Os Dacia Sandriders estão prontos para a aventura do Rali Dakar
- Os Dacia Sandriders apostam no sucesso no FIA World Rally-Raid, na Arábia Saudita
- Uma prova muito exigente aguarda as duplas Al-Attiyah / Boulanger, Gutiérrez / Moreno e Loeb / Lurquin
- A Chefe de Equipa, Tiphanie Isnard, afirma: “Estamos prestes a enfrentar um desafio humano extraordinário”
Depois do domínio evidenciado no Rali de Marrocos, em outubro, substanciado com uma vitória na estreia, os Dacia Sandriders fazem do Rali Dakar, a derradeira aventura do desporto automóvel, o seu próximo e formidável desafio.
A ronda de abertura do Campeonato do Mundo de Rally-Raid FIA 2025 (W2RC), de 3 a 17 de janeiro, é um teste sem paralelo para pilotos e máquinas.
Realizado nas dunas de areia e em passagens rochosas de oeste a leste da Arábia Saudita, o próximo Rali Dakar marca o início da candidatura dos Dacia Sandriders ao título do W2RC de 2025 e segue-se aos 1º e 2º lugares conquistados no Rali de Marrocos, que serviu, acima de tudo, como um ensaio geral para o Rali Dakar.
Após a etapa do Prólogo, a 3 de janeiro, o Rali Dakar 2025 assenta num percurso com 5.145 quilómetros cronometrados, disputados ao longo de 12 dias de intensa competição.
Com início em Bisha, no oeste da Arábia Saudita, o evento termina em Shubaytah, no leste, com um dia de descanso em Hail e uma paragem noturna, na capital Riade. Incluída no itinerário está a etapa Chrono 48H, com 971 quilómetros de competição.
A Chefe de Equipa da Dacia Sandriders, Tiphanie Isnard, não tem ilusões quanto ao árduo desafio que espera a equipa de três carros.
“Estamos prestes a defrontar o que só podemos descrever como um desafio humano extraordinário, mas que estamos determinados a enfrentar com coragem e convicção, tendo em conta o esforço que fizemos para nos prepararmos”, afirmou Isnard
“Embora seja um evento duro, com pouco descanso durante quase três semanas intensas, estamos entusiasmados com o que nos espera e mal podemos esperar para começar”.
“É claro que vamos para a prova como vencedores, depois da nossa vitória no Rali de Marrocos. Mas esse resultado de nada servirá se subestimarmos a tarefa que temos pela frente ou se não nos mantivermos concentrados ao longo de cada etapa.”
LIÇÕES VALIOSAS DO RALI DE MARROCOS A PÔR EM PRÁTICA
Após o Rali de Marrocos, a equipa dos Dacia Sandriders, equipados com pneus BFGoodrich, teve menos de um mês para preparar os seus carros da categoria Ultimate, antes da sua partida, por mar, para a Arábia Saudita. O Diretor Técnico, Philip Dunabin, explicou quais as alterações introduzidas nos Dacia Sandriders, movidos a combustível sustentável, antes do Rali Dakar 2025.
“O primeiro e segundo lugares no Rali de Marrocos mostraram que o Dacia Sandrider tem um excelente nível de desempenho”, disse Dunabin. “Mas, obviamente, ao passar de Marrocos para o Dakar, a atenção centrou-se na fiabilidade, para garantir que podemos fazer as duas semanas sem problemas. Depois de Marrocos, trabalhámos para evitar potenciais problemas de fiabilidade do motor e um dos testes que fizemos foi o de rodar em ritmo de competição, durante um dia inteiro, em Sweet Lamb, no País de Gales. Também tivemos outra sessão que se concentrou em otimizar o desempenho do arrefecimento do motor e de outros aspectos do carro. Isto foi feito num túnel de vento climático, nas instalações do MIRA no Reino Unido. Durante os testes em Marrocos e no rali, tivemos alguns problemas com a eletrónica, que controlava as ventoinhas dos motores. Com a ajuda da Alpine Racing, conseguimos aprofundar bastante a eletrónica das ventoinhas e implementámos várias medidas em conjunto com o fabricante das ventoinhas, para melhorar a fiabilidade desses componentes. Também trabalhámos em itens que têm uma vida útil limitada para garantir que temos um fornecimento adequado para o Dakar. Baseámo-nos numa avaliação do desempenho desses componentes durante o Rali de Marrocos e ao longo dos testes, pelo que temos um bom conhecimento da vida útil de cada componente para garantir que chegamos ao final do Dakar, com um número mínimo de problemas. Isto optimizará as nossas hipóteses de obter o melhor resultado possível, na primeira participação dos Dacia Sandriders no Dakar.”
NASSER AL-ATTIYAH (QATAR), PILOTO DOS DACIA SANDRIDERS
“O objetivo é a vitória e estou muito confiante de que isso será possível. Mostrámos, em Marrocos, o potencial do nosso Dacia Sandrider, mas também a competitividade em condições difíceis e a qualidade da nossa jovem equipa. Mas com um percurso difícil, especialmente durante a primeira semana, temos de ser inteligentes, evitar correr riscos desnecessários e mantermo-nos concentrados. Duas das minhas cinco vitórias no Dakar foram na Arábia Saudita, por isso, tenho uma boa ideia do que podemos esperar. Mas este é um rali em que temos de contar com o inesperado, todos os dias, durante mais de duas semanas. Não vai ser fácil, mas vamos fazer tudo o que pudermos para ganhar”.
CRISTINA GUTIÉRREZ (ESPANHA), PILOTO DOS DACIA SANDRIDERS
“Os meus sentimentos antes do Dakar são muito fortes. Foi um ano incrível de aprendizagem. O Pablo e eu somos como duas crianças pequenas, mas sentimos que nos adaptámos muito bem à categoria Ultimate e que isso também nos fez dar o melhor de nós próprios. Sinto-me muito feliz por fazer parte da Dacia Sandriders, porque sinto que faço parte de uma verdadeira família. O ambiente entre toda a equipa é incrível e partimos com um grande entusiasmo para fazer um bom Dakar. Estamos conscientes de que é o primeiro ano em que estamos todos juntos, mas também estamos confiantes, depois dos testes e do Rali de Marrocos. Estou muito entusiasmada com o que aí vem e com os Dacia Sandriders”.
SÉBASTIEN LOEB (FRANÇA), PILOTO DOS DACIA SANDRIDERS
“Estou muito entusiasmado por começar o Dakar com os Dacia Sandriders. Trabalhámos arduamente para nos prepararmos para esta corrida e agora o entusiasmo está realmente a crescer. O nosso objetivo é sempre ganhar, mas sabemos quantos factores críticos têm de se alinhar para que isso aconteça. Vai ser um Dakar difícil e talvez tenhamos de gerir a nossa posição, mais do que fazer força para o podermos vencer. Vamos avaliar como as coisas evoluem dia após dia, mas tenho a esperança de que a nossa experiência seja uma vantagem fundamental. Estamos prontos para dar tudo o que temos e sei que a equipa vai fazer o mesmo.”
O ALINHAMENTO DOS DACIA SANDRIDERS NO RALI DAKAR 2025
#200:Nasser Al-Attiyah (QAT) / Édouard Boulanger (FRA)
#212: Cristina Gutiérrez (ESP) / Pablo Moreno (ESP)
#219: Sébastien Loeb (FRA) / Fabian Lurquin (BEL)
RALI DAKAR 2025: O GRANDE NÚMERO
7.726: Os Dacia Sandriders vão enfrentar uma distância total de 7.726 quilómetros, no Rali Dakar 2025, incluindo 5.180 quilómetros cronometrados
Sem comentários