Comunicados de ImprensaNoticias

Dacia Hipster Concept – uma visão alternativa da mobilidade elétrica: ultra-acessível, ultra-essencial, “à la Dacia”

  • A Dacia está a começar do zero para inventar o popular automóvel elétrico do futuro.
  • O Dacia Hipster Concept rompe com as convenções automóveis e encarna a visão da Dacia de tornar a mobilidade elétrica acessível, ao maior número de pessoas.
  • O Dacia Hipster Concept oferece quatro verdadeiros lugares e uma bagageira, e tudo isto num automóvel com apenas três metros de comprimento.

O Dacia Hipster Concept oferece uma mobilidade 100% elétrica e virtuosa, adaptada às necessidades do dia a dia, com o objetivo de reduzir, para metade, a pegada de carbono em comparação com os automóveis elétricos atuais.

Desde o início do século XXI, o mercado automóvel evoluiu – particularmente sob o impacto da regulamentação e da eletrificação – para automóveis cada vez maiores, mais pesados, mais sofisticados… e, portanto, cada vez mais caros.

Neste ambiente que pressiona para o “cada vez mais”, a Dacia tem perseguido o seu objetivo com determinação e sucesso há duas décadas: permitir que o maior número possível de pessoas tenha acesso à mobilidade essencial. 

Mas o que será realmente essencial no futuro? Como podemos tornar o mercado da mobilidade elétrica acessível ao maior número possível de pessoas? E se começássemos do zero? Este é o desafio que a Dacia assumiu: reinventar o automóvel do povo.

Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado e de Design Exterior da Dacia: “Este é o projeto mais característico da Dacia em que já trabalhei. Tem o mesmo impacto social que o Logan teve há 20 anos. E envolve inventar algo que, hoje, ainda não existe.”

DACIA HIPSTER CONCEPT: O automóvel POPULAR DO FUTURO

Para conceber o Dacia Hipster Concept, as equipas da Dacia partiram das necessidades reais dos utilizadores e da forma como estes utilizam os seus automóveis na vida real. Em suma, concentraram-se no essencial.

O Dacia Hipster Concept é um companheiro para o dia a dia: é ágil, prático e económico.

Stéphanie Chiron, Gestora de Produto Avançado da Dacia:

O Dacia Hipster Concept tem tudo o que se pode desejar num automóvel para o dia a dia, medindo apenas 3 metros de comprimento, 1,53 metros de altura e 1,55 metros de largura: quatro verdadeiros bancos e uma bagageira que pode ser ajustada dos 70 aos 500 litros.”

Características recordistas: o Dacia Hipster Concept oferece capacidade genuína num formato ultracompacto, uma proposta única que não existe atualmente no mercado.

O Dacia Hipster Concept leva ainda mais longe a abordagem da Dacia centrada no peso. É 20% mais leve que o Spring. Este desempenho é o resultado da abordagem ecológica global da Dacia: menos peso significa menos matérias-primas e menos energia utilizada no fabrico. Significa também menos massa para mover, portanto, menos energia consumida. A ambição por trás do Dacia Hipster Concept é reduzir, para metade, a pegada de carbono ao longo de todo o ciclo de vida do automóvel, em comparação com os melhores automóveis elétricos atualmente disponíveis.

Dacia Hipster Concept – uma visão alternativa da mobilidade elétrica: ultra-acessível, ultra-essencial, “à la Dacia” 14
Dacia Hipster Concept

O Dacia Hipster Concept está tão à vontade na cidade como nas estradas rurais ou nas vias suburbanas. Foi concebido para o dia a dia, oferecendo autonomia suficiente para as deslocações diárias, com duas recargas por semana. Também, neste aspeto, o Dacia Hipster Concept vai ao encontro das necessidades reais dos clientes. Por exemplo, em França, 94% dos condutores percorrem menos de 40 km por dia.

Com o Spring, a Dacia foi o primeiro fabricante a tornar a mobilidade elétrica acessível. Com o Dacia Hipster Concept, a Dacia quer ir ainda mais longe, visando um público amplo que atualmente não consegue encontrar nada que se adapte ao seu orçamento. O preço médio dos automóveis novos, na Europa, aumentou 77%, entre 2010 e 2024, ultrapassando em muito o poder de compra das famílias.

UM DESIGN EXTERIOR SIMPLES E ÓBVIO

Na história da indústria automóvel, os automóveis populares de maior sucesso distinguiram-se todos por um design inovador.

Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado e de Design Exterior da Dacia: “A nossa ambição ao reinventar o verdadeiro automóvel do povo era dar-lhe um design distinto e memorável. Um automóvel que pudesse ser esboçado com três traços de lápis.”

O Dacia Hipster Concept destaca-se pelo seu design muito simples e robusto: um bloco firmemente assente em quatro rodas, posicionadas nos quatro cantos. Nãovãos, nem na frente, nem na traseira.

Esta simplicidade reflete-se no design da dianteira, que é totalmente horizontal e incorpora faróis elegantes que conferem ao Dacia Hipster Concept um aspeto sério, mas simpático. 

A prioridade é dada à funcionalidade na traseira: a porta traseira cobre toda a largura do Dacia Hipster Concept e abre-se em duas partes, para proporcionar um acesso ultra prático à bagageira.

Dacia Hipster Concept – uma visão alternativa da mobilidade elétrica: ultra-acessível, ultra-essencial, “à la Dacia” 15
Dacia Hipster Concept

Fiel à sua experiência em design-to-cost, o Dacia Hipster Concept apresenta um design inovador das luzes traseiras. Posicionadas atrás da janela da porta traseira, não requerem um painel de vidro próprio.

Em consonância com esta abordagem, o Dacia Hipster Concept foi concebido com uma única cor de carroçaria e apenas três peças pintadas: a frente do carro e os elementos de entrada das portas laterais.

A robustez do design do Dacia Hipster Concept é ainda reforçada pela generosa proteção lateral em Starkle® – um material parcialmente derivado da reciclagem, criado pelos engenheiros da Dacia – e pelas proteções dianteiras e traseiras tingidas na sua própria composição, em linha com a abordagem Robusta e Aventureira da Dacia.

O Dacia Hipster Concept não é como os outros automóveis. Ele vai direto ao ponto, e isso fica evidente desde o primeiro momento em que o vemos: o puxador exterior da porta exterior foi substituída por uma alça, que é mais leve, mais barata… e igualmente prática.

MAIOR POR DENTRO DO QUE POR FORA 

O interior do Dacia Hipster Concept foi otimizado para oferecer um espaço excecional, dadas as suas dimensões exteriores compactas.

O interior segue de perto as formas cúbicas da carroçaria, particularmente com janelas e pára-brisas muito verticais, para aproveitar, ao máximo, o espaço disponível. A secção dianteira envidraçada do tejadilho proporciona luz, contribuindo para a sensação de espaço. Para reduzir custos e peso, as janelas laterais são deslizantes.

Quatro adultos podem sentar-se confortavelmente no Dacia Hipster Concept. A posição dos bancos do condutor e do passageiro da frente é idêntica à do Dacia Sandero, garantindo o conforto e uma visão segura da estrada. O acesso aos bancos traseiros é facilitado pela ampla abertura da porta e pelo banco do passageiro dianteiro que se inclina para a frente.

A Dacia prestou especial atenção ao design dos bancos, a fim de combinar conforto e facilidade de utilização, com a redução de peso e custos. O seu design foi simplificado com uma estrutura visível combinada com um tecido técnico de malha particularmente acolhedor. Os bancos dianteiros são fundidos para formar um banco corrido, uma característica simples e acolhedora que é mais uma referência aos icónicos automóveis populares do passado. Por fim, os encostos de cabeça abertos ajudam, mais uma vez, a otimizar o peso.

Dacia Hipster Concept – uma visão alternativa da mobilidade elétrica: ultra-acessível, ultra-essencial, “à la Dacia” 16
Dacia Hipster Concept

Concebido para a vida real, o Dacia Hipster Concept é adequado para todas as situações do dia a dia. Graças ao banco traseiro rebatível, a capacidade da bagageira pode variar entre os 70 litros, com quatro passageiros, e os 500 litros com dois passageiros.

Para aumentar o conforto e a segurança, o painel de instrumentos incorpora dois airbags para o condutor e o passageiro.

Para responder da forma mais precisa possível às necessidades específicas de cada um, o interior do Dacia Hipster Concept é «YouClip® native». Equipado, de série, apenas com o essencial, o interior pode ser personalizado, utilizando a gama de acessórios YouClip® desenvolvida pela Dacia. Os 11 pontos de fixação YouClip estão distribuídos pelo painel de instrumentos, painéis das portas e bagageira. Podem acomodar vários acessórios, tais como suportes para copos, apoios de braços, luzes de teto, etc… 

Dacia Hipster Concept – uma visão alternativa da mobilidade elétrica: ultra-acessível, ultra-essencial, “à la Dacia” 17
Dacia Hipster Concept

A conectividade e a tecnologia digital são agora características essenciais, ajudando a simplificar e otimizar a utilização diária do automóvel, particularmente com a estação de carregamento para smartphones, que se mantém fiel à filosofia BYOD (Bring Your Own Device) da Dacia. Permite uma conectividade perfeita entre smartphones e automóveis.

O smartphone torna-se mesmo uma chave digital para destrancar e ligar o automóvel. Assim que o condutor se senta, a base funciona como um ecrã multimédia para apresentar a sua aplicação de navegação favorita. Também serve como sistema de áudio do Dacia Hipster Concept, ligado a um altifalante Bluetooth portátil compatível com o YouClip.

Dacia Hipster Concept – uma visão alternativa da mobilidade elétrica: ultra-acessível, ultra-essencial, “à la Dacia” 18
Dacia Hipster Concept

A partir de hoje, o Dacia Hipster Concept passa a estar entre os modelos disponíveis na aplicação Dacia AR, que pode ser descarregada através do código QR.

Dacia Hipster Concept – uma visão alternativa da mobilidade elétrica: ultra-acessível, ultra-essencial, “à la Dacia” 19

 

Artigo anterior

Novos Sandero, Sandero Stepway, Jogger e Logan: ainda mais do essencial, sem deixar de ser acessível

Artigo seguinte

Renault 5 Turbo 3E entusiasma nas suas primeiras voltas públicas no histórico rali Tour de Corse

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.