Novo Lancia Gamma será produzido na fábrica da Stellantis de Melfi, em Itália
- A Stellantis confirmou que o novo Lancia Gamma será produzido, a partir de 2026, na histórica fábrica da Stellantis de Melfi, selecionada pela sua excelência na produção.
- Melfi será um local-chave para produzir o novo Lancia Gamma na plataforma multienergia STLA Medium.
A Stellantis anunciou que o Lancia Gamma, o próximo veículo do renascimento da Lancia, concebido e desenvolvido em Itália, será produzido na fábrica de Stellantis de Melfi, em Itália, marcando o regresso da Lancia a esta unidade, onde a segunda geração do Ypsilon foi anteriormente produzida, entre 1995 e 2003. Reconhecido como um dos centros de excelência da empresa, este local foi escolhido pela sua elevada qualidade de produção e pelo seu papel estratégico na transição para a mobilidade elétrica.
Situada na região de Basilicata, a fábrica de Melfi é um símbolo do destreza italiana e da inovação tecnológica. Durante anos, Melfi tem sido uma pedra angular de produção automóvel nacional e internacional, combinando a arte italiana com as mais avançadas tecnologias de fabrico. O Lancia Gamma será construído, a partir de 2026, com base na plataforma multienergia STLA Medium, reafirmando o compromisso da Lancia em impulsionar a transformação, rumo a uma mobilidade sustentável e de qualidade superior.
A decisão de produzir o novo Gamma em Melfi reflete o empenho da Stellantis em promover os produtos fabricados em Itália. Esta decisão não só reforça a ligação da Lancia às suas raízes nacionais, como também sublinha a importância de investimento em territórios locais, visando a criação de produtos inovadores e de vanguarda.
O novo Lancia Gamma representa mais um passo em frente no renascimento da marca, após o sucesso do novo Ypsilon.
“O novo Lancia Gamma representa um marco na nossa viagem em direção ao futuro. Ele incorpora o compromisso da nossa marca para com a sustentabilidade e o elevado desempenho, enquanto celebra a elegância inconfundível que definiu a Lancia durante décadas. Ao produzi-lo na histórica fábrica de Melfi, estamos a reforçar a nossa ligação à rica herança automóvel de Itália e a avançar com a nossa visão para um futuro eletrificado. O Gamma mostrará o que de melhor a Lancia representa: inovação, estilo e uma busca incessante pela excelência”, afirmou Luca Napolitano, CEO da Lancia.
Inaugurada em 1994, a fábrica de Melfi é, desde há muito, um protagonista-chave na produção automóvel global, sendo atualmente responsável pela produção dos modelos Jeep Compass e Jeep Renegade. Com os seus processos de produção altamente automatizados e uma forte atenção à sustentabilidade, a fábrica continuará a desempenhar um papel fundamental na estratégia de eletrificação da Stellantis.
Este anúncio faz parte da estratégia mais ampla de revitalização da Lancia, que inclui um regresso ao mercado europeu, através de uma rede composta por mais de 70 concessionários.
Sem comentários