NoticiasComunicados de Imprensa

Revestimento dos bancos no novo A3 produzido à base de garrafas de plástico recicladas

Novo Audi A3 com conceito interior sustentável.

Utilizadas até 45 garrafas PET com capacidade de 1,5 litros por conjunto de bancos.

Muitos componentes adicionais feitos de matérias-primas secundárias.

A indústria da moda produz joias, roupas e malas utilizando garrafas recicladas PET (Polietileno Tereftalato) como matéria prima. Além disso, cada vez mais móveis são fabricados a partir de vários resíduos, como papelão, garrafas de plástico e aglomerados de madeira. Agora, e pela primeira vez, a Audi utiliza materiais à base de garrafas de plásticos recicladas para o revestimento dos bancos do novo A3.

A sustentabilidade é um pilar central da estratégia corporativa da Audi. Uma diretriz que se aplica à tecnologia e aos processos de produção. Agora, e pela primeira vez, a Audi utiliza como matéria-prima materiais à base de garrafas de plásticos recicladas para o revestimento dos bancos da quarta geração do A3. Até 89% do tecido utilizado é feito de garrafas recicladas PET, que são transformadas em fios através de um elaborado processo de produção. O resultado são tecidos que garantem os mesmos padrões de qualidade em termos de aparência visual e ao tato em relação aos estofos convencionais.

Transformar o velho em novo

O depósito de garrafas de plástico a troco de talões de desconto nos supermercados é já uma prática corrente na Alemanha, recebendo o cliente 0,25 euros. Mas o que acontece depois? Ainda na zona do supermercado, as garrafas são prensadas, a fim de economizar espaço para o transporte em camiões. Depois de chegarem à fábrica de reciclagem, são classificadas por cor, tamanho e qualidade, e moídas em grandes máquinas de trituração, sendo transformadas em flocos de plástico. Esses pequenos pedaços de plástico passam por um processo de lavagem e descontaminação e, posteriormente, o PET em flocos, limpo e descontaminado, está pronto para a máquina de extrusão, que derrete e molda o plástico.

Mais de 100 garrafas recicladas são utilizadas num único A3

São utilizadas até 45 garrafas PET com capacidade de 1,5 litros por conjunto de bancos. Além disso, mais 62 garrafas PET são recicladas para os tapetes do novo Audi A3. O material plástico reciclado é utilizado também no acabamento plástico do porta-bagagens e nos isolantes térmicos e acústicos do habitáculo. O objetivo é claro: a percentagem de material reciclado em toda a oferta da Audi deve aumentar consideravelmente nos próximos anos. No processo, a marca premium continuará a oferecer aos seus clientes produtos com o mesmo nível de qualidade a que estão habituados.

Atualmente, o revestimento do banco ainda não é totalmente fabricado com material reciclável. “O nosso maior desafio está na união entre a camada inferior e a superior do tecido, que é unida com material adesivo. Estamos a trabalhar para substituí-lo por poliéster reciclável”, destaca Ute Grönheim, responsável pelo desenvolvimento de materiais na divisão de têxteis da Audi. “O nosso objetivo é fabricar totalmente o revestimento do banco a partir de material sem quaisquer misturas, para que possa ser novamente reciclado. E já não estamos muito longe para que isso aconteça.” A longo prazo, todos os estofos dos bancos em todas as gamas e modelos serão fabricados com material reciclado.

As combinações dos estofos

Os estofos “Torsion”, em combinação de tecido com couro sintético, em cor cinzento aço, disponíveis para o pacote interior Design Selection, têm costuras em contraste em amarelo e um visual apelativo. Já os estofos “Pulse”, em combinação de tecido com couro sintético, característicos do pacote interior desportivo S line, têm costuras em contraste cinzento rocha e assentam numa base de cores preto e prata. Os mesmos estofos estarão posteriormente disponíveis em preto e vermelho, com costuras em contraste.

Artigo anterior

Gil Antunes e Diogo Correia ambicionam Top 5 em 2020!

Artigo seguinte

De Martorell à Lua

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.