NoticiasComunicados de Imprensa

SEAT Tarraco e-HYBRID chega ao mercado português

O SEAT Tarraco e-HYBRID é o primeiro SUV eletrificado do construtor, juntando-se ao Leon e-HYBRID.

O Tarraco híbrido plug-in combina o propulsor a gasolina com um motor elétrico para desenvolver 245CV de potência e 400Nm de binário.

Graças à sua bateria de 13kWh, proporciona até 49 km (WLTP) em combinado e superior a 50 km em cidade.

O SEAT Tarraco e-HYBRID chega ao mercado português a partir de junho.

A SEAT prossegue em pleno com os seus planos de eletrificação dos seus modelos, aumentando ainda mais os níveis de eficiência. O processo já em curso recebe agora o segundo modelo plug-in da gama com a introdução do seu primeiro SUV eletrificado, o SEAT Tarraco e-HYBRID. 

O SEAT Tarraco já é uma proposta muito tentadora no segmento, e vê agora a sua posição substancialmente reforçada com a introdução do sistema de propulsão híbrida plug-in, que ajudará o grande SUV a diferenciar-se no mercado. Traz consigo uma oferta mais equilibrada entre dinâmica e eficiência.

Desenhado e desenvolvido em Barcelona na sede da SEAT, em Martorell, o SEAT Tarraco e-HYBRID é produzido em Wolfsburg. Disponível com cinco lugares e tração dianteira, chega ao mercado português no próximo mês de junho, com um preço no início do Escalão de Tributação Autónoma abaixo dos 35.000€ sem IVA.

Plataforma motopropulsora e chassis

Por baixo do capot do grande SUV está a sofisticada tecnologia híbrida plug-in que junta um motor a gasolina 1.4 TSI de 150CV (110kW) com um motor elétrico de 85kW (115CV) associados à caixa DSG de seis velocidades com transmissão dianteira, entregando uma potência combinada de 180kW/245CV e 400Nm de binário.

A energia elétrica é armazenada na bateria de iões de lítio de 13kWh colocada em posição baixa na metade traseira do SUV, o que significa que o peso fica com melhor distribuição pelas quatro rodas.

O sistema alterna instantaneamente entre os diferentes modos de condução: propulsão do SEAT Tarraco e-HYBRID em modo 100% elétrico, mistura de propulsão de combustão e elétrica ou com o motor de combustão.

A versão híbrida plug-in assegura um alcance de 49km (WLTP) 100% elétrico, em combinado, e superior a 50km em cidade – perfeito para melhorar a eficiência ou para circular pelas ruas das cidades com restrições mais apertadas na qualidade do ar – e pode ser utilizada até aos 140 km/h, tornando-a incrivelmente versátil. Quando for necessário percorrer distâncias mais longas, o SEAT Tarraco e-HYBRID usa os dois motores, elétrico e a gasolina, para alcançar uma autonomia de 730km sem reabastecimento.

Com a propulsão em modo unicamente elétrica, a entrega de potência é progressiva, mas instantânea, significando que o condutor usufrui de uma imensa dinâmica, muito envolvente e de reação instantânea aos seus desejos.

A tecnologia híbrida plug-in também proporciona um largo poder de controlo do sistema pelo condutor. O SEAT Tarraco e-HYBRID arranca sempre em modo elétrico, havendo energia suficiente na bateria. Mas o sistema pode mudar automaticamente para modo híbrido se a energia disponível na bateria descer de um determinado nível ou se a velocidade ultrapassar os 140 km/h. No modo Hybrid, o condutor também pode escolher conservar o nível de energia elétrica, aumentá-lo ou reduzi-lo para um determinado patamar. O SEAT Tarraco e-HYBRID também dispõe de três níveis de travagem regenerativa, que podem ser ajustados através do sistema de infotainment.

Adicionalmente aos diferentes modos de funcionamento híbrido plug-in (e-Mode, Automatic Hybrid ou Manual Hybrid), acessíveis e configuráveis através do sistema de infotainment, o SEAT Tarraco e-HYBRID também possui dois botões de acesso específico: e-Mode and s-Boost.

