Noticias

Ferrari P80/C: O super carro para os circuitos com base no 488 GT3!

A marca italiana tentou uma abordagem diferente, em que o P80 / C resultou de uma pesquisa intensiva e detalhada, de um longo desenvolvimento de engenharia e ainda “testes aerodinâmicos muito minuciosos”.

Este automóvel foi encomendado pela TK, um cliente sem nome que a Ferrari descreve como “um grande conhecedor do mundo Ferrari”, o P80 / C é totalmente novo e moderno, é um verdadeiro protótipo desportivo da Ferrari. O que o cliente pretendia era a criação de um protótipo desportivo e moderno inspirado nos Ferrari 330 P3/P4 e no Ferrari Dino 206 S de 1966.

A concepção deste automóvel não foi tarefa fácil para o Centro de design da Ferrari, este automóvel é um produto totalmente novo que não seguia as linhas dos modelos actuais. Os designers da Ferrari tiveram de conceber um modelo que seguia a linguagem de dois automóveis diferentes, tendo em conta que o P80/C teria de ser também um super desportivo focado nos circuitos.

A Ferrari e o cliente decidiram utilizar o chassi do Ferrari 488 GT3 como base, tanto pelo desempenho em circuito, como também pela maior distância entre eixos face ao Ferrari 488 GTB. A utilização dessa plataforma permitiu uma maior criatividade aos designer que elaboraram uma frente mais curta e uma traseira mais longa que confere ao Ferrari P80/C um aspecto mais agressivo.

Outros destaques incluem características que provém dos Ferrari 330 P3/P4, Ferrari DIno 206 S e 250 LM.

O cliente solicitou à marca italiana duas configurações, uma para os circuitos e outra para ter o automóvel em exposição. Para os circuitos temos jantes de 18 polegadae e uma asa traseira de grandes dimensões em carbono, enquanto o pacote de exposição abdica dos “apêndices” aerodinâmicos e dá lugar a umas jantes de 21 polegadas.

O Ferrari P80/C é feito totalmente em fibra de carbono, mas apenas as partes estritamente técnicas foram deixadas com o carbono “à mostra”, a carroçaria foi pintada de “Rosso Vero”. O interior é semelhante ao do Ferrari 488 GT3. Os forros das portas e o painel de instrumentos foram redesenhados e os estofos das backets e os painéis das portas sofreram personalizações.

O facto do Ferrari P80/C não precisar de cumprir homologações da FIA, ajudou na concepção da sua aerodinâmica. Embora tenha como base o Ferrari 488 GT3, o kit aerodinâmico é único e traz uma melhoria de 5% na eficiência geral. E como serve apenas para os circuitos, os faróis foram reduzidos a meras fendas, onde na parte traseira os farolins têm um formato semelhante.

A Ferrari não revelou especificações técnicas, mas é possivel que este Ferrari tenha o motor 3.9 Litros V8 biturbo do 488 GT3 com uma caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades. Como seria de esperar, a Ferrari não revelou quanto pediu ao cliente pela realização deste super carro.

Artigo anterior

Grupo FCA rejeita inicio de parceria com o grupo PSA?

Artigo seguinte

O evento "I.C.E" colocou no gelo alguns super desportivos dos anos 90!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.