Artigos

Fomos conhecer o Alpine A110 no novo Alpine Center em Lisboa!

A Alpine chega a Portugal com uma imagem de marca bastante premium e exclusiva, tem direito a um showroom especifico e único no país que transpira o pedigree Alpine e o seu historial!

Quando, a 25 de Junho de 1955, o jovem de 33 anos, Jean Rédélé criou a “Société des Automobiles Alpine”, estava longe de pensar quão bem-sucedida seria esta marca de automóveis desportivos, com fortes ligações ao mundo da competição automóvel. Passados mais de 60 anos, o legado da Alpine mantém-se vivo e é com esta dinâmica que chega a Portugal.

O novo Alpine A110 faz-nos lembrar o original e foi apresentado no salão automóvel de Genebra em 2017, desde então tem ganho fãs, tornando-se um sucessor a altura de defender o magnifico legado deixado pelo seu “antepassado”. Conta com um design interessante e performances que deverão satisfazer até o mais purista dos amantes de automóveis.

O seu baixo peso, tamanho compacto, altura ao solo reduzida e motor disponivel faz com que precisemos de um desportivo mais caro e gastador, para obter sensações semelhantes. O segredo deste baixíssimo peso de apenas 1080kg, deve-se ao facto do novo Alpine A110 contar com uma carroçaria inteiramente em alumínio. A estes factores acrescentamos uma rápida caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades que envia a potência para as rodas traseiras. A distribuição do peso é de 56/44.

O motor 1.8 Litros Turbo debita 252cv de potência, 320Nm de binário e está colocado ao centro. Esta receita proporciona ao novo Alpine A110 uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 4,5 segundos antes de atingir uma velocidade máxima de 250km/h.

A Alpine marcou o seu nome no Rali de Portugal duas vezes na década de 70, mas não se ficou por ai. A marca Alpine afirmou-se em quase todas as disciplinas do desporto automóvel, incluindo a Fórmula 1. Para a história fica também, a vitória do Alpine A 442B nas 24h Le Mans com Jean-Pierre Jassaud e Didier Pironi ao volante.

Marcos históricos da marca:

1955 Criação da Société des Automobiles Alpine. Lançamento do A106

1962 Lançamento do A110

1971 1.ª vitória no rali de Monte Carlo

1973 A Alpine conquista o título de Construtores do Campeonato Mundial de Ralis. A Alpine é adquirida pelo Grupo Renault

1976 Lançamento do A310 V6

1978 A Alpine vence as 24 Horas de Le Mans

1985 Lançamento do GTA

1991 Lançamento do A610

1995 Produção da Alpine descontinuada

2012 Anúncio de um projeto de automóvel Alpine

2015 Apresentação do automóvel de competição Alpine Célébration Concept nas 24 Horas de Le Mans

2016 Relançamento da Alpine e apresentação do show car Alpine Vision

O Centro Alpine foi criado no interior da Renault Chelas, que é actualmente o maior concessionário em actividade no mercado automóvel em Portugal. Para “receber o Alpine” a Renault Chelas conta com uma equipa de profissionais 100% dedicados à marca tanto na comercialização, como na assistência pós-venda, onde a Renault Chelas está dotada com mecânicos Alpine e especialistas no tratamento da carroçaria em alumínio.

Fotos: Renault e Marcelo Caetano

Artigo anterior

OnBoard Hugo Araújo Rampa da Falperra! (Vídeo)

Artigo seguinte

Porsche - Abarth 356B Carrera GTL: Quando a Porsche solicitou a ajuda da Abarth!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *