Ensaios

Dacia Duster 1.5 dCi 4X4: Duro e forte!

O Dacia Duster é o automóvel que se estranha à primeira vista, e que depois nos vai conquistando aos poucos, até que… Colocamos à prova as suas capacidades e ficamos totalmente apaixonados! Este é o ensaio a um dos melhores automóveis da Renault!

O Dacia Duster é um automóvel Low-Cost que nos inspira confiança assim que olhamos para ele. É desprovido de grandes elementos de design, mas transpira dureza e fiabilidade. A grelha dianteira, acompanhada de umas ópticas de dimensões generosas e as jantes 16 com pneus de alto perfil oferecem ao Dacia Duster o ar aventureiro que se procura neste tipo de automóvel. A traseira é curta e alta, o que o torna ideal para enfrentar algumas irregularidades.

Dacia Duster 8

No interior, apesar do design muito simples, contamos com tudo o que precisamos, até estofos em couro! Contamos com ar-condicionado automático, um bom sistema de informação e multimédia MEDIA NAV que é bastante intuitivo e completo e assento do condutor e volante reguláveis em altura. O ecrã táctil de 7 polegadas podia estar colocado numa posição mais elevada, à semelhança do que acontece com aos outros modelos Dacia Logan, Lodgy e Sandero. Os plásticos obviamente poderiam ser melhores, mas voltamos a frisar que se trata de um automóvel low-cost, por isso, os plásticos não podem ser alvo de critica.

Espaço é coisa que não falta, tanto para arrumação como a nível de habitabilidade. Viajamos à vontade, tanto à frente como atrás e os quase 500 litros de espaço na bagageira dão para levar tudo e mais alguma coisa, com a possibilidade de rebater os assentos traseiros, ai ficamos com mais de 1600 litros de espaço.

Dacia Duster 21

O que é verdadeiramente impressionante é o comportamento fora de estrada! Ninguém diz que um automóvel que custa apenas 22.500€ (versão 4×4), consegue passar em riachos, “subir paredes” e passar em buracos de meio metro. Nós fizemo-lo! No dia em que fomos levantar o Dacia Duster decidimos ir até à serra de Sintra à noite, coloca-lo à prova, houve sítios em que hesitamos e pensamos que iamos passar uma noite “ao relento”, mas, a tracção integral safou-nos bem dos problemas que íamos arranjando para a nossa vida. O Dacia Duster é um automóvel que não se nega a absolutamente nada e que passa em locais onde muitos “jipes da velha guarda” se vêem “enrascados” para passar.

O motor 1.5 dCi de 110cv, que equipa o Renault Mégane, chega e sobra para fazer andar e bem o Dacia Duster, pois apesar de ser um SUV, é um automóvel bastante leve, e por isso, temos sempre força e consumos baixos que rondam os 6 Litros. A subir em terra com a tracção integral accionada conseguimos uma média de 6,3 Litros!

Dacia Duster 6

O Dacia Duster para além de ser um automóvel aventureiro e desenrascado, torna-se num bom familiar, pois tem espaço, é económico, tem um manutenção baixa e oferece 3 anos de garantia. Todos os materiais e componentes estão mais que testados, muitos deles eram utilizados em gerações anteriores do Renault Clio e por isso já vem desprovidos de problemas e avarias.

O jipe Romeno está longe de ser uma compra emocional, pois existem outros automóveis mais bonitos pelo mesmo valor, a diferença é que o Dacia Duster oferece-nos, mais espaço, mais motor, mais fiabilidade, e a garantia de uma compra 100% racional, já para não falar que é um óptimo familiar e ainda nos permite uma aventura na serra do fim-de-semana.

O Dacia Duster faz revisões de ano a ano ou de 20.000 em 20.000km e paga de imposto único de circulação 142,12€.

Tiago Neves

Artigo anterior

Saiba porque é que Sabine Schmitz é a rainha de Nurburgring! (Video)

Artigo seguinte

Museu Ferrari Modena: A homenagem a Enzo Ferrari!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.