Ensaios

Volvo V40 D2: Um verdadeiro “Premium”.

A Volvo foi a primeira marca “premium” a ceder-nos automóveis, podemos dizer que foi uma entrada em grande! Sentimos-nos verdadeiramente a um nível acima, ao volante da Volvo V40 D2. Um automóvel seguro, bonito, que nos satisfaz por completo.

É difícil não nos envolvermos emocionalmente na escrita, quando um automóvel nos proporciona emoções fortes. E é difícil não associar emoções fortes a andamentos vivos e exagerados. Ao conduzir a Volvo V40, ficamos emocionalmente dependentes do conforto e da segurança, nunca mais será a mesma coisa conduzir um automóvel… “Não premium”??

Ainda não sabemos se é uma carrinha ou se é um carro, mas para ser sincero, não interessa, é simplesmente uma entrada para um novo mundo. Não fica a dever nada aos parceiros alemães.

Volvo V40 R-Design - model year 2016, exterior Colour: Power Blue
Volvo V40 R-Design – model year 2016, exterior
Colour: Power Blue

O aspecto exterior é atraente e bem conseguido. Tão bem conseguido, que uma Sra muito simpática nos perguntou se podia dar uma voltinha, pois queria comprar um carro e ficou apaixonada.

A Volvo V40 não nos puxa para lhe esticar as pernas, embora o deslizamento do eixo traseiro nos dê algum gozo, assim como os 120cv. A caixa é suave, o conforto é muito, e a vontade, é mesmo de usufruir de uma viagem calma e tranquila com médias de consumo exemplares que rondaram os 5,4 Litros. A mecânica transpira solidez, robustez e fiabilidade. A insonorização é muito boa!

Volvo V40 R-Design - model year 2016, interior
Volvo V40 R-Design – model year 2016, interior

Falamos de um automóvel “premium”, a qualidade dos materiais está bem à vista, assim como a qualidade de construção. O equipamento é atractivo e o sistema de informação e multimédia é completissimo embora necessite de alguma habituação.

A Volvo V40 “peca” pelo espaço a bordo que podia ser um bocadinho maior e pelo preço que é também digno do nome “Premium”, os extras são todos pagos à parte, nada a que não estejamos habituados quando se fala em marcas “Premium”. No que toca à segurança, a Volvo V40 está a um nível acima, graças aos sensores, a Volvo V40 trava sozinha caso apareça um obstáculo à frente.

152478_Volvo_V40_interior

A protecção para os peões é também uma preocupação para a marca Suéca que colocou debaixo do capô um airbag para os peões em caso de atropelamento.

Podíamos falar da visibilidade para trás que não é a melhor e do acesso aos lugares traseiros que é algo difícil devido ao formato das portas traseiras mas… Isso interessa mesmo? Não é defeito, é feitio! Nós, adorámos!

Volvo V40 R-Design - model year 2016, exterior Colour: Power Blue
Volvo V40 R-Design – model year 2016, exterior
Colour: Power Blue

A Volvo V40 satisfaz quem a conduz, não é um automóvel para grandes aventuras no que toca a andar depressa, mas é um automóvel que nos inspira para andar devagar e apreciar o conforto e a qualidade com que se viaja. Defeitos não há nenhum automóvel que não os tenha, podemos dizer que faz frente aos “premium” alemães.

Tiago Neves

Artigo anterior

Lamborghini Huracan Spyder em Frankfurt.

Artigo seguinte

Audi S8 Plus: 605cv de luxo!!

1 Comentário

  1. ZE SANTOS
    29 Maio, 2017 a 09:44 — Responder

    carro sempre com avarias. não tem vergonha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *