Ensaios

Mazda 3 1.5 Skyactiv-G: Um automóvel em que tudo faz sentido!

Ensaiámos o Mazda 3 Skyactiv-G 1.5 Evolve. Um automóvel ideal para quem gosta de simplicidade, funcionalidade e elegância.

O Mazda 3 é um automóvel harmonioso, com tudo no lugar, não tem demasiadas “mariquices”, o que faz dele um automóvel simples, mas de uma elegância extrema, elegância essa que começa no exterior e se estende ao interior.

Começando pelo exterior, as linhas KODO da Mazda transmitem simplicidade, uma simplicidade que não deixa ninguém indiferente, pode-se dizer que é um automóvel discretamente bonito e elegante. Linhas suaves, faróis e farolins “esculpidos pelo vento”.

IMG_0914

No interior a simplicidade reina, o que é um bónus, pelo menos para quem gosta realmente da tarefa da condução, poucos botões, fácil de usar, tudo “à mão de semear”, um volante com o tamanho ideal, uns assentos bastante confortáveis e uma posição de condução fenomenal. Já para não falar da boa qualidade de construção e dos materiais.

Ainda no interior, o espaço a bordo é suficiente, viaja-se à vontade, até mesmo com uma pessoa alta sentada nos bancos dianteiros, a bagageira podia ser um bocadinho maior, tem apenas 350 Litros de capacidade, a acessibilidade por sua vez é boa. A visibilidade para trás não é das melhores, mas os sensores de estacionamento ajudam bastante.

IMG_1047

Falando do sistema de informação e multimédia da Mazda, é tão simples de usar que até uma pessoa que pouco ou nada entenda de “novas tecnologias” emparelha o telemóvel em menos de 5 minutos! Bravo Mazda! Os menus estão muito explícitos, o facto de ter apenas um comando na consola central ajuda bastante, pois conseguimos aceder às aplicações, fazer chamadas e aceder à navegação sem andar à procura de botões, como acontece noutros modelos do segmento. Temos ainda alguns botões no volante que também facilitam certas tarefas. O sistema de navegação é bastante intuitivo e eficaz.

A motorização 1.5 Skyactiv-G com 100cv é bastante agradável, não me admira que não haja uma versão diesel, só é pena que os portugueses, mesmo os que fazem poucos quilómetros não optem mais por automóveis a gasolina como este.

IMG_1037

Fizemos uma média de 6,5 Litros, o motor é algo “pastelão” em baixas rotações, mas quando passamos das 4.000 rpm ganha uma nova vida. Achei esta entrega de binário engraçada, pois fez-me lembrar os carros japoneses dos anos 90! A tecnologia Skyactiv-G associada ao start&stop permite consumos baixos. As prestações são satisfatórias mesmo que acima das 4.000 rpm. Claro que acima das 4,000 rpm os 6,5 Litros são pura miragem.

É um automóvel que comparado a um diesel, compensa! Compensa pelo preço de custo, compensa pelo preço da manutenção que é mais barata que num carro a diesel e compensa porque se houver algum cuidado, faz consumos que não são nada de outro mundo!

IMG_1053

A condução do Mazda 3 é muito agradável, é um automóvel bastante largo e por isso muito estável, o que ajuda a estabilidade é o facto de ter suspensões independentes nos 2 eixos com amortecedores do tipo McPherson à frente e multi-braço atrás. Embora os amortecedores tenham uma afinação algo rígida, o Mazda 3 é agradável de conduzir e confortável, para além de bons amortecedores, tem uma direcção bastante directa, o que aumenta significativamente o prazer de condução.

Tudo isto se alia a um óptimo chassi, bastante equilibrado que não nos deixa com medo de abordar as curvas um pouco mais depressa.

O Mazda 3 está disponível a partir de 18.000€, a versão ensaiada ronda os 23.000€

IMG_1045

Resumo: Um automóvel bonito, com tudo no lugar, simples e funcional, que oferece uma boa motorização, mesmo sendo a gasolina. Tem um bom nível de equipamento nesta versão. Conta com uma condução que coloca de parte a maioria dos automóveis do mesmo segmento. A bagageira podia ser maior, mas, no habitáculo existe espaço que chegue, viaja-se à vontade e com conforto.

Nota de 0 a 10: 8

Tiago Neves

Artigo anterior

Mercedes C63 AMG com look Vorsteiner.

Artigo seguinte

Ferraris FXX K atacam o circuito de Imola.

1 Comentário

  1. rui andre
    28 Junho, 2023 a 17:09 — Responder

    ola tiago
    recebeu a minha ultima mensagem?
    obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.