NoticiasTestes

Volvo V60 D4 Inscription: Design, tecnologia e segurança!

A nova Volvo V60 não deixa ninguém indiferente, principalmente quando se fala na versão topo de gama Inscription acompanhada pela motorização D4 que alia a performance à eficiência. Como se trata de um Volvo podemos esperar design, tecnologia e acima de tudo segurança!

A Volvo V60 segue a linha de design da Volvo que já estava presente na Volvo V90, pelo que podemos dizer que temos uma Volvo V90 mais pequena, ainda assim com 4,76m. A distância entre eixos é também generosa com 2,87m. Dimensões à parte, é logo no design que a Volvo V60 capta atenções, é um automóvel elegante e imponente, que ganha cada vez mais admiradores num segmento exigente e difícil. Relembramos que a Volvo está com um crescimento acentuado nas vendas em todo o mundo, conquistando cada vez mais clientes a um segmento dominado pelas marcas alemãs quase desde sempre.

A linguagem atractiva de design na Volvo V60 traduz-se no capô alto, longo e direito, na grelha típica da Volvo que se encarrega de quase toda a dianteira, das ópticas com o design de martelo já conhecidas da Volvo e as molduras cromadas dos faróis de nevoeiro que contrastam com a moldura da grelha também cromada, oferecendo em conjunto um aspecto mais “requintado” à carrinha Sueca. Nas laterais temos linhas direitas mas dinâmicas, uma cintura elevada que deixa pouco espaço aos vidros laterais e portas direitas que contribuem para um design limpo e elegante. O tejadilho desce até à traseira que se inicia com um spoiler, conta com duas saídas de escape e farolins com o design típico da Volvo.

Ainda no exterior há vários elementos que saltam à vista como as jantes de 19 polegadas com dois tons envolvidas em pneus 235/40, as ópticas Full-LED com “Volvo” gravado na extremidade da óptica, as barras de tejadilho longitudinais em alumínio a contrastar com a moldura cromada dos vidros laterais, antena barbatana de tubarão e os farolins traseiros com uma assinatura luminosa inconfundível também com a “inscrição” Volvo. Nas laterais a barra cromada junto à embaladeira conta com o nome da versão topo de gama “inscription”. No equipamento temos vidros traseiros escurecidos, chave-mãos-livres, iluminação “follow me home”, entre outros.

Passando ao interior não há grande novidade, uma vez que se trata de um Volvo temos uma boa qualidade de montagem e de materiais e ainda um design que é dos melhores do mercado. Nos acabamentos temos couro, madeira e alumínio e revestimento a alcatifa em locais como porta-luvas, bolsas das portas e túnel central, até o revestimento das portas abaixo da cintura é emborrachado o que reforça a qualidade premium da Volvo V60.

No que toca ao espaço viajamos com toda a comodidade nos lugares dianteiros e traseiros. Os assentos com extrema ergonomia ajudam-nos a ter viagens realmente confortáveis e os encostos de cabeça anti-chicotada, já habituais nos modelos da marca ajudam a assegurar a protecção da zona do pescoço em caso de acidente. No lugar do condutor e passageiro temos uma regulação de 16 vias eléctrica e com memória. Por último temos uma bagageira com 529 Litros de capacidade que se estendem aos 1441 Litros de capacidade através do rebatimento dos assentos traseiros.

No equipamento interior temos: ar-condicionado de 4 zonas (opcional), com um Ecrã táctil para os lugares traseiros que permite regular a temperatura para cada um dos ocupantes (opcional), temos assentos dianteiros aquecidos, tejadilho panorâmico de dimensões generosas (opcional), espelho retrovisor interior com escurecimento automático, sistema de navegação e multimédia Sensus em ecrã de 9 polegadas, painel de instrumentos digital em ecrã de dimensões também generosas, Head-up display, sistema de som premium Harman Kardon (opcional), sistema de ajuda ao estacionamento com câmara 360º, estacionamento automático, portão traseiro automático, sistema Volvo On Call, modos de condução, entre outros.

O sistema de navegação e multimédia Volvo Sensus é dos sistemas mais completos na indústria automóvel, oferece-nos várias aplicações como Spotify, meteorologia, Tunein, Wikipédia, gravador de áudio, está preparado para Android Auto e Apple CarPlay e ainda temos navegação 3D e várias configurações como luz ambiente no interior, regulações do sistema de som Harman Kardon, temos leitura de mensagens, centros de download, podemos verificar o estado do automóvel e ainda conseguimos ver o nosso desempenho na condução ecológica. Este sistema de navegação e multimédia é intuitivo e tem uma qualidade de imagem digna de registo.

Ao completo sistema de navegação e multimédia juntamos o sistema Volvo On Call, que nos permite através do smartphone, ter a localização exacta da nossa Volvo V60, conseguimos trancar e destrancar portas, regular a temperatura do A/C à distância, alterar o destino da navegação e ainda colocar o automóvel a trabalhar à distância de um clique no smartphone. A Volvo apresentou recentemente uma aplicação chamada Volvo Car Key que nos permite deixar as chaves do automóvel em casa e abri-lo apenas com o nosso smartphone, dando permissão a outras pessoas para abrirem o automóvel se necessário. Familiares, amigos, ou mesmo empresas de renting podem sempre definir uma data de permissão de utilização do automóvel a um determinado utilizador.

