Ensaios

Renault Mégane 1.6 dCi GT Line: O Revolucionário!

Estivemos ao volante do novo Renault Mégane 1.6 dCi, um modelo totalmente renovado, com o objectivo da qualidade e do design, que promete ser líder no segmento.

O novo Renault Mégane conquista desde logo pelo design, que acaba por ser uma lufada de ar fresco no segmento “C”, é uma linha pouco comum e diferente da concorrência. A assinatura luminosa da Renault que já tinha sido adoptada pela Renault Espace, será agora adoptada por todos os modelos da marca Francesa, desde o Renault Clio, até ao Renault Talisman.

IMG_5883

Esta versão “GT Line” brinda-nos com assinatura “Renault Sport”, que nos leva uma grelha aberta acabada a preto com frisos cromados em torno do losango da Renault, entradas de ar no pára-choques junto à zona dos piscas e ainda um difusor traseiro. Para terminar, a côr opcional “Azul Iron”, as jantes de 17 polegadas e as capas dos retrovisores à cor das jantes.

No interior, as backets e a iluminação ambiente retiram-nos logo o foco de tudo o resto, mas é quando nos familiarizamos com o interior electrizante de design cuidado e rebuscado, que começamos a ter sensibilidade para perceber que houve um aumento considerável na qualidade dos materiais e na montagem.

IMG_5889

O novo Renault Mégane, não deve nada a um segmento premium, sendo que o equipamento e a qualidade se aproximam muito dos já conhecidos modelos de referência. Todo o equipamento e design é verdadeiramente surpreendente, não só pelas backets e pela iluminação ambiente, todo o interior do Mégane foi pensado pormenorizadamente, com os comandos todos à mão, concebidos para a fácil utilização.

O sistema R-Link 2 é dos mais completos, no entanto, pode tornar-se algo confuso para quem não está familiarizado com este tipo de sistemas. Criamos um perfil e através desse perfil iremos adequar o Renault Mégane ao nosso gosto pessoal, tanto nas rádios que memorizamos, o telefone, o tipo de som, as marcações da navegação, o estilo de condução e a iluminação ambiente.

IMG_5846

A navegação 3D é precisa e rápida, a informação do transito em tempo real ajuda-nos a ter uma noção exacta das horas a que iremos chegar ao destino e conta também com uma série de opções e configurações.

O sistema Multi-sense permite-nos ter pelo menos 3 automóveis num só, apesar dos 5 modos de condução. O modo “Eco”, cuja iluminação ambiente é verde, limita as prestações do motor em prol da eficiência de combustível, a direcção é confortável. No modo “Confort” a iluminação pré definida é o azul, a direcção é leve e confortável e a resposta do acelerador é mediana. No modo “Sport” senti-mos mais a diferença face aos outros modos de condução, o acelerador fica mais sensível e a direcção mais pesada de forma que consigamos sentir melhor a estrada. O modo “neutro” é bastante semelhante ao “confort”, pelo menos nós não conseguimos sentir a diferença, e o modo “perso” permite-nos configurar a direcção e a resposta do motor ao nosso gosto. O painel de instrumentos também tem 5 temas que podem ser escolhidos independentemente do estilo de condução.

IMG_5916

O equipamento desta versão “GT Line” é também bastante atraente, uma vez que contamos com A/C dupla zona com saídas para os assentos traseiros, aviso de transposição involuntária de faixa, sensores de estacionamento, iluminação diurna LED, chave Renault mãos-livres, backets “GT-Line” com costuras a azul e volante em pele perfurada.

Mediante opção contamos com o sistema de estacionamento semi-autónomo, cruise-control adaptativo, travão de estacionamento assistido com botão “Multi-sense”, ecrã HUD e luzes full-led.

Para além de ser uma referência no design e na tecnologia o novo Renault Mégane convence pelo espaço, viajamos de forma confortável e à vontade, com uma capacidade de 350 Litros na bagageira.

IMG_5921

A condução do novo Renault Mégane é prazerosa, a direcção é precisa, a caixa é boa, o comportamento do chassi é típico Renault, portanto muito equilibrado e divertido, excepcional em curva e ainda oferece muita segurança. A posição de condução é bastante desportiva quando queremos, mas a regulação do volante em altura e profundidade, com a regulação do assento permite uma postura mais elevada.

O motor 1.6 dCi para além de andamentos vivos proporcionados pelos 130cv é também capaz de consumos impressionantes na ordem dos 5 Litros a cada 100km. Este motor junta-se a um chassi formidável, com uma direcção precisa, o que torna o novo Mégane num dos automóveis mais prazerosos de conduzir no segmento.

A versão GT Line com o motor de 130cv e com a côr azul Iron está disponível a partir de 31.100€ faz revisões de 30.000km em 30.000km ou de ano a ano e ainda conta com 5 anos de garantia ou 100.000km. Paga de IUC 141,12€.

Tiago Neves

Fotos de : Raquel Von Kaminaru

Artigo anterior

Novo Lotus Elise previsto para 2020!

Artigo seguinte

Acidente com Ultima GTR apanhado por câmara!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.