JEEP COMPASS 4xe: Familiar, ecológico e aventureiro!
O JEEP COMPASS é o SUV mais consensual da gama JEEP, ainda assim, defende bem as bandeiras da marca no que toca à aventura e ao todo-o-terreno. Esta versão 4xe faz-se acompanhar de uma tecnologia híbrida plug-in que traz 240cv de potência, baixos consumos e uma série de benefícios fiscais para as empresas.
A marca JEEP tem automóveis verdadeiramente diferentes e tem primado por não redimensionar modelos, todos são diferentes. Podemos dizer que o JEEP COMPASS é o automóvel mais consensual da marca JEEP, despe-se do estilo militarizado e off-road e adota um aspeto mais civilizado e homogêneo. Apesar disso, a marca americana não ia deixar este modelo ser aborrecido, portanto, contamos com um SUV com boas capacidades de todo-o-terreno e com um aspeto, ainda assim, aventureiro que continua a fazer referências à história da marca JEEP.
Na carroçaria encontramos JEEP´s Willys, lagartixas e frentes do Willys, o que nos indica que o legado da marca continua presente e é bastante valorizado, mesmo neste modelo mais “aprumadinho”.
Enquanto nos outros JEEP encontramos farolins quadrados ou redondos, grelhas direitas, linhas direitas, algumas quinadas e consistentes, neste JEEP COMPASS encontramos linhas fluídas e um estilo mais arredondado.
Na dianteira temos óticas rasgadas com assinatura luminosa, uma grelha típica Jeep mais tímida, para-choques arredondado e lábio dianteiro saliente. Os guarda-lamas são corpulentos e adotam abas das rodas que vincam o espirito todo-o-terreno. O capô é direito e nervurado.
De silhuenta notamos um pára-brisas inclinado e um tejadilho direito. A linha de cintura é bastante alta e cresce em direção à traseira, formando ilhargas corpulentas. Também por cima das rodas traseiras encontramos abas que além de melhorarem o visual também protegem a carroçaria da projeção de pedras.
Na traseira temos um óculo traseiro pequeno, farolins traseiros de grandes dimensões com assinatura luminosa e o comando de abertura do porta bagagens colocado ao centro e destacado. Ainda no portão traseiro as siglas “4XE” dizem aos transeuntes que se trata de uma versão híbrida plug-in com tração integral. O pára-choques traseiro é pouco saliente, o que melhora o ângulo de saída, e sublinha os refletores traseiros.
Para um automóvel com tração integral e modos de todo-o-terreno, encontramos acabadas/os a preto brilhante, as abas das rodas, proteção da embaladeira, lábio dianteiro e pára-choques traseiro. Estes elementos com este acabamento, podem deixar de ter uma apresentação tão agradável quando nos aventuramos por estradas mais acidentadas e em subidas e descidas mais íngremes no fora de estrada.
Ainda no exterior contamos com óticas LED, espelhos retrovisores com luzes de cortesia, chave mãos-livres, pintura bi-tom, jantes em liga-leve de 19 polegadas, faróis de nevoeiro, barras de tejadilho longitudinais, vidros traseiros escurecidos, entre outros.
O acesso ao interior do JEEP COMPASS é bastante fácil. Na dianteira, o SUV apresenta uma boa altura ao solo que acaba por facilitar as entradas e saídas, e a passagem da cabeça ocorre na zona mais alta do tejadilho, o que facilita ainda mais os acessos. Por norma, os acessos aos lugares traseiros são mais condicionados, principalmente se precisarmos de colocar cadeirinhas de criança. No caso deste JEEP COMPASS, também o acesso aos lugares se realiza sem grandes ginásticas, o tejadilho é praticamente direito permitindo uma boa passagem da cabeça. As portas traseiras abrem quase a 90º o que também facilita o acesso.
Sentados no interior encontramos um tablier com uma qualidade de montagem e construção nobre. Os materiais acima da cintura são couro pespontado, materiais emborrachados e alumínio, um conjunto que oferece uma boa percepção de qualidade. Nas portas contamos com o couro e os pespontos até ao nível das bolsas das portas. Embora a JEEP seja uma marca premium não contamos com bolsas forradas ou mesmo o armazenamento central forrado.