Também o painel de instrumentos é de uma agradabilidade e complexidade dignas de registo. Temos um cockpit virtual onde conseguimos visualizar a navegação em 3D para não desviar o olhar da estrada, temos informações da multimédia, temos alertas dos sistemas de segurança, alertas de avarias no veículo, dados de consumos e viagem, entre outros.

No lugar do condutor temos uma posição de condução extremamente agradável, um assento ergonómico e confortável, um volante com pele perfurada e uma boa pega. Os comandos podiam ser mais intuitivos, mas estão todos “à mão”. No que toca à visibilidade a câmara 360º ajuda-nos a quase não precisar de olhar para lado nenhum, mas quando é necessário temos pilares das portas finos que privilegiam a visibilidade e facilitam a condução.

No que toca ao comportamento a Volvo V60 é ágil, dinâmica e prazerosa de conduzir, principalmente quando adequamos os modos de condução à nossa vontade. Temos os modos Eco, Comfort, Dynamic e Individual que ajudam a Volvo V60 a adaptar-se em prol das nossas vontades ao volante.

No modo Eco perdemos rendimento do sistema de climatização e a resposta ao acelerador torna-se mais lenta. O painel de instrumentos muda o tema e passa a oferecer um ponteiro digital que sobe consoante a pressão que aplicamos no pedal do acelerador, aqui conseguimos uma maior sensibilidade para uma condução mais económica e uma maior noção do consumo de combustível.

No modo Comfort a Volvo V60 fica com a suspensão adaptativa mais condescendente, uma direcção mais leve que facilita as manobras e um ajuste do acelerador que nos permite acelerar para ultrapassar quando é preciso, não gastando combustível em excesso.

O modo Dynamic torna a Volvo V60 mais desportiva, através da direcção mais pesada e resposta ao acelerador mais imediata. É neste modo que conseguimos explorar melhor a Volvo V60 com a motorização D4.

O chassi da Volvo V60 é firme e consistente, o que nos leva a abordar curvas de forma assertiva, com um comportamento algo previsível que oferece uma segurança extra sem grandes adornares de carroçaria. A suspensão é condescendente q.b, filtrando bem as irregularidades da estrada aos passageiros, sem que o condutor deixe de ter um bom feedback. A direcção é directa q.b e oferece prazer de condução.

Debaixo do capô está a motorização D4 que é a diesel, tem 2.0 Litros de cilindrada com 4 cilindros, tem 190cv de potência às 4250rpm e um binário de 400Nm entre as 1750rpm e as 2500rpm. A potência é enviada para as rodas dianteiras através de uma caixa automática Geartronic de 8 velocidades que fornece uma agradável utilização no modo automático, mas que se torna algo lenta e pouco obediente no modo manual, principalmente no modo desportivo.

No que toca a prestações temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 7,9 segundos antes de atingirmos uma velocidade máxima de 220km/h.

Os consumos são dignos de registo, uma vez que rondaram os 6,4 Litros a cada 100km em percursos mistos com e sem trânsito. Não nos podemos esquecer que se trata de um modelo com 190cv de potência, 2.0 Litros de cilindrada e caixa automática, que pesa 1690kg.

No campo da segurança a Volvo V60 é dos automóveis mais completos do mercado, temos aviso de ângulo morto, aviso de transposição involuntária de faixa com correcção de volante, sistema de estacionamento autónomo, cruise-control adaptativo com função stop and go e o sistema Pilot Assist que alia o cruise control adaptativo com função stop and go à ajuda à assistência de direcção. A extensa lista de equipamento de segurança continua com a travagem activa de emergência com detecção de peões, luzes de máximos automáticas, sensores de chuva e luminosidade, airbag de ciclistas, encostos de cabeça anti-chicotada e retrovisor interior com escurecimento automático.

As safety cages são pontos de reforço da carroçaria feitos em ligas rígidas mas leves que protegem melhor os ocupantes da Volvo V60 em caso de colisão.

Nos testes Euro NCAP a Volvo V60 obteve as 5 estrelas com 96% na protecção dos adultos, 84% na protecção das crianças, 74% na protecção de peões e 76% nas ajudas à condução.

Falando em preços, a Volvo V60 está disponível a partir dos 43.049,00€ versão de entrada de gama com o motor D3 de 150cv a diesel e caixa manual de 6 velocidades. A versão Inscription tem o preço base de 53.119,00€ e a versão ensaiada custa 71.398,00€. Paga de IUC: 258,78€.

Fotos: João Santos

Artigo anterior

Mazda MX-5 NB Roadster Coupe Type S está "à venda"!

Artigo seguinte

Ford Focus ST revelado com 280cv!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.