Noticias

RIMAC NEVERA bate recorde de velocidade! (video)

O RIMAC NEVERA é o automóvel elétrico de produção que atinge a maior velocidade máxima ao conseguir os 412 km/h num circuito com o piloto de testes Miro Zrncevic ao volante. Esta é uma conquista incrível para um automóvel de estrada 100% elétrico.

A tentativa de recorde ocorreu na pista oval Automotive Testing Papenburg, localizada na Alemanha, famosa pelas duas retas de 4 km. O hipercarro foi configurado para o modo velocidade máxima, que reduz a resistência aerodinâmica, mas mantendo o downforce para níveis que permitam que este tenha estabilidade.

O RIMAC NEVERA saiu de curva a uns impressionantes 250 km/h e atingiu os 412km/h antes do final da reta de 4km. De acordo com a marca croata, a velocidade máxima agora confirmada por um dispositivo de GPS de alta precisão Racelogic V-Box, foi simulada durante o desenvolvimento do protótipo Concept Two.

RIMAC NEVERA bate recorde de velocidade! (video) 15

Notavelmente, esta foi a maior velocidade máxima registada no Automotive Testing Papenburg. Para comparar, o novo recorde de velocidade máxima do automóvel 100% elétrico é superior aos 407 km/h estabelecidos pelo Bugatti Veyron (térmico) em 2005, embora esteja bastante abaixo dos 490km/h atingidos pelo Bugatti Chiron Super Sport 300+, em 2019.

Miro Zrncevic, responsável dos testes e desenvolvimento da Rimac, conhece o Nevera melhor do que ninguém. Após a tentativa bem-sucedida, o piloto disse: “Viajar a 412 km/h, significa viajar a um terço da velocidade do som… Eu conduzi o Rimac Nevera desde que rodou uma roda pela primeira vez e hoje vi o automóvel perfeitamente afinado, o que é um momento realmente especial. A coisa mais importante que aprendi durante a esta tentativa de velocidade máxima é o quão composto e estável o automóvel é, o que confirma que as nossas equipas de aerodinâmica e dinâmica fizeram um trabalho incrível”.

RIMAC NEVERA bate recorde de velocidade! (video) 16

O Rimac Nevera foi equipado com pneus Michelin Cup 2R que foram verificados por um técnico da Michelin antes do recorde. Não houve modificações em relação às unidades que são entregues aos clientes, à excepção da remoção do limitador de velocidade aos 352 km/h, que é definido para proteger os pneus. Ainda assim, a Rimac afirma que a velocidade máxima de 412 km/h pode ser atingida por todos os Rimac Nevera em “eventos especiais para clientes com o apoio da equipa Rimac e em condições controladas”.

Este modelo está equipado com 4 motores elétricos que produzem 1914cv de potência e 2.360Nm de binário. A energia é armazenada numa bateria de 120kWh. Além de ser o atual recordista de velocidade máxima entre os automóveis elétricos, o Rimac Nevera também é o veículo de produção mais rápido em aceleração, uma vez que demorou apenas 8 segundos a percorrer 400 metros, no ano passado.

Artigo anterior

Aplicação “MyKia PT” recebe novas funcionalidades

Artigo seguinte

Volvo EX90 – Preços e opções em Portugal

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.