Noticias

Ford Focus ST revelado com 280cv!

Depois de vários protótipos em testes sem sinal de vídeos ou fotos “teaser”, a Ford decidiu “tirar o véu” ao Ford Focus ST!

A estreia pública está agendada já para o próximo mês no salão automóvel de Genebra, o novo Ford Focus ST estará disponivel com dois tipo de carroçaria e duas motorizações como acontecia já com o seu antecessor!

Debaixo do capô estará um motor 2.3 litros com 4 cilindros, maior e mais potente, que debita 280cv às 5.500rpm e 420 Nm de binário das 3.000 rpm às 4.000 rpm. Estes números representam um crescimento de 12% no que toca à potência e de 17% no binário face ao anterior motor 2.0 litros do Focus ST anterior.

De acordo com a Ford, esta receita proporciona uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 6 segundos. Pela primeira vez, o Ford Focus ST conta com um diferencial electrónico que melhora a tração e a estabilidade.

A unidade 2.3 litros toda em alumínio conta com alguns sistemas herdados do Ford GT e da pick-up Ford Raptor F-150, falamos da tecnologia anti-lag que promete uma “entrega de potência imediata no modo de condução desportivo. Quando o condutor solta o pedal do acelerador, o anti-lag mantém o turbo carregado de forma a que consigamos ter uma resposta imediata logo quando voltamos a esmagar o pedal do lado direito.

Há quem continue a apostar nos Diesel e para essas pessoas também há uma alternativa, falamos do Ford Focus ST diesel com o motor 2.0 Litros EcoBlue que debita 190cv de potência às 3500rpm e 400Nm de binário das 2000rpm às 3000rpm. Esta é a motorização mais potente a diesel a estar disponivel no Ford Focus.

Ambos os motores terão uma caixa manual de 6 velocidades com curso curto ou uma caixa automática de 7 velocidades. No motor a gasolina com caixa manual podemos ter a opção rev-matching, em que o novo Ford Focus ST fará automaticamente o ponta-tacão nas reduções de caixa. Esta função pode ser desactivada para quem prefere uma experiência de condução mais pura. Já a versão de caixa automática vem com patilhas da caixa no volante e Shift Scheduling que ajusta as trocas de caixa consoante o estilo de condução no momento.

O novo Ford Focus ST tem como base a nova plataforma C2 do Ford Focus convencional, como seria de esperar foram realizadas várias alterações para tornar este modelo verdadeiramente desportivo como a suspensão, a travagem e o motor. A Ford declarou que “o novo Ford Focus ST é o mais ágil de todos os tempos, na estrada e nos circuitos.”

O desportivo americano também conta com suspensão adaptativa que está disponivel de série para os modelos de 5 portas. Em comparação com o Ford Focus convencional, a versão ST é 20% mais firme na dianteira e 13% mais rígido na traseira, assim como a altura ao solo foi reduzida em 10mm.

Não percam aqui o ensaio ao Ford Focus ST Line 1.5 TDCi.

Artigo anterior

Volvo V60 D4 Inscription: Design, tecnologia e segurança!

Artigo seguinte

Interior do novo Land Rover Defender revelado antes do tempo!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.