No caso do sistema 100% elétrico gastar a carga da bateria até um determinado nível, o grupo motopropulsor ativo o modo híbrido. Uma vez junto de um ponto de carga, necessitando a bateria de energia, bastará colocá-la à carga de forma rápida e simples graças à tomada de carga localizada na zona dianteira no lado do condutor. A recarga demora apenas 3,5 horas através de uma wallbox de 3.6kW ou 5 horas através de uma tomada doméstica de 2.3kW.

O chassis deste grande SUV, que recebe uma estrutura MacPherson à frente e elementos multibraços atrás, além da direção progressiva com assistência elétrica, assegura uma condução envolvente. Assim, sempre que se fizer ao caminho, a diversão fica garantida.

Graças aos modos de condução selecionáveis através do comando rotativo – Eco, Normal, Sport e Individual – a condução e o comportamento do veículo ajustam-se às condições e às exigências do condutor. Com as possibilidades de personalização do modo Individual, ficam disponíveis um enorme número de opções. Portanto, independentemente das condições ou do condutor, o SEAT Tarraco e-HYBRID assegura as melhores características de condução.

A agilidade disponibilizada pelo SEAT Tarraco e-HYBRID é entregue através da plataforma híbrida plug-in. Embora seja evidente necessitar de mais espaço do que um tradicional motor de combustão, está posicionada para maximizar a dinâmica e minimizar o seu impacto no espaço interior.

O peso é distribuído entre a secção dianteira e a traseira do veículo. Por baixo do capot situa-se o propulsor, o motor e a unidade de comando PCU, enquanto na traseira encontramos a bateria de iões de lítio e o depósito de combustível, repartindo as massas pelo SUV de forma equilibrada.

O SEAT Tarraco e-HYBRID encerra os valores a que todos os veículos produzidos pela marca obrigam, mas também acrescenta um impressionante nível de eficiência.

Com a fusão dos sistemas elétrico e de combustão, as emissões de CO2 situam-se entre os 37-47g/km e os consumos entre, somente, 1.6 a 2.1 litros de combustível para cada 100km de viagem, de acordo com os ciclos de teste oficiais. Estes números tornam-se ainda mais impactantes se considerarmos que este grande SUV é capaz de completar a aceleração de 0-100km/h em apenas 7.5 segundos e uma velocidade máxima de 205km/h.

O SEAT Tarraco e-HYBRID prova que a eletrificação é uma tecnologia capaz de entregar inúmeras vantagens e de fazer parte de um futuro brilhante no qual a mobilidade requerida pode ser alcançada reduzindo simultaneamente o impacto no ambiente.

Design exterior e interior

O design mantém os sólidos traços aplicados no Tarraco desde o seu lançamento através das versões Xcellence e FR, permitindo que os clientes ajustem as especificações do veículo às suas necessidades.

Alguns elementos subtis revelam que o SEAT Tarraco e-HYBRID contribui para o caminho futuro da marca rumo à eletrificação, como por exemplo a nova legenda e-HYBRID colocada na traseira.

O forte design interior mantém-se inalterado, com a sensação de espaço, segurança e de um elevado nível de qualidade. Novamente, o foco está na subtileza dos detalhes que anunciam as capacidades do SUV híbrido. Um exemplo está no novo desenho do seletor da caixa de velocidades e nos dois botões específicos da versão: e-Mode e s-Boost.

As dimensões globais do grande SUV garantem que a inclusão dos elementos da plataforma híbrida plug-in impeçam o sentido prático. Exclusivamente disponível com cinco lugares, o SEAT Tarraco e-HYBRID engloba uma bagageira de 610 litros, o que significa que poderá corresponder aos rigores da vida moderna, sejam quais forem as exigências.

O sofisticado painel Digital Cockpit SEAT completa os elementos que focam a atenção do condutor, garantindo toda a informação e os registos necessários, podendo ser configurado à medida das necessidades do condutor ou do tipo de viagem programada.

A tecnologia agiliza a disponibilidade da informação e fá-la sobressair através da mais recente geração de sistemas de infotainment, trazendo uma nova dimensão à funcionalidade que pode ser utilizada no habitáculo e adicionada à envolvência digital a bordo.

