Chaves mãos-livres já causaram 28 mortes de acordo com o New York Times!
O popular sistema de chave mãos-livres é na grande maioria das vezes uma mais valia para os condutores, que podem entrar e sair dos automóveis e ainda ligar o motor, sem sequer tirarem a chave do bolso ou da mala. Contudo, estes sistemas podem tornar-se perigosos em algumas situações.
Sabe-se que nos Estados Unidos, 28 pessoas foram mortas por intoxicação de monóxido de carbono emitida por veículos com chave mãos-livres e pelo menos 45 pessoas foram feridas e outras ficaram com danos cerebrais.
Mais de metade dos veículos vendidos actualmente tem o sistema de chave mãos-livres o que pode ser um problema, devido ao esquecimento por parte dos condutores de desligar o veiculo quando entram numa garagem, em parte também devido ao sistema start&stop que leva o condutor a não saber que o automóvel está ligado e a esquecer-se. Quando o automóvel fica com menos carga na bateria, acaba por se ligar e emitir gases poluentes e tóxicos durante muitas das vezes tempo suficiente para poder matar.
Apesar de um número crescente de fatalidades, a maioria das marcas não introduziu sistemas de segurança para impedir a emissão continua de monóxido de carbono nestas situações. A Sociedade de Engenheiros da área automóvel já solicitou que as marca lançassem sistemas que alertem os condutores que a chave não se encontra no veiculo quando o mesmo está ligado.
Sabe-se que nos Estados Unidos houve um movimento de sensibilização para marcas, devido ao número de acidentes e mortes relacionados com o sistema de chave mãos-livres. O relatório provém do Jornal New York Times.

Sem comentários