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Agilidade para longas viagens: três modelos S TDI com compressor elétrico

Desportivos, potentes, elegantes e confortáveis – os novos S6 Limousine, S6 Avant e S7 Sportback

Impressionante binário máximo de 700 Nm, graças à combinação de um compressor elétrico, um sistema primário de 48 V e um motor V6 TDI

Design dos modelos S: visual desportivo e sofisticado

Já estão disponíveis em Portugal, com preços a partir de 109.010 euros (S6 Limousine), 111.920 euros (S6 Avant) e 116.510 euros (S7 Sportback)

Os novos Audi S6 Limousine, S6 Avant e S7 Sportback são veículos desportivos polivalentes, com uma gama abrangente de tecnologias nas áreas de infotainment e de assistência à condução, aliadas a um potente motor e a uma imagem exterior impressionante em cada detalhe. Três novos modelos S, que oferecem aos clientes agilidade e o desempenho ideal para viagens de maior duração.

Pela primeira vez, a Audi combinou um motor V6 TDI com um compressor movido a energia elétrica e um sistema elétrico primário de 48 volts. A suspensão desportiva S com controlo de amortecimento, o eixo traseiro direcional com controlo dinâmico da direção e os travões em cerâmica são determinantes para uma dinâmica de exceção em curva e em desaceleração. O design marcante, com os visuais sofisticados de um modelo S, confere a estes automóveis desportivos uma presença única.

Uma particularidade dos motores V6 da Audi é a sua eletrificação. A nova tecnologia mild-hybrid utiliza um sistema elétrico primário de 48 volts, proporcionando maior eficiência e comodidade na condução.

O sistema de regeneração permite recuperar energia, armazená-la e voltar a usá-la para outras funções. O sistema start-stop do motor, por exemplo, pode ser utilizado a uma velocidade abaixo de 22 km/h. Quando o condutor retira o pé do pedal do acelerador a uma velocidade entre 55 e 160 km/h, entra em funcionamento o sistema “roda livre”, que desliga o motor durante 40 segundos, para reduzir o consumo de combustível. Além disso, o compressor – acionado através de um motor elétrico – serve de complemento ao turbocompressor, especialmente nos regimes mais baixos e logo desde o momento do arranque.

“Torque kick”: compressor elétrico e 700 Nm de binário máximo

O assombroso binário máximo de 700 Nm está sempre disponível entre as 2500 e as 3100 rpm, pelo que é a base ideal para os clientes que necessitem de fazer grandes viagens. Os modelos S TDI oferecem elevada dinâmica de condução e eficiência: uma combinação especialmente atraente para a condução em longas distâncias.

Com os modelos S6 e S7 TDI, a Audi dá continuidade ao sucesso do SQ7 TDI (consumo combinado de combustível de, respetivamente, 7,9 e 7,8 l/100 km; emissões combinadas de CO2 de, respetivamente, 206 e 203 g/km) num novo patamar: pela primeira vez, os engenheiros da marca acoplaram um compressor elétrico com um sistema elétrico primário de 48 volts. Tal permitiu elevar a potência total do motor V6 TDI de 3,0 litros para 349 cv (257 kW). Com uma cilindrada de 2967 cc, a potência específica é de 117,9 cv/litro e o binário específico é de 235,9 Nm/litro. O V6 TDI pesa apenas cerca de 190 kg.

A força motriz é transmitida a uma transmissão automática tiptronic de oito velocidades, que trabalha sempre em conjunto com o sistema de tração permanente quattro com um diferencial autoblocante central, que distribui o binário pelos dois eixos na proporção 60:40.

Assistente espontâneo: o compressor movido a energia elétrica

Estes modelos trabalham com um sistema elétrico de 48 volts (MHEV), que consiste num gerador e uma bateria de iões de lítio com 10 Ah de capacidade, instalada debaixo do piso da mala. O gerador está ligado à cambota. Nas desacelerações, o sistema consegue recuperar até 8 kW (11 cv) e, com essa energia, alimentar a bateria. O sistema mild hybrid permite a função start & stop abaixo dos 22 km/h. Este sistema permite uma poupança de combustível de 0,4 l/100 km e possibilita andar até 40 segundos “em roda livre”, com o motor a combustão desligado.