A informação, os dados e a facilidade de leitura são herdados de outras versões do SEAT Tarraco, mas a variante e-HYBRID acrescenta informação essencial sobre o modo de funcionamento do veículo, nomeadamente no que concerne ao estado da carga da bateria ou ao alcance disponível em modo 100% elétrico.

Digitalização e Conectividade

À medida que o mundo muda e as nossas vidas digitais ganham importância, a necessidade de se permanecer conectado quando se está no veículo torna-se ainda maior. O SEAT Tarraco já tem integradas as ferramentas que permitem trazer para bordo a vida digital, mas essas capacidades são levadas a outro patamar na versão híbrida plug-in.

O sistema e-HYBRID do SEAT Tarraco amplia a funcionalidade na relação entre o veículo e o utilizador, sendo a app SEAT Connect um painel de controlo. A aplicação pode ser simplesmente instalada no seu dispositivo inteligente, garantindo o controlo remoto sobre uma vasta série de funções que ajudam a maximizar a diversão, mas também a melhorar a segurança.

Fora do veículo, a app SEAT Connect é um livro aberto sobre o SEAT Tarraco e-HYRBID: informação sobre a condução, local de estacionamento, estado do veículo, incluindo portas e luzes, ajuste de alertas de velocidade, para que possa ser informado se alguém a utilizar o seu carro conduzir demasiado depressa, alertas antirroubo, abertura e fecho das portas através do serviço remoto, ou a ativação à distância da buzina ou dos sinais de mudança de direção para uma localização mais rápida do veículo.

Com a introdução do híbrido plug-in, há novas funcionalidades ao dispor do condutor, como o controlo remoto do processo de carga através do e-Manager, o ajuste do ar condicionado – o veículo pode ser pré-aquecido em até 30 minutos, com o sistema a funcionar entre os 15°C a 22°C – bem como a regulação dos horários de partida; tudo a partir da app instalada no smartphone, significando que o grande SUV estará sempre pronto para a sua partida.

Do seu dispositivo digital para o interior do SEAT Tarraco e-HYBRID, a experiência digital é ininterrupta na ligação dos utilizadores com o mundo. O SEAT Tarraco e-HYBRID integra a última geração do sistema de infotainment, incluindo o sistema de navegação com ecrã de 9.2”, otimizando a envolvência do condutor e a conetividade dos passageiros.

Com um ecrã de excelente leitura, o sistema de infotainment garante uma experiência de utilização muito precisa, não apenas pela disposição dos acessos ao sistema, mas também porque adiciona controlos de voz que simplificam a interação do utilizador, tornando as ações simples e intuitivas.

Estamos a utilizar de forma crescente os assistentes domésticos no mundo da eletrónica de consumo. Portanto, aplicar esta tecnologia para o habitáculo é uma progressão natural.

O sistema é acordado com o simples comando vocal “Hola Hola”, a partir do qual as instruções permitem navegar através das diversas funcionalidades, além de que os utilizadores podem fazer correções e referência a comandos anteriores. Assim, encontrar informações de navegação ou procurar uma música torna-se fácil e simples.

E com o recurso ao sistema Full Link, o acesso dos utilizadores às suas vidas digitais torna-se imediato, sejam eles adeptos do sistema operativo Android ou Apple, graças à conectividade Android Auto e Apple CarPlay (usando ligação por cabo). Ligue-se ao sistema de infotainment do veículo e os seus conteúdos digitais ficam de imediato acessíveis, de forma intuitiva e segura, sem distrações na condução, tanto através do sistema de infotainment como dos comandos colocados no volante.

A Unidade de Conectividade Online, com um cartão SIM embutido, assegura que nunca perderá a ligação ao mundo digital.

A integração do eSIM garante a utilização de algumas funções com informação em tempo real, incluindo uma nova dimensão de funcionalidade com informação do tráfego online, bem como a localização, preços e disponibilidades das estações de serviço e de parques de estacionamento.

O eSIM integrado também acrescenta mais um nível de segurança ao incluir o serviço eCall, que contacta diretamente os serviços de emergência em caso de acidente. Esta funcionalidade, não só permite fazer uma chamada de emergência (manual ou automática), como também assegura que informação importante sobre o automóvel seja enviada aos serviços de emergência, tal como a posição do veículo, o tipo de motor, a cor exterior ou o número de passageiros, tornando mais fácil a assistência.

