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Honda Civic Sedan Executive 1.6 I-DTEC: É mesmo um Civic?

Estivemos ao volante do Honda Civic Sedan com a motorização diesel 1.6 I-DTEC, um automóvel espaçoso, confortável, fiável, económico e que causa muitas duvidas a quem passa. É mesmo um Civic? Houve quem até o comparasse a um Accord dado o seu tamanho. Apesar do aspecto mais familiar, este Honda Civic Sedan deixou intacto o bom comportamento dinâmico e o estilo desportivo no interior.

A carroçaria ficou mais comprida, a largura mantém-se e perdemos uns milímetros de altura, face à versão hatchback ganhamos cerca de 10 centimetros. O estilo exterior mantém-se semelhante, embora mais conservador e menos desportivo que a versão hatchback, temos uma traseira mais comprida e saliente, mas o design das ópticas dianteiras e farolins mantém-se. Ganhamos uma grelha cromada, puxadores das portas cromados e moldura dos vidros também cromada nesta versão Executive. Perdemos um spoiler traseiro e o formato mais radical da tampa da bagageira da versão hatchback.

A Honda quis voltar aos tempos em que o Civic tinha versões sedan. Alguém se lembra dos Honda Civic Sedan da 5ª geração com um interessante motor 1.6 VTI de 160cv? Ou mesmo do Honda Civic da 2ª geração que também tinha uma versão Sedan? Pois é, essas versões estavam praticamente extintas desde 2006 a altura em que deixou de ser produzida a 7ª geração do Honda Civic que mantinha a versão hatchback, coupé e sedan. Parece que após todos estes anos a marca nipónica voltou a apostar num estilo de carroçaria mais conservador, mas não menos inteligente. Esta foi uma das formas de agradar aqueles que não pretendem o aspecto tão radical da carroçaria hatchback e que privilegiam um automóvel mais discreto e espaçoso. Os mais desentendidos tecem comentários como: “Será o novo Accord?”

Nesta versão Executive contávamos com ópticas Full-LED, farolins LED, jantes de 17 polegadas envolvidas em pneus 215/50R17, antena barbatana de turbarão, entre outros.

No interior temos uma boa qualidade de construção e materais, um design moderno e desportivo e espaço para dar e vender. É possivel viajar quase de perna cruzada nos lugares dianteiros e traseiros, embora não seja conveniente quando desempenhamos a tarefa do condutor. A bagageira também não desilude, uma vez que cresceu mais de 100 Litros face à versão hatchback, contando agora com 519 litros de capacidade. Há no habitaculo do Honda Civic, materiais com menor qualidade, como é normal neste segmento, no caso do Honda Civic estes estão colocados maioritariamente abaixo da cintura, o que nos dá uma percepção mais optimista da qualidade dos interiores. O “ouro sobre azul” é mesmo os assentos que tem um excelente apoio lombar e oferecem um conforto digno de registo.

A versão “Executive” está dotada de equipamento, contamos com carregador Wi-Fi, sensores de chuva e luminosidade, chave mãos livres, Travão de Estacionamento Eléctrico, Espelhos das portas aquecidos com regulação eléctrica, A/C Automático Dupla zona, câmara traseira de auxílio ao estacionamento com diferentes visualizações, Espelho Retrovisor Interior com Escurecimento Automático, Teto de abrir em vidro, chave mãos-livres e ainda assentos aquecidos nos lugares dianteiros e traseiros.

A posição de condução é de excelência, contamos com todos os comandos “à mão” e focados no condutor, a configuração do assento e coluna de direcção permite-nos adoptar facilmente uma postura de condução mais confortável ou mais desportiva, sem que para isso soframos desconforto. Este factor ajuda a que sintamos uma maior conexão com o automóvel e maior prazer de condução.

O sistema de navegação e multimédia é digno da excelência. Tem uma óptima apresentação e funções a perder de vista, junta-se a um ecrã táctil de 7 polegadas, rádio AM/FM/DAB, Apple CarPlay, Android Auto, radio via internet, aplicação Aha e ainda browser para acesso à internet. Continua com 2 entradas USB, HDMI e está ligado a 11 altifalantesde elevada potência. Este sistema requer alguma habituação, devido ao número de funções e aplicações disponíveis.

O painel de instrumentos é colorido e completo, as informações aparecem de forma clara e são bastante completas, uma vez que para além dos tradicionais dados de viagem e consumos, temos dados da navegação, multimédia, telefone e sistemas de segurança.

A condução do Honda Civic Sedan permanece semelhante à do Honda Civic Normal, continuamos por isso a contar com um automóvel bastante equilibrado. A direcção é directa, a caixa de velocidades é bem escalonada e tem um dos melhores manuseamentos do segmento e o chassi e afinação de suspensão também dignos de registo, oferecem ao Honda Civic um comportamento formidável em curva e em qualquer situação, seja a ritmos mais despachados ou em viagens mais calmas, onde este consegue reunir o melhor dos dois mundos, sendo sempre um automóvel confortável e eficiente em qualquer situação.

O motor 1.6 I-DTEC é provavelmente um dos melhores motores do segmento, tem 4 cilindros, 120cv de potência 300Nm de binário e é tão redondo que às vezes até nos esquecemos que estamos a conduzir um diesel. É um motor disponivel e económico que é capaz de oferecer andamentos vivos ao Honda Civic Sedan e torná-lo ainda mais atractivo, para quem ainda tem o diesel como a sua principal opção. Os consumos no nosso ensaio rondaram os 5,5 Litros a cada 100km, percursos mistos com e sem trânsito. Contudo, sabemos que estes consumos podem baixar com o pé direito em posição mais vertical. Em termos de performance, temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em cerca de 10 segundos e uma velocidade máxima de 200km/h.

Na segurança, nada falta ao Honda Civic Sedan, temos ajuda ao estacionamento, sistema de ajuda ao arranque em subida, aviso de transposição involuntária de faixa, aviso de fadiga do condutor, travagem activa de emergência, entre outros. Nos testes Euro NCAP o Honda Civic obteve as 5 estrelas com 92% na protecção dos adultos, 75% na protecção das crianças, 75% na protecção dos peões e 88% nas ajudas à condução.

Em termos de preços o Honda Civic 1.6 I-DTEC está disponivel na versão Hatchback Comfort a partir dos 27.300,00€. Paga de IUC: 145,05€.

Fotos: Catarina Rodrigues

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