NoticiasZoom Safety

Volvo quer estradas mais seguras!

A Volvo está a juntar-se a outras marcas, num projecto piloto que pretende tornar as estradas europeias mais seguras.

O projecto provém de uma parceria público-privada com nome European Data Task Force e conta com algumas das principais marcas de automóveis, prestadores de serviços e vários Estados membros da União Europeia, todos partilham dados de segurança e serviços de segurança anónimos através de uma plataforma.

A European Data Task Force inclui países como a Holanda, Espanha, Finlândia e Alemanha. Os prestadores de serviços são o HERE Europe e o TomTom Traffic. As marcas de automóveis inseridas no projecto são a BMW, Ford, Mercedes e a Volvo.

A Volvo contribuirá com o fornecimento de dados em tempo real das suas principais tecnologias de segurança. O Hazard Light Alert e Slippery Road Alert, são sistemas que podem ser utilizados para alertar os condutores através de serviços de navegação em tempo real.

“Achamos que este tipo de partilha de informação anónima deve ser feita de forma gratuita, em prol de um grande beneficio para a sociedade. Estes sistemas salvam vidas, tempo e dinheiro dos contribuintes ”, disse o presidente e CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, durante uma conferência em 2017.“Eu peço a outros fabricantes e governos que trabalhem connosco na realização desta partilha de dados. ”

Os sistemas de alerta da Volvo permitem que os seus veículos se comuniquem entre si e avisam os condutores quando há estradas escorregadias e outros perigos. Este aviso ocorre devido a uma rede baseada na nuvem. Tanto o Hazard Light Alert como o Slippery Road Alert foram apresentados em 2016 e estão agora disponíveis em todos os novos modelos Volvo vendidos na Europa.

Desde 2018, os automóveis e camiões da Volvo partilham dados para alertar os condutores acerca de perigos nas proximidades, tanto na Suécia como na Noruega.

“Quanto mais os veículos partilharem dados de segurança em tempo real, mais seguras ficam as nossas estradas”, disse Malin Ekholm, responsável pelo Volvo Cars Safety Center. “É por isso que a European Data Task Force é uma iniciativa tão importante. Esperamos trazer ainda mais parceiros que partilhem o nosso compromisso com a segurança. ”

Artigo anterior

BRABUS oferece mais potência ao Mercedes AMG GT 63 S!

Artigo seguinte

Mercedes EQE surge em 2022!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.