Segurança e conveniência

O maior SUV da marca, agora com uma consciência mais eficiente e ambiental, mantém a aproximação do construtor a um melhor patamar de segurança. O SEAT Tarraco e-HYBRID integra um vasto leque de sofisticadas assistências à condução e de conveniência que permite que se mantenha seguro, estável e confortável independentemente de enfrentar a selva urbana ou uma viagem mais épica.

Sistemas já bem conhecidos, como o Cruise Control Adaptativo e o Assistente de Estacionamento, permitem ao condutor ver mais à frente ou encaixar o Tarraco no lugar certo no final da viagem.

Sistemas adicionais como o Assistente de Faixa ou o Front Assist, que inclui a deteção de peões e de bicicletas, fazem parte do equipamento de série e podem ser complementados com outras tecnologias de segurança como a de Deteção de Ângulo Morto, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Assistente de Engarrafamentos.

A lista de dispositivos disponíveis prossegue com o Assistente de Emergência, Pre-Crash Assist, Assistente de Capotamento e eCall, fazendo do SEAT Tarraco e-HYBRID um automóvel ainda mais capaz de corresponder aos mais exigentes padrões de segurança.

O Assistente de Emergência deteta a inação do condutor atrás do volante e aplica dois suaves toques de travão para o alertar. Se continuar a não haver reação, o sistema, automaticamente, abranda o veículo até à paragem completa.

O Pre-Crash Assist está desenvolvido para preparar o veículo e os seus ocupantes para uma colisão iminente. Os sistemas a bordo ativam-se em conjunto para que os cintos de segurança dianteiros sejam pré-tencionados, as janelas e teto de abrir encerrados e as luzes de emergência ativadas; tudo para mitigar as consequências de um potencial acidente ativando-se em apenas 0.2 segundos de forma a maximizar a eficácia.

O Assistente de Capotamento atua na sequência deste sistema, já que, em caso de acidente, o veículo efetua uma chamada de emergência, desliga o motor, desbloqueia as portas, ativa as luzes de perigo e atua ao nível da ventilação e de outras funções.

O SEAT Tarraco e-HYBRID herda as capacidades do grande SUV e todas as suas imensas conveniências no acompanhamento da vida diária, incluindo uma série de capacidades que tornam o quotidiano mais fácil. Para os que gostam de atrelar outros veículos, o Assistente de Atrelado ajuda o condutor nas manobras de marcha-atrás e de estacionamento. A imagem da câmara de marcha-atrás é usada para ajudar a colocar o atrelado na exata posição pretendida.

E é muito simples de utilizar. O condutor precisa apenas de selecionar a marcha-atrás, de pressionar o botão da ajuda de estacionamento e de recorrer ao comando de regulação dos espelhos para direcionar o movimento do atrelado, bastando-lhe controlar o acelerador e os travões, sendo que o sistema trata dos restantes cálculos.

Junte-se a isto o sistema de Aquecimento em Estacionamento, que permite aquecer o motor e o habitáculo de forma mais rápida em climas extremamente frios, e o acesso sem chave Kessy e o SEAT Tarraco e-HYBRID tem garantidos os melhores padrões de versatilidade.

Ficha técnica

Híbrido Plug-in

Motor de combustão1.4 TSI 150CV (110kW)
Cilindros/Válvulas4-cil – 16v
Cilindrada1,395cc
Diâmetro e curso74.5 x 80.0
Relação de compressão10.0
Potência do motor elétrico85kW/115CV
Capacidade da bateria13kWh
Potência máxima do sistema245CV (180kW)
Binário máximo do sistema400Nm
Velocidade máxima205km/h
Autonomia em Combinado44-49km (WLTP)/55-58km (NEDC)
Emissões de CO2 37-46.4g/km (WLTP)
Consumo1.6-2.0 litros/100km (WLTP)
Artigo anterior

A Casa Perfeita Para Quem Estima o Carro

Artigo seguinte

Gil Antunes melhor Rally2 Kit no Rali Terras D’Aboboreira

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.