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Suzuki Ignis 1.2 GLX: Ao volante do SUV mais pequeno do mercado!

O Suzuki Ignis, é considerado o SUV mais pequeno do mercado, mas não é por isso que deixa de ser um bom automóvel, pois o tamanho não é tudo. Ao volante do Suzuki Ignis percebemos o quanto o mercado nacional e os automóveis perderam, durante o período em que a marca deixou de ser comercializada em Portugal. O Suzuki Ignis é fiável, divertido de guiar, tem um design jovem e interessante e é capaz de consumos de combustivel absolutamente satisfatórios!

O Suzuki Ignis provoca um ar de espanto a quem passa e não está habituado a ver automóveis da Suzuki da nova geração. É pequeno, mas é um SUV, é pequeno mas tem um ar radical, é pequeno mas parece divertido. Olhamos para o Suzuki Ignis e percebemos desde logo que é um automóvel diferente do que estamos habituados, tem um design exterior cheio de pormenores, tem um aspecto aventureiro e ao mesmo tempo musculado através da ilharga e guarda-lamas mais corpulentos. Traseira curta, portas altas, capô de tamanho médio, barras de tejadilho, um spoiler traseiro bastante desportivo, uma grelha aberta e desportiva com uma moldura contrastante, e um pára-choques dianteiro com entradas de ar com inspiração num qualquer Super GT ou WRC. Até nas jantes temos a designação do modelo num tom que contrasta com a restante côr, é raro vermos tanto pormenor até em automóveis de segmentos superiores.

Ainda no exterior contamos com luzes de iluminação diurna LED, faróis LED, jantes de 16 polegadas, farolins traseiros LED, capas dos retrovisores em cor contrastante, luzes de STOP em Led, faróis de nevoeiro e luzes de pisca nos retrovisores. A altura ao solo, é a suficiente para passar buracos e subir os passeios das cidades sem grandes medos!

No interior o Suzuki Ignis tem uma boa montagem, apesar dos materais serem todos rijos e nada emborrachados. Contudo, o design do interior é simples, agradável e dificil de cansar, para as pessoas mais conservadoras, haverá sempre outras cores e conjugações menos “berrantes”. Ainda no interior, apesar do tamanho compacto da carroçaria, temos espaço para viajar relativamente à vontade nos lugares dianteiros e traseiros, a bagageira tem 260 Litros de capacidade que se estendem aos 514 Litros através do rebatimento dos assentos traseiros!

Ainda no interior damos destaque a vários equipamentos como: assentos aquecidos (opcional), ar.condicionado automático, entrada auxiliar, 12V e USB, comandos de rádio e telefone no volante, sistema de navageção e multimédia num ecrã táctil com 7 polegadas, cruise-control, limitador de velocidade, botão start de ignição e chave mãos-livres no interior, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro e temos ainda vidros eléctricos nos lugares dianteiros e traseiros.

O sistema de navegação e multimédia da Suzuki, tem boa apresentação é intuitivo, a imagem é boa q.b, embora não seja de excelência, este sistema tem ligação Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink. É possivel reproduzir musica a partir do telefone ou iPod por exemplo, assim como efectuar chamadas, receber chamadas e temos ainda a leitura de mensagens de texto em alta voz. Fica longe de alguns sistemas de navegação que nos permitem descarregar aplicações, que tem informações de trânsito em tempo real, entre outras coisas. Ainda assim, satisfaz a utilização “normal” dos condutores. O computador de bordo, apresenta-nos dados de viagem e consumos, alertas dos sistemas de segurança e temperatura exterior, o necessário.

A posição de condução do Suzuki Ignis é agradável e complementa-se com a pega da caixa de velocidades bastante ergonómica e o estilo desportivo do volante, que também nos ajuda a criarmos um maior interesse na condução do Suzuki Ignis.

O comportamento do Suzuki Ignis não é o de um automóvel de corridas, mas satisfaz bastante numa utilização normal. É confortável q.b, tem suspensões condescendentes, o apoio dos assentos podia ser melhor, mas não nos podemos esquecer que acima de tudo, o Suzuki Ignis é um SUV citadino, concebido para ser ágil e fácil de guiar e consegue-o na perfeição, a manobrabilidade do Suzuki Ignis é uma mais valia, assim como a facilidade na condução. A direcção é leve e podia ser um pouco mais comunicativa.

O motor 1.2 a gasolina de 4 cilindros mostra-nos que não precisamos de um motor “coxo” com recurso a sobrealimentação para termos prestações satisfatórias e consumos absolutamente fantásticos. O Suzuki Ignis com este motor 1.2 a gasolina tem 90cv e 120Nm de binário. É um motor bem mais “redondo” do que estamos habituados com as novas gerações de motores 3 cilindros sobrealimentados com dupla personalidade. Este motor é bastante agradável de utilizar, tem uma entrega de potência bastante linear que não nos deixa a pensar que temos 90cv, mas apenas numa determinada rotação. Consequentemente, conseguimos conduções muito mais serenas, sem termos de andar constantemente a utilizar a caixa para ter força, o que resulta em consumos de 4,9 Litros a cada 100km, que foi o que conseguimos no nosso ensaio em percursos mistos com e sem trânsito.

O Suzuki Ignis 1.2 precisa de 12,2 segundos para atingir os 100km/h e atinge 170km/h de velocidade máxima. A caixa manual de 5 velocidades é bem escalonada e muito agradável de utilizar. Arriscamos dizer que há marcas com maior volume de vendas, que podiam olhar para a Suzuki na forma de conceber motores a gasolina de baixa cilindrada, certamente não ficariam a perder!

No que toca à segurança, a Suzuki dotou o Ignis GLX de alguns sistemas que encontramos em automóveis de segmento superior como: travagem de Emergência Autónoma, alerta de transposição involuntária de faixa e alerta de fadiga. Nos testes Euro N Cap, o Suzuki Ignis obteve duas classificações. Teve 3 estrelas sem os sistemas mencionados acima e 5 estrelas com esses sistemas. Portanto, a versão ensaiada obteve 87% na protecção dos adultos, 79% na protecção das crianças, 77% na protecção de peões e 60% nas ajudas à condução.

O Suzuki Ignis pode ser adquirido a partir dos 13.936,00€ (sem despesas). A versão ensaiada está disponivel por 17.290,00€ sem despesas e pintura metalizada. O preço campanha para a versão ensaiada é de 14.715€ (sem despesas administrativas e pintura metalizada). O Suzuki Ignis com o motor 1.2 paga de IUC: 101,49€.

Fotos de: José da Palma

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