NoticiasZoom EcoZoom Safety

Fundação Grupo Renault: Agradecer a Portugal beneficiando a sociedade!

Estivemos na apresentação da Fundação do Grupo Renault, que pretende promover a mobilidade sustentável, a segurança rodoviária e a educação nas áreas ligadas ao sector automóvel. Esta Fundação pretende também promover a integração no mercado de trabalho através do acolhimento de estagiários nas várias empresas do grupo.

A Renault comemora os 120 anos de existência com a criação da fundação do Grupo Renault. A razão é apenas retribuir a Portugal a história da Renault no país. Uma história ligada à liderança nas vendas, a cerca de 4000 empregos directos e indirectos e a uma presença forte da marca que só é semelhante em mais dois países Europeus.

O primeiro showroom Renault foi inaugurado em 1929, com a criação da primeira unidade industrial da Guarda a surgir em 1963, uma fábrica que foi responsável pela produção da Renault 4L, entre outros modelos. A criação de postos de trabalho e fábricas foi crucial para a implementação da marca Francesa.

Em 1980 surgiu o projecto Renault que foi dos mais estruturantes para o desenvolvimento económico de Portugal, após a revolução. Este projecto tinha uma forte vertente comercial e industrial que levou ao desenvolvimento de uma rede de fornecedores locais para a indústria automóvel.

Durante vários anos a Renault foi das marcas mais exportadas de Portugal, quando havia produção nas fábricas da Guarda, Cacia e Setúbal. Hoje, Portugal beneficia de uma indústria automóvel com um peso significativo no Produto Interno Bruto, devido ao facto de haver indústria nacional para servir as necessidades da Renault: a de componentes automóveis!

Todos estes investimentos em Portugal levaram a que a Renault fosse também uma das marcas favoritas dos Portugueses, os números falam por si, uma vez que em 38 anos de presença em território nacional, 32 desses anos foram de liderança nas vendas.

O Grupo Renault em Portugal é um dos 15 maiores exportadores nacionais. A facturação é superior a 1,2 M Milhões e a capacidade de gerar 2.000 empregos directos e 1.800 indirectos (através da Rede de Distribuição com a maior cobertura do país), o Grupo Renault (constituído pelas marcas Renault, Dacia e Alpine) concentra, em Portugal, todas as actividades de um construtor automóvel: desde a Distribuição (Renault Portugal), até à Financeira (RCI Bank) passando pelo Retalho (Renault Retail Groupe), sem esquecer a Indústria (Renault Cacia), num bem-sucedido exemplo de articulação empresarial, apenas encontrado noutros dois países da Europa Ocidental.

Tudo isto faz do Grupo Renault importante no contexto económico Português, por sua vez, o nosso país é também importante para a marca Francesa. Devido a esta relação harmoniosa e de longa duração com Portugal, a marca Francesa deu inicio à Fundação do Grupo Renault, um projecto que visa beneficiar a sociedade civil, incrementado relações com instituições públicas e privadas e empresas. O objectivo é beneficiar comunidades cívicas heterogéneas

A Fundação do Grupo Renault é uma instituição privada com estatuto de utilidade pública sem fins lucrativos, cuja sua actuação deve focar-se na Educação, Segurança Rodoviária, Mobilidade Sustentável e Integração/Diversidade.

Na educação a Fundação do Grupo Renault incrementará o programa “Segurança para Todos” uma iniciativa que se debruça sob a segurança rodoviária infantil. Está prevista a atribuição de bolsas de mérito escolar/desportivo para jovens desfavorecidos e assinatura de protocolos de formação com Universidades e Institutos Politécnicos.

A “Fundação Grupo Renault Portugal” propõe também a realização de cursos de condução defensiva para clientes e automobilistas em geral.

Como seria de esperar não podia faltar a mobilidade sustentável, que irá sofrer uma sensibilização por parte da Fundação do Grupo Renault, que vai desenvolver um concurso universitário com o nome a “A Mobilidade do Futuro”, mas também cursos de condução ecológica, apoio a projectos de sustentabilidade (estritamente ligados à mobilidade) e ter a seu cargo a promoção de projectos de desenvolvimento de rede de carregamentos.

No campo da integração/diversidade está prevista a abertura de Fóruns de discussão global de temáticas importantes para a integração e desenvolvimento da sociedade civil, que, de alguma forma, se relacionem com os valores preconizados pelo Grupo Renault.

No seio da Fundação do Grupo Renault estão a Renault Portugal.SA, Renault Cacia.SA, Renault Retail Group Portugal.SA e a RCI Bank and Services Portugal.

Objectivos estratégicos:
– Desenvolvimento de acções para a promoção da Mobilidade Sustentável e apoio à criação e desenvolvimento de ecossistemas globais sustentáveis.
– Prossecução de iniciativas ligadas à Formação e Sensibilização à Segurança Rodoviária junto da população mais jovem.
– Realização de acções de formação, em contexto prático, para automobilistas.
– Promover protocolos com Escolas/Universidades para a educação nas áreas ligadas ao sector automóvel. Promover a integração dos formandos no mercado de trabalho através da realização de estágios nas empresas do Grupo.
– Promover a Diversidade/Integração no seio das empresas do grupo Renault em Portugal.

Valores:
– Compromisso com a Sociedade
– Inovação
– Transparência
– Sustentabilidade

Informação: Marcelo Caetano e Grupo Renault.

Artigo anterior

Porsche confirma apresentação do novo 911 para dia 27 de Novembro!

Artigo seguinte

Mazda CX-5 2.2 SKYACTIV Excellence AT AWD: Elegância e Aventura!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.