NoticiasComunicados de Imprensa

Novos Audi Q2 / SQ2: design dinâmico e progressivo (video)

SUV compacto com design ainda mais distinto e apelativo, com detalhes marcantes e novos faróis Matrix LED opcionais.

Novos serviços Audi connect, de série, para acesso remoto ao veículo.

Ampla gama de sistemas de assistência ao condutor de última geração.

Proposto com três linhas de equipamento – Base, Advanced e S line –, motores a gasolina e Diesel, e preços a partir de 30.992 euros (30 TFSI Base, de 110 cv) e 32.002 euros (30 TDI Base, de 116 cv).

Novo Audi SQ2 é a versão mais potente da gama Q2, diferenciando-se pela aparência em relação ao modelo de 2019, tendo o mesmo motor a gasolina de 2,0 litros e 300 cv de potência. Já está à venda, a partir de 51.521 euros.

Design progressivo e apelativo, dimensões compactas e grande prazer de condução: o Audi Q2 sempre se posicionou como um modelo com carisma, desde o seu lançamento no mercado, há quatro anos. A Audi renovou agora este seu SUV compacto, transmitindo ao exterior um design ainda mais distinto, com detalhes marcantes e novos faróis. Os serviços Audi connect permitem uma ligação mais próxima entre o veículo e o seu proprietário. E os sistemas de assistência de última geração tornam a experiência de condução ainda mais entusiasmante.


Marcante na frente e na traseira: design exterior

O Audi Q2 é um veículo robusto e desportivo, como o seu design indica logo à primeira vista: os contornos revelam o seu caráter desportivo e poderoso e dão-lhe uma aparência ainda mais desafiante. Este SUV compacto mede agora 4,21 metros de comprimento, mais 17 mm do que o antecessor. A distância entre eixos de 2,60 metros, a largura de 1,79 metros e a altura de 1,54 metros mantiveram-se inalteradas. O coeficiente aerodinâmico tem um valor Cx de 0,31 na versão equipada com suspensão desportiva – um resultado topo de gama no segmento dos SUV compactos.

Os designers da Audi imprimiram a linha poligonal que caracteriza o design do modelo, e que anteriormente já estava presente na dianteira, à lateral e à secção traseira. No renovado Audi Q2 destacam-se os novos para-choques, com design mais expressivo, sobretudo na zona inferior, e também os faróis LED, de série (opcionalmente estão disponíveis os faróis LED Matrix). A redesenhada grelha dianteira Singleframe octogonal, já característica na linguagem Audi, é ligeiramente mais baixa e tem agora três elementos horizontais. Um conjunto que permite que a secção frontal pareça mais larga.

A oferta de cores exteriores no novo Audi Q2 inclui cinco novas tonalidades: verde Apple (uma estreia em modelos da marca), cinzento Manhattan, azul Navarra, cinzento Arrow e azul Turbo.

As lâminas laterais nos pilares C poderão ser pintadas na cor da carroçaria, ou em preto, cinzento ou prata, dependendo da linha de equipamento. O mesmo acontece com a secção inferior da carroçaria, que pode ser em contraste ou na cor da restante carroçaria.

Tecnologia topo de gama: os faróis Matrix LED

Mesmo na versão base, o novo Audi Q2 ilumina a estrada com faróis LED, enquanto os novos faróis Matrix LED, disponíveis em opção, incluem assinatura luminosa dinâmica e indicadores de mudança de direção dinâmicos. Um módulo partilhado inclui sete LEDs individuais. A luz de feixe de alta luminosidade, controlada inteligentemente, ilumina a estrada sem encandear os outros condutores ou peões. Dez díodos emissores de luz instalados atrás de componentes óticos geram a luz de funcionamento diurna. Sete LEDs geram os sinais dos indicadores de mudança de direção dinâmicos de forma independente.

Bloco a gasolina TFSI e Diesel TDI: os motores para o Q2

O bloco 1.5 TFSI alimenta o Q2 35 TFSI: tem uma potência de 150 cv (110 kW) e um binário máximo de 250 Nm entre as 1500 e as 3500 rpm. A baixas velocidades, o sistema de desativação dos cilindros da Audi (Audi Cylinder On Demand, COD) desativa temporariamente o segundo e o terceiro cilindros. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 8,6 segundos e a velocidade máxima é de 218 km/h. Estes valores aplicam-se às versões com caixa manual de seis velocidades e transmissão automática S tronic de sete velocidades.

O motor Diesel do Q2 35 TDI também debita uma potência de 150 cv (110 kW) e tem um binário máximo de 360 Nm, permitindo um desempenho de condução semelhante ao 1.5 TFSI. Como todos os motores do Q2, este 2.0 TDI cumpre os limites da nova norma de emissões Euro 6 AP. Isto deve-se, em parte, à tecnologia de dosagem dupla, que reduz consideravelmente as emissões NOx no bloco TDI. Dois catalisadores SCR trabalham em conjunto: um está localizado diretamente atrás do motor, e o outro é instalado mais atrás no sistema de escape.

As motorizações 1.5 TFSI, 30 TDI e 35 TDI estão também disponíveis com transmissão S tronic.

Um lugar agradável e espaçoso: o interior

O espaçoso interior do Audi Q2 acomoda cinco passageiros, permitindo entrar com facilidade e sentar-se numa posição confortavelmente elevada. O compartimento de bagagem tem uma volumetria de 405 litros, expandindo até 1050 litros quando as costas do banco traseiro são rebatidas.

A sobriedade impera no habitáculo, mantendo-se quase inalterado o painel de bordo, à exceção das novas saídas de ventilação, do redesenhado comando do seletor da caixa de velocidades e de novos revestimentos e decorações. Novidade na lista de equipamentos de série é o Audi smartphone interface, o cruise control e os sensores de estacionamento traseiro, bem como o Audi Phone Box Light. Neste modelo versátil e desportivo, o pacote de iluminação ambiente Plus, opcional, permite personalizar a cor do interior do Audi Q2 consoante as preferências do condutor. A iluminação sem reflexo com tecnologia LED cria uma luz extraordinariamente harmoniosa e uniforme.

O novo Audi Q2 garante uma fantástica diversão ao volante, com os seus potentes motores e à tecnologia inovadora. A direção progressiva permite uma experiência de condução impressionante, graças a uma desmultiplicação variável baseada no ângulo de direção, assim como a assistência de condução em função da velocidade. A suspensão adaptativa, opcional, ajusta-se a diferentes situações de condução, devido ao controlo de amortecimento.

Audi SQ2: potente e autoconfiante

O novo Audi SQ2 é a versão mais potente da gama Q2. Com um design renovado, possui o mesmo motor a gasolina de 2,0 litros e 300 cv do antecessor. Já está disponível para venda, a partir de 51.521 euros. Graças ao potente motor 2.0 TFSI de quatro cilindros e 300 cv (221 kW) (consumo de combustível combinado: 7,0–8.3 l/100 km; emissões de CO2 combinadas: 159–188 g/km), o SQ2 cumpre a aceleração dos zero aos 100 km/h em 4,9 segundos. O binário máximo é de 400 Nm e a velocidade máxima de 250 km/h. Valores de um veículo desportivo num SUV compacto.

A potência do Audi SQ2 é transferida de forma eficiente para a estrada através de uma transmissão S tronic de 7 velocidades e da tração permanente quattro. Em condições de aderência pouco exigentes, o SQ2 funciona com tração dianteira, mas uma embraiagem multidiscos pode variar a repartição do binário do motor para o eixo traseiro, se necessário.

O novo Audi SQ2 já está à venda em Portugal, com um preço a partir de 51.521 euros.

Artigo anterior

e-2008 foi o elétrico mais vendido

Artigo seguinte

Nissan JUKE 1.0 DCT7: Distinção de olhos em bico!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.