ArtigosZoom Eco

Rotax Thunder: O futuro do Karting!

A BRP-Rotax lançou o seu primeiro kart eléctrico, chama-se Rotax Thunder e promete revolucionar o mundo do Karting.

O Rotax THUNDER foi apresentado durante uma conferência de imprensa no circuito da Red Bull em Spielberg, na Áustria. Os jornalistas assistiram ao piloto de Fórmula 3 Ferdinand Habsburg, a testar o novo motor e respectivas baterias num chassi Sodi Kart.

“Estamos orgulhosos de trazer nosso primeiro produto elétrico para o mercado. A mobilidade eléctrica é uma tecnologia em evolução em toda a indústria e agora faz parte do crescente portefólio de produtos da BRP-Rotax. O motor ROTAX THUNDER reflecte o nosso DNA e experiência no mundo das corridas, onde lançámos sempre novos produtos nos vários mercados “, disse Thomas Uhr, Director geral da BRP-Rotax GmbH & Co KG e vice-presidente dos Motores BRP.

O Rotax THUNDER é o primeiro passo da BRP-Rotax nesta nova tecnologia. Pode ser utilizado nos circuitos comuns de karting e a sua manutenção é baixa, a sua utilização também é bastante simples.

O Rotax THUNDER consegue as mesmas ou melhores performances que os motores a combustão normais. Tem um bateria de lítio com 2.5 KWh e o motor debita cerca de 26cv de potência e 46Nm de binário. Esta receita, permite ao Rotax THUNDER com o chassi Sodi atingir os 100km/h em apenas 3,5 segundos, antes de chegar à velocidade máxima de 130km/h.

O motor Rotax THUNDER será vendido através da recém-fundada RIC TECH GmbH, uma “loja” em Spa, líder no desenvolvimento de soluções altamente tecnológicas no campo da mobilidade eléctrica. A BRP-Rotax GmbH & Co KG, é líder na produção e desenvolvimento de motores para veículos recreativos. O motor Rotax THUNDER estará disponível apenas no segundo trimestre de 2018.

“Depois de assinar o acordo com a joint venture em Junho deste ano, o lançamento do Rotax THUNDER é a próxima etapa do nosso relacionamento bem sucedido”, disse Samuele Mazzini, CEO da SMRE. “Juntos, temos um objectivo ambicioso: lançar as bases para o karting elétrico num ambiente de corridas real”.

Sabemos que na Alemanha, o campeonato de Karting Eléctrico já tem o aval da FIA e tem como patrocinios oficiais a Porsche Motorsport, Rotax, DEKRA, Speed Academy, Sodikart e Vega. O campeonato começa em Maio!

Para mais informações sobre o ROTAX THUNDER aceda aqui.

Artigo anterior

As estradas do futuro serão em plástico?

Artigo seguinte

Apple patenteia navegação para automóveis autónomos!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *