Artigos

Novo Lancia Stratos recebe luz verde!

O Lancia Stratos é um automóvel intemporal, criou história, partiu corações e ganhou fãs por todo o mundo. Um desses fãs é o designer alemão, Michael Stoschek, que “contratou” Pininfarina para criar um Lancia Stratos Moderno, na plataforma do Ferrari F430 Scuderia. Ao que parece este novo Lancia Stratos recebeu a luz verde para uma produção limitada.

O projecto, apelidado de “New Stratos”, foi revelado ao mundo em 2010, e embora originalmente tenha sido concebido como única unidade especial, a maioria das pessoas ficou a ansiar a produção do modelo.

Infelizmente, a Ferrari viu que o Stratos poderia ser mais interessante do que a sua base (F430), pelo que acabou por retirar o seu apoio ao projecto, apesar de todos os elogios. O responsável pela Ferrari na altura Luca di Montezemolo ainda chegou a dar umas voltas à pista de Fiorano ao volante deste automóvel.

Sem o consentimento da Ferrari, Pininfarina e todos os outros fornecedores ligados à Ferrari retiraram-se do projeto, fazendo com que este automóvel caísse no esquecimento. Na semana passada, Paolo Garella da Manifattura Automobili Torino anunciou que irá produzir 25 exemplares do novo Lancia Stratos.

MAT é a empresa italiana de engenharia com sede em Turim que ajudou a Scuderia Cameron Glickenhaus a desenvolver o SCG003. A empresa tem um projecto com a Apollo na Intensa Emozione, e logo que possivel começará a trabalhar no novo Stratos.

A Garella já tinha “prestado serviço” a Pininfarina durante o projeto New Stratos. Esta experiência assegurará que a sua nova empresa MAT garanta o respeito e a fidelidade ao projecto original do New Stratos.

Os detalhes estão bem guardados até à sua revelação, que ocorrerá no dia 6 de Março no salão automóvel de Genebra. O que se sabe, é que o novo Stratos utilizará uma carroçaria em fibra de carbono e está “afinado” em prol da facilidade de condução, leveza e equilíbrio. O primeiro dos 25 exemplares tem a entrega programada para Abril deste ano.

Como tínhamos

dito anteriormente, o New Stratos de Stoschek teve como base uma plataforma mais curta do Ferrari F430 Scuderia. O motor era o da Ferrari 4.3 Litros V8 com 532 cavalos de potência e 519Nm de binário, que envia a potência para as rodas traseiras através de uma caixa sequencial de 6 velocidades.

Para sabermos mais, teremos de aguardar pela apresentação no salão automóvel de Genebra!

Artigo anterior

Estes são os 5 melhores automóveis da Mercedes! (Vídeo)

Artigo seguinte

Peugeot 308 SW 1.2 Puretech GT Line: Estilo e dinâmica!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.