O compressor elétrico, acionado por um motor elétrico (alimentado pelo sistema elétrico de 48 V) com o objetivo de reduzir “turbo lag”, oferece um elevado desempenho inicial e ajuda a melhorar a eficiência no consumo de combustível. Isso significa que o EPC (Electronic Power Control – fluxo de entrada de ar que passa pelo compressor elétrico) antecipa qualquer sinal de “turbo lag” e permite uma elevada capacidade de resposta e uma aceleração potente em todas as situações de condução (o “turbo lag” é o tempo da resposta do turbo enquanto se pressiona o pedal do acelerador até ao aumento da pressão de alimentação no coletor de admissão). O compressor não está ligado a nenhuma parte móvel do motor de combustão. É um motor elétrico que aciona a sua turbina de 68 mm de diâmetro. O tempo de resposta do EPC é inferior a 250 milissegundos, a potência é de 7 kW e a velocidade máxima é de 70.000 rpm. O turbocompressor tem capacidade para produzir uma pressão no coletor de admissão até 2,4 bares (absoluta) e para movimentar até 1100 quilos de ar por hora. O EPC, que se assemelha visualmente a um turbocompressor convencional, é montado diretamente no motor, no circuito de admissão.

O resultado: resposta espontânea e impressionante poder de tração ao acelerar, ultrapassar e para mudanças de apoio. A potência do motor 3.0 TDI está imediatamente à disposição do condutor.

Com base nestas especificações, os modelos S TDI combinam impressionantes dinâmicas de condução com alta eficiência, baixo consumo de combustível e baixas emissões. Todos os modelos S TDI têm homologação segundo a norma Euro 6D. Os valores WLTP para o S6 Limousine TDI incluem consumo combinado de combustível de 7,8 l/100 km e emissões combinadas de CO2 de 203 g/km; no S6 Avant TDI o consumo combinado de combustível é de 7,9 l/100 km e as emissões combinadas de CO2 são de 206 g/km); o S7 Sportback TDI apresenta um consumo combinado de combustível de 7,9 l/100 km e emissões combinadas de CO2 de 206 g/km.

Os novos Audi S TDI estão equipados de série com direção progressiva, um componente-chave na agilidade e manobrabilidade. Combina uma resposta direta e desportiva da direção com um incremento na estabilidade, ultrapassando este clássico conflito de objetivos. Opcionalmente, é oferecido o eixo traseiro direcional com controlo dinâmico da direção, que aumenta ainda mais o conforto. Sentem-se as vantagens das intervenções ativas da direção, como a redução do raio de viragem e o aumento da estabilidade a velocidades elevadas ou em superfícies escorregadias.

A suspensão desportiva S, com controlo de amortecimento de série, diminui a altura ao solo dos Audi S6 em 20 mm e do Audi S7 Sportback em 10 mm. Outros elementos específicos S destacam a sua dinâmica.

Os modos disponíveis do Audi drive select alteram diferentes sistemas, como a direção, as características do motor e as tecnologias opcionais, como o controlo de amortecimento da suspensão pneumática desportiva S, o diferencial traseiro desportivo da tração integral quattro ou o eixo traseiro direcional com controlo dinâmico da direção. O modo “individual” permite que diferentes configurações dos respetivos sistemas sejam combinadas. A suspensão pneumática desportiva S, com controlo de amortecimento, faz a sua primeira aparição nos modelos S como uma alternativa explicitamente orientada para o conforto. O diferencial traseiro desportivo, opcional, torna o S7 ainda mais eficiente nas estradas mais sinuosas.

Por sua vez, os travões de seis êmbolos nos novos modelos S proporcionam um desempenho de exceção. As maxilas de alumínio são pintadas em preto (ou, opcionalmente, em vermelho) e incluem o logotipo S. À frente, seis êmbolos para cada disco de travão em aço, com diâmetro de 400 mm, e de 350 mm atrás. Como opção, a Audi oferece travões em cerâmica com maxilas de seis êmbolos, com um diâmetro de 400 mm à frente e 370 mm atrás. Este sistema de travagem pesa menos 9 kg do que o sistema em aço e reduz de forma significativa as massas não suspensas, melhorando as capacidades dinâmicas. O controlo eletrónico de estabilidade (ESC) é agora ainda mais preciso do que no modelo anterior. O condutor pode mudá-lo para um modo Sport ou desligá-lo completamente.

Os novos Audi S6 Limousine, S6 Avant e S7 Sportback são equipados, de série, com jantes de 20 polegadas com pneus 255/40; versões de 21 polegadas estão disponíveis opcionalmente.

Os novos modelos S já estão disponíveis em Portugal, com preços a partir de 109.010 euros (S6 Limousine), 111.920 euros (S6 Avant) e 116.510 euros (S7 Sportback). Preços sem pintura metalizada e despesas administrativas.

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