Ao nível do design interior o COMPASS apresenta um volante bastante moderno, um tablier direito de onde sobressai o sistema de multimédia de 10,1 polegadas e o painel de instrumentos totalmente digital com 10,25 polegadas. Ao centro temos preto brilhante em abundância, um seletor dos modos de condução e botões dentro da linha preto brilhante com tração integral baixas, tração integral altas, sistema de ajuda à descida e auto-hold. A consola central tem botões que nunca mais acaba e estão relacionados com a climatização.
A bordo do JEEP COMPASS viajamos à vontade em todos os lugares sentados. O espaço para 3 adultos nos lugares traseiros é suficiente tanto ao nível dos ombros, como ao nível da cabeça e joelhos. O apoio para as pernas é generoso quanto baste.
Falando ainda em espaço, vamos ao espaço para armazenamento que é também um ponto forte neste JEEP COMPASS. As bolsas das portas dianteiras têm capacidade suficiente para colocarmos duas garrafas, carteiras ou telemóveis, embora o seu acesso não seja o mais simpático. Na consola central temos uma zona para carregamento de smartphone Wi-Fi, dois porta bebidas generosos e um apoio de braço com bastante espaço de arrumação. O porta-luvas, não sendo propriamente fundo, tem espaço q.b. Nos lugares traseiros temos um porta bebidas no apoio de braço central.
A bagageira tem 420 Litros de capacidade com 5 lugares sentados e vai até aos 1230 Litros com o rebatimento dos bancos traseiros, perde apenas 18 Litros para a versão exclusivamente térmica. Um ponto forte deste JEEP COMPASS 4xe é a sua capacidade de reboque que vai até aos 600kg num atrelado sem travões e até aos 1350kg num atrelado com travões, nada mau para um SUV do segmento C.
Voltando ao interior, o JEEP COMPASS não desilude no que toca ao equipamento de série desta versão S, dispõe de: ar-condicionado automático de dupla zona, chave mãos-livres, regulação elétrica do banco do condutor com regulação lombar, sensores dianteiros e traseiros com câmara de ajuda ao estacionamento, hill descent control e sistema UConnect com ecrã de 10,1 polegadas.
Passando à multimédia, o sistema UConnect que equipa o Jeep Compass é muito completo. Oferece boa imagem, é intuitivo e tem aplicações para dar e vender. Para além da usual navegação e multimédia, o sistema UConnect pretende facilitar a vida a quem circula com um automóvel eletrificado. Através deste sistema conseguimos perceber o consumo de energia por utilização. Como exemplo, é possível perceber quanto está a consumir a climatização quando está ligada. Além do já mencionado, é possível também visualizar o consumo de energia e combustível numa barra a cada 100km e por dia da semana. Conseguimos programar carregamentos, ver o fluxo de energia, escolher entre 3 níveis mínimos de carga na bateria para o modo e-Save e ainda saber quanto tempo vamos demorar consoante o tipo de carregamento. Outras funcionalidades incluem atualizações Over The Air, comando por voz eficaz e criação de até 6 perfis. Além da conectividade a bordo, também podemos aceder ao nosso automóvel à distância com a aplicação My UConnect que, através da subscrição de alguns serviços permite o planeamento dos carregamentos, visualização da distância alcansável no modo elétrico no mapa, ligar as luzes à distância, abrir portas, entre outras funcionalidades.
O painel de instrumentos é igualmente completo, apresenta a informação de forma organizada, com boa qualidade de imagem (full-HD) e muitos detalhes. Há várias informações sempre diponíveis como temperatura da água, carga na bateria, combustível, quilometragem, entre outros. Para além das informações básicas é possível visualizar os dados de viagens e consumos, os vários modos de condução que oferecem um tema diferente ao painel de instrumentos, é possível ter um gráfico de estado do terreno, a tração utilizada (integral ou dianteira, baixas ou altas), uma vista mais simples apenas com velocidade, visualização dos sistemas de ajuda à condução, multimédia, navegação, entre outros.
