NoticiasComunicados de Imprensa

Novo Audi e-tron Sportback SUV Coupé da família e-tron

O primeiro Sportback 100% elétrico da Audi: desportivo, design elegante e eficiência reforçada; coeficiente aerodinâmico com valor CX de apenas 0,25.

Tração integral elétrica, potência total do sistema até 300 kW (408 cv) e autonomia até 446 km (ciclo WLTP).

Inovadores faróis digitais matrix LED, disponíveis pela primeira vez num veículo de produção em série.

“O futuro é elétrico”: a Audi mantém-se fiel à estratégia que alia a mobilidade elétrica à conectividade e à digitalização, numa era em que o veículo ganha outras características e funcionalidades, apresentando o segundo modelo da sua gama e-tron. O novo Audi e-tron Sportback é a reinterpretação do design de um coupé que combina um estilo desportivo com versatilidade. Oferece tração integral elétrica, potência total do sistema até 300 kW (408 cv) e autonomia até 446 km (ciclo WTLP), valores que proporcionam performances incríveis e comportamento dinâmico muito ágil. Os faróis digitais Matrix LED são uma nova funcionalidade, disponível pela primeira vez num veículo de produção em série. Chega a Portugal durante a primavera, com um preço a partir de 72.618 euros, que inclui contrato de manutenção e extensão de garantia, ambos com uma duração de 4 anos ou 80.000 km.

O novo Audi e-tron Sportback é a reinterpretação do design de um coupé que combina um estilo desportivo com versatilidade, para uma utilização quotidiana e soluções tecnológicas que não deixam ninguém indiferente. Em combinação com uma gama abrangente de opções de carregamento em casa e na estrada, pode usufruir-se de uma condução totalmente elétrica sem compromissos. A linha coupé do tejadilho destaca o caráter desportivo do novo modelo, enquanto a dinâmica configuração Sportback expressa a paixão pela inovação. O interior do veículo também oferece uma atmosfera decididamente elegante, com o pacote opcional Audi Design Selection.

Estética pioneira: desenhado para emocionar

O novo Audi e-tron Sportback combina a potência de um espaçoso SUV com a elegância de um coupé de cinco portas. O comprimento total é de 4901 mm, a largura de 1935 mm e a altura de 1616 mm. Apresenta elementos puramente desportivos, como a impressionante grelha singleframe octogonal, proeminentes guarda-lamas ou uma escultural secção traseira, em que a linha do tejadilho levemente inclinada dá um sinal inconfundível de que é um Sportback. O contorno inferior da terceira janela lateral eleva-se para a secção traseira, o que é uma característica típica do Sportback. Um conjunto de elementos em perfeita sintonia com a linguagem de design da marca. Mas, também, com detalhes exclusivos da gama elétrica, como as barras verticais da grelha em cinzento prata ou a ausência de saídas de escape no difusor traseiro.

Aerodinâmica de topo: coeficiente com valor Cx de 0,25

O Audi e-tron Sportback com a linha exterior S line e os espelhos retrovisores virtuais, consegue um excelente coeficiente aerodinâmico, com um valor Cx de apenas 0,25, ainda melhor do que o seu modelo irmão Audi e-tron. Isto deve-se, principalmente, à forma coupé da carroçaria e ao coeficiente aerodinâmico mais baixo associado à secção traseira do carro. Este design minimiza a turbulência, o que acaba por beneficiar também o consumo. No ciclo WLTP, o SUV coupé tem uma autonomia até 446 km com uma única carga da bateria. Uma autonomia superior ao e-tron em cerca de 10 km, o que pode ser atribuído a uma carroçaria aerodinamicamente mais favorável. Os espelhos retrovisores exteriores virtuais opcionais, cujos suportes em forma de asa integram pequenas câmaras, representam mais um fator de eficiência.

Inovação num veículo de produção em série: os faróis digitais matrix LED

Com os faróis matrix LED como equipamento topo de gama, a Audi apresenta mais uma inovação em estreia mundial num veículo de produção em série. Divididos em minúsculos píxeis, o seu feixe de luz pode iluminar a estrada em alta resolução e com grande alcance, iluminando apenas as áreas necessárias. O design baseia-se na tecnologia DMD (digital micromirror device), que é também usada em muitos projetores de vídeo. O coração do sistema consiste num pequeno e revolucionário chip que contém um milhão de micro espelhos, cada um com um comprimento de apenas alguns centésimos de milímetro. Com a ajuda de campos eletrostáticos, cada micro espelho individual pode ser ajustado até 5000 vezes por segundo. Dependendo da regulação, a luz LED é direcionada através das lentes para a estrada ou é absorvida de modo a dissimular áreas do feixe de luz.

No Audi e-tron Sportback a luz digital, que entrará em produção em série este ano, possui múltiplas funções. Pode, por exemplo, produzir animações dinâmicas de “leaving/coming home”, que aparecem projetadas numa parede ou no chão. Esta apresentação transforma a área em frente ao carro num local particularmente iluminado.

O sistema de iluminação digital proporciona uma precisão excecional através de versões da luz de médios nas curvas, zonas urbanas e estradas, e também complementa a luz dos máximos, criando zonas de penumbra entre os outros utilizadores da estrada com uma precisão ainda maior. Acima de tudo, oferece funções inovadoras, como luz de faixa e luz de orientação. Nas autoestradas, a luz de faixa cria um tapete de luz que ilumina a faixa utilizada e que se ajusta dinamicamente quando se muda de faixa. Desta maneira, é melhorada a perceção do condutor sobre a faixa relevante e contribui para melhorar a segurança nas estradas. Além disso, a luz de orientação usa áreas escuras dissimuladas do feixe de luz para mostrar, de forma previsível, a posição do veículo na faixa, apoiando, especialmente em estradas estreitas ou em zonas de autoestradas em obras, a assistência de centralização da faixa. A função de luz de marcação também é usada em conjunto com o assistente de visão noturna (night vision), opcional. A luz alerta automaticamente a atenção para os peões que o sistema detetar, reduzindo assim o risco daqueles que circulam nas bermas da estrada.

Artigo anterior

Novas propostas Bi-Fuel da Renault

Artigo seguinte

Toyota entrega carro novo em casa

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.