mítica prova Mille Miglia.

Tal era a pressa de Luigi Fornasari para competir, que a empresa não teve tempo para pintar a carroçaria de alumínio e, apenas duas semanas após a conclusão, o automóvel capotou nas estradas chuvosas de Ravenna. Felizmente, o piloto e o co-piloto sofreram apenas ferimentos ligeiros, mas o automóvel teve de ser enviado de volta para a Zagato para reparações.

Maserati A6G/54 Zagato Berlinetta de 1956 vai a leilão e pode ultrapassar os 3 Milhões! 18

A empresa aproveitou a oportunidade para retrabalhar certos detalhes, reduzindo a abertura do radiador, baixando os faróis e adicionando uma faixa cromada desde o guarda-lamas até à pega da porta, tornando esta unidade num exemplar único.

De volta à estrada em 1957, o automóvel competiu novamente em provas de montanha, que eram mais fáceis de participar do que provas de circuito, mas também eram mais perigosas. No outono desse ano, regressou à Zagato para mais reparos.

Maserati A6G/54 Zagato Berlinetta de 1956 vai a leilão e pode ultrapassar os 3 Milhões! 19

Enquanto lá esteve, o Maserati A6G/54 Zagato Berlinetta foi testado pelo lendário Gianni Zagato, que acabou por se despistar a alta velocidade com este automóvel. Para convencer a Maserati a pagar a reparação, o carroçador decidiu utilizar este automóvel como estudo de design para um novo modelo, o Maserati 3500 GT.

Apesar de tantas peripécias, este automóvel não deu por terminada a sua carreira na competição, nem nos estudos de design. Em 1984, o automóvel estava vermelho, com faróis cobertos e outras alterações. Em 2000, o proprietário John Bookout decidiu que era altura de devolver a este automóvel as suas específicações originais, tal como estava após o primeiro acidente e antes de Zagato o ter danificado.

Maserati A6G/54 Zagato Berlinetta de 1956 vai a leilão e pode ultrapassar os 3 Milhões! 20

John Bookout e os seguintes proprietários contrataram alguns dos melhores profissionais para restaurar este modelo, todavia, a história revela a tensão entre a quantidade de mãos habilidosas que trabalharam no automóvel e a falta de originalidade do mesmo.

Este modelo é uma bela representação da sua época. O design deslumbrante da Zagato no meio do século, uma representação fascinante do automobilismo nos anos 50 e um registo de trabalhadores lendários cujos esforços se uniram para criar este Maserati A6G/54 Zagato Berlinetta de 1956, que vai a leilão em Monterey. A unidade será leiloada pela Broad Arrow Auctions entre 17 e 18 de agosto, e espera-se que o novo proprietário tenha que despender entre 3 milhões de euros e 3 milhões e 3.5 milhões de euros.

Artigo anterior

MINI apresenta ecrã circular com jogos e avatar de um cão! (vídeo)

Artigo seguinte

Lamborghini totalmente elétrico confirmado para 2028!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.