No lugar do condutor viajamos muito bem! A posição de condução é elevada e fácil de encontrar. Os comandos são agradáveis ao toque, tanto o volante como o punho da caixa de velocidades ou mesmo o toque nos botões que transmite robustez. No que toca à visibilidade, o Jeep Compass tem pilares A e C algo generosos e, nesse sentido, a visibilidade não é extraordinária. A experiência de condução é, de um modo geral, muito positiva já que todos os modos de condução alteram muito o comportamento do Jeep Compass 4XE e os modos Todo-o-Terreno podem mesmo significar ultrapassar determinados obstáculos que não ultrapassaríamos nos modos normais.
O Jeep Compass 4XE conta com 4 modos de condução que intervém na assistência da direção, resposta no pedal do acelerador e ainda no controlo de tração, são eles os modos Sport, Auto, Snow e o Modo Sand/Mud. Além dos modos de condução, há ainda os modos relativos ao sistema híbrido: Hybrid, Electric e e-Save. No modo híbrido contamos com a lomoção térmica e elétrica gerida automaticamnete pelo automóvel em prol da eficiência de combustível ou da performance, consoante o modo de condução selecionado e o estilo de condução. Já o modo e-Save é personalizável e permite-nos salvar carga na bateria, quer isto dizer que não permite que fiquemos sem carga na bateria num nível que pode ser configurado pelo condutor, este modo possibilita a circulação em cidade no modo 100% elétrico.
A condução do JEEP COMPASS 4Xe é entusiasmante, ou não estaríamos a falar de um automóvel hibrido plug-in com 240cv de potência combinada. Essa potência faz-se sentir quando temos carga na bateria de tração, o que resulta num dinâmismo invulgar para um SUV do segmento C. Além poder de aceleração, o Jepp Compass oferece ao condutor uma suspensão firme e pouco filtrada que contribui para a dinâmica, a direção é comunicativa quanto baste. Ao nível do conforto para os passageiros, este amortecimento menos condescendente faz com que se sintam mais buracos e irregularidades na estrada, mesmo com suspensão independente.
Embora não seja um todo-o-terreno e concebido para andar no mato, o Jeep Compass trata os estradões de terra por tu. É um SUV do segmento C com pouca altura de carroçaria, mas conta com uma altura ao solo de 201mm, enquanto a maioria dos seus concorrente se fica pelos 180mm. Estes 20mm podem não parecer muito mas fazem a diferença na altura de passar em locais mais acidentados. Os modos de condução realmente contribuem para a passagem em terrenos mais difíceis. No nosso ensaio, tentámos enfrentar uma subida com alguma areia no modo de condução “Auto” e só a conseguimos realizar no modo Sand, o que demonstra bem a eficácia destes modos de condução. O que não contribuia para o desempenho no fora de estrada neste Jeep Compass ensaiado eram os pneus desportivos Michelin Pilot Sport que são uma referência para a condução em estrada ou mais desportiva mas não são uma boa opção para o fora de estrada.
Passando ao sistema híbrido que equipa o Jeep Compass 4Xe, este sistema híbrido misto (paralelo + serie) conta com um motor elétrico com cerca de 60cv colocado no eixo traseiro e com um motor térmico 1.3 Litros Turbo a gasolina com 180cv colocado na dianteira. A potência é enviada para as rodas através de uma caixa automática de 6 velocidades. Este sistema trabalha com uma bateria de iões de lítio com 11.4kWh, que se recarrega durante as travagens e desacelerações, pode ser carregada pelo motor térmico a funcionar como gerador ou ainda na rede elétrica, já que tem um carregador interno (OBC) que suporta carregamentos em corrente alternada monofásica até 7.2kW.
Traduzindo por miúdos, este Jeep Compass 4Xe tem uma potência combinada de 240cv e 520Nm de binário, ou seja, mais 20Nm do que um Toyota GR Supra, por exemplo. Os arranques são enérgicos e a caixa de 6 velocidades responde rápido quanto baste tanto no modo automático como no modo sequencial. A performance convence-nos com 7,3 segundos dos 0 aos 100km/h e 200km/h de velocidade máxima.
No nosso ensaio conseguimos circular no modo elétrico cerca de 47 quilómetros, com uma média de 16kWh/100km, neste modo zero emissões, o Jeep Compass circula até aos 135km/h. As médias em modo híbrido com a bateria carregada rondaram os 3,3 Litros a cada 100km. Quando descarregamos a bateria e passamos a circular com um híbrido full-hybrid, ou seja, maioritariamente a combustão os consumos passam para cerca de 6,7 Litros a cada 100km, o que não é nada chocante para um SUV do segmento C com cerca de 1800kg.
Relativamente aos carregamentos e tendo em conta a capacidade da bateria deste híbrido plug-in, o carregador interno monofásico de 7,2kW chega e sobra. Por norma, a instalação disponível na maioria das casas é uma instalação monofásica que não vai além os 7,4kW. Visto que os Híbridos Plug-In são para serem recarregados maioritariamente em casa para se tornarem rentáveis, este carregador interno está perfeitamente adaptado ao mercado. Em contas meramente académicas, esta bateria com 11,4kWh de capacidade pode ser carregada numa tomada doméstica a 2,3kW em cerca de 5 horas e numa wallbox monofásica de 7,4kW em cerca de 1h e 30 minutos. Tempos meramente indicativos já que os 11,4kWh de capacidade da bateria não são totalmente utilizáveis e tendo em conta que as baterias nunca se descarregam totalmente.
Vamos a contas? Para recarregar esta bateria em casa numa wallbox ou tomada doméstica gastamos cerca de 2,80€, nada mau para percorrer 50km. Se fizermos as contas a combustível e elétricidade a circular no modo híbrido com carga máxima na bateria gastamos cerca de 8,41€. (Contas realizadas com 3,3 Litros de combustível gasto + 11,4kW de bateria). (Custo de combustível calculado 1,70€ + custo kW 0,25€). Um diesel a gastar 6,5L a cada 100km gasta 10,72€ e um automóvel a gasolina gasta 11,05€. (Custo de combustível diesel calculado 11,05€). Face a um automóvel diesel e gasolina que consumam 6,5 Litros a cada 100km, poupamos com este híbrido plug-in 2,31€ face ao diesel e 2,64€ face à gasolina. Se conseguirmos percorrer estes 100km no modo 100% elétrico (com dois recarregamentos) gastamos ainda menos, pois “fazemos a festa” por 5,60€.
Além de económico, performante e robusto, o Jeep Compass também oferece segurança com: Sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito, Travagem de emergência ativa com detecção de peões e ciclistas, Auto High Beam – regulação automática de máximos, Alarme volumétrico e perimétrico, Aviso de colisão frontal, Assistente de velocidade inteligente (ISA), Sistema dinâmico de aviso de velocidade, Cruise Control adaptativo com aviso de proximidade, Sistema de detecção de fadiga do condutor, Aviso de transposição de faixa de rodagem plus, TPMS (Alerta de falta de pressão de pneus com indicação digital). Com o Pack Tech (1800,00€) desta versão ensaiada passamos a contar também com: câmara de ajuda ao estacionamento 360º, assistente de ângulo-morto, assistência ao estacionamento em paralelo e em perpendicular.
O Jeep Compass obteve, em 2017, as 5 estrelas nos testes Euro NCAP com 90% na proteção dos adultos, 83% na proteção das crianças, 64% na proteção dos peões e 59% nas ajudas à condução.
No que toca a preços, esta versão 4Xe Híbrida Plug-in começa nos 53.100,00€. A versão ensaiada contava com Pintura Bicolor Metalizada Branco Alpine + Teto Preto (1.350,00€), Faróis em LED dianteiros (500,00€), Pack Tech & convenience (1.800,00€) que oferece Câmara 360º, Assistente de ângulos mortos, Espelhos retrovisores exteriores c/ lâmpadas de cortesia, Sistema de som Hi-Fi Alpine, Sistema Park Sense, Tomada Auxiliar de 230v, sistema de estacionamento em paralelo e perpendicular. E ainda Highway Assist System (150,00€). Devido a todos estes extras, a unidade ensaiada tem um preço de 58.244,05€ ou cerca de 44.800,00€ s/IVA. O IVA é dedutível no caso das empresas.
Pode configurar o seu Jeep Compass 4Xe aqui!
Texto e Fotos: CarZoom
Sem comentários