ArtigosEnsaios

Renault Koleos Initiale Paris 2.0 dCi 4X2: Um SUV à parte!

O Renault Koleos é dos SUV de marcas generalistas que mais se assemelha a um SUV premium. Para além de um design imponente, que não deixa ninguém indiferente, conta também com um conforto digno de registo. Esta versão Initiale Paris é a versão mais “exclusiva”, onde a Renault dá tudo o que tem de melhor!

O SUV “topo de gama” da Renault faz virar cabeças por onde passa. A sua assinatura luminosa, faz-nos perceber ao longe, que se trata de um Renault e o seu tamanho imponente torna-o ainda mais apelativo. A linha de cintura é alta e a carroçaria está recheada de pormenores, como a grelha cromada e ampla com o losango bem visível, puxadores das portas cromados e um difusor traseiro também com aplicações cromadas.

No exterior, contamos com ópticas FULL LED na dianteira e farolins LED na traseira, as jantes são de 19 polegadas, envolvidas em pneus 225/55, nesta versão Initiale Paris, contam com um design “alusivo” à Torre Eiffel. Claro que as jantes não são o único elemento que distingue esta versão Initiale Paris, a Renault fez o favor de colocar o nome da versão na porta do condutor e na grelha. A cor “preto ametista” das fotografias só existe nestas versões mais luxuosas da marca francesa. Continuando o equipamento exterior, temos ainda uma chave mãos-livres com um design elaborado, vidros traseiros escurecidos, protecções plásticas ao longo de toda a carroçaria, antena “Shark” e como opção o portão traseiro automático.

No interior encontramos um “ambiente” bem conseguido, através de um design funcional, com pormenores diferentes e uma iluminação ambiente realmente interessante. A qualidade dos materiais não está ao nível das marcas premium, como seria de esperar, contudo, não é má e está acima de alguns dos seus concorrentes. No que toca ao conforto, podemos dizer que é dos melhores, senão o melhor do seu segmento, viajamos extremamente confortáveis em todos os lugares e temos espaço para dar e vender. A bagageira tem 530 Litros que se podem estender até aos 1677 Litros através do rebatimento dos assentos.

No que toca ao equipamento interior do Renault Koleos nesta versão Initiale Paris, tem-no para dar e vender. Contamos com assentos aquecidos e ventilados, ar-condicionado automático de dupla zona com saídas para os lugares traseiros, ecrã táctil de 8,8 polegadas, sistema de som BOSE, 2 entradas USB para carregamento de telefones nos lugares traseiros, painel de instrumentos em ecrã TFT, assentos dianteiros com regulação eléctrica, espelho retrovisor interior com escurecimento automático, cruise-control e limitador de velocidade, travão de estacionamento automático, sensores de chuva e luminosidade e sensores de estacionamento com câmara traseira.

É através do sistema de navegação e multimédia R-Link 2 que conseguimos regular várias opções, como a iluminação ambiente, comandar a climatização, definir as ajudas à condução, entre outras. Este sistema é bastante completo, tem bons gráficos e é intuitivo, apesar da quantidade de menus e opções. A Renault oferece 1 ano de serviços conectados, que incluem o acesso à internet e download de aplicações gratuitas, assim como as informações do transito em tempo real.

No painel de instrumentos, é possivel alterar o estilo com as 4 opções que mais gostamos, o computador de bordo é simples, funcional e conta com todas as informações que precisamos de consultar enquanto conduzimos, contudo, não é tão completo como alguns da concorrência.

A posição de condução é formidável, viajamos com o máximo conforto devido também aos assentos extremamente ergonómicos que mais parecem poltronas do palácio de Versalhes. Os comandos encontram-se todos “à mão de semear”.

O Renault Koleos é imponente e musculado, mas não é por isso que contamos com um mau comportamento, o chassi do seu irmão Nissan X-Trail cumpre o seu dever na perfeição, oferecendo ao Renault Koleos um comportamento em curva digno de registo, mesmo com as suspensões condescendes e afinadas em prol do conforto. A direcção é directa q.b.

Debaixo do capô encontramos um motor da aliança Renault-Nissan com 2.0 Litros de cilindrada com 4 cilindros que debita 175cv de potência e 380Nm de binário, esta potência é enviada para as rodas dianteiras através de uma caixa automática de variação continua com 7 relações, para tornar a condução mais entusiasmante. Contudo, na hora de ultrapassar ou de estar à espera de uma aceleração mais instantânea, a caixa de variação continua não ajuda.

No que toca à performance, o Renault Koleos consegue ultrapassar a barreira dos 100km/h em 9,3 segundos, antes de atingir os 202km/h de velocidade máxima. Os consumos no nosso ensaio rondaram os 7,8 Litros a cada 100km com percursos mistos.

Na segurança nada temos a apontar, o Renault Koleos fez-se dotar de alguns sistemas que podem fazer a diferença como: sistema de ajuda ao arranque em subida, alerta de transposição involuntária de faixa, alerta de distância de segurança, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito, alerta de ângulo morto e comutação automática das luzes estrada/cruzamento.

Nos testes EuroNCap o Renault Koleos conseguiu as 5 estrelas com 90% na protecção dos adultos, 79% na protecção das crianças, 62% na protecção de peões e 75% nas ajudas à condução.

É possivel adquirir o Renault Koleos pelo preço base de 41.250,00€ na versão base (ZEN), já a versão ensaiada Initiale Paris está disponivel desde 49.500,00€. (Sem despesas de legalização e transporte). Relembramos que a Renault Oferece 5 anos de garantia ou 100.000km e que o Renault Koleos na versão 4×2 paga apenas classe 1 com Via Verde. Paga de IUC: 255,71€.

Artigo anterior

Porsche Mission E com 3 níveis de potência!

Artigo seguinte

BMW revela M2 Competition já em Abril!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *