Brinquedos sobre rodasNoticiasTestes

BIREL EASYKART: Fomos conhecer o troféu monomarca promovido pelo Kartódromo do Bombarral!

Em Portugal há falta de campeonatos federados de Karting que sejam acessíveis e muitas das vezes o campeonato nacional não é uma alternativa para quem tem poucos recursos. O Sr. Nuno Inácio do Kartódromo do Bombarral está a tentar levar o Karting a mais pilotos, ao lançar um troféu monomarca chamado EASYKART com os mesmos moldes do troféu italiano que utiliza chassis Birel e pretende promover a modalidade e os pilotos a baixo custo.

Já lá vai o tempo em que o Karting era uma modalidade acessível… Actualmente correr no campeonato nacional de Karting pode ser mais caro do que correr em alguns troféus de automóveis. Há quem escolha as rampas regionais, há quem escolha provas piratas pouco seguras, há quem escolha troféus promovidos pelos kartódromos, ou ainda quem prefira gastar dinheiro a correr em troféus monomarca de automóveis que podem ter um custo semelhante ou mesmo mais baixo do que o campeonato nacional de Karting.

O Karting é a melhor escola do automobilismo, a condução mais pura, limpa e precisa vem dos karts e há pilotos conceituados que ainda utilizam os karts para treinar. Por isso, quando chega a altura de dar o primeiro passo na competição automóvel, o Karting é sempre uma escolha a ter em consideração.

O Sr. Nuno Inácio do Kartódromo do Bombarral quer dar uma alternativa segura, económica e viável a quem quer correr de Kart a 2 tempos sem ter que vender os dois rins. O troféu Easykart já existe em Itália, tem sido um sucesso, prevê os baixos custos com karts de série e iguais para todos, onde ninguém pode “jogar” com alterações e afinações, permitindo que ganhe o piloto que conduz melhor.

O troféu EASYKART será o único em Portugal destinado aos iniciantes, teve inicio devido à carência de alternativas ao dispendioso e exigente campeonato nacional. A parte técnica é simples, uma vez que se trata de um motor a 2 tempos refrigerado a ar e totalmente de série. Os karts correm totalmente de fábrica e como são entregues pela Birel às equipas/pilotos. Não são permitidas afinações ou alterações a componentes do chassi e motor, todos os karts têm as peças com as mesmas especificações, medidas e dureza. Os cubos e as mangas de eixo são todas iguais, assim como o veio. O próprio rapor é fixo e determinado pela organização, o carburador só pode ser afinado na baixa e é fixo na alta. O conceito do troféu “EASYKART” é “chegar, sentar e correr”!

Há categorias para todas as idades. A categoria de iniciação vai dos 5 aos 7 anos de idade e prevê um motor de 35cc, logo acima está a categoria EASYKART 60cc que está destinada a pilotos dos 6 aos 11 anos de idade e a categoria 100 para pilotos dos 11 aos 15 anos de idade. A EASYKART 125 é para todos os pilotos com mais de 15 anos, partilha o mesmo chassi com a categoria 100. Ambas as categorias 100 e 125 utilizam o mesmo chassi Birel. O motor testado tem 125cc cúbicos e 25cv de potência. Em todas as categorias os karts têm motor de arranque.

O que torna este troféu EASYKART económico não é apenas o baixo custo da aquisição do Kart e dos componentes, como também o facto destes estarem equipados com pneus Maxxis que duram várias corridas e têm um custo aproximado de 130€ por cada jogo.

Vão ser 4 corridas, a primeira é no Kartódromo do Bombarral dia 16 de Junho, a segunda prova é dia 13 de Outubro, a 3ª prova é em Palmela dia 10 de Novembro e a última prova será em Évora no dia 8 de Dezembro.

O Kart para a categoria de iniciação com motor 35cc tem o custo de 1.950,00€ + IVA, o Kart Cadete da EASYKART 60 custa 2.900,00€ + IVA, enquanto os Karts da categoria 100 e 125 custam 3.250,00€ + IVA e 3.500,00€ + IVA respectivamente. Estes valores prevêem os karts prontos a correr. Contudo, o Kartódromo do Bombarral também irá disponibilizar um pacote que inclui a assistência, guarda do kart, inscrição nas provas e equipamento para o piloto.

O Kart testado pela CarZoom foi o EASYKART 125 que é competente, apesar do chassi e do motor estarem longe da performance dos karts do campeonato nacional. É ideal para pilotos que estejam a iniciar e que pretendam aperfeiçoar a sua condução, pois não tem alterações que compensam alguns “erros de condução”. O facto do chassi ter obrigatoriamente as barras na dianteira e traseira faz com que este seja algo rígido na abordagem às curvas e correctores, obrigando o piloto a um maior trabalho ao nível da condução, uma vez que o chassi é com esta configuração pouco reactivo.

O chassi EASYKART é feito com tubos de 30 e 32mm, tem um eixo de 40mm, jantes, cubos e componentes da travagem em alumínio.

O motor 125 EASYKART é de aceleração (uma única mudança), refrigerado a ar, tem uma embraiagem centrifuga, starter eléctrico com bateria e baixa manutenção. O carburador tem um “Jet Kit” que permite a afinação apenas em baixas consoante a temperatura e o local onde se corre. Com as especificações de corrida a mistura de óleo de kart na gasolina é de 5%.

Fotos: João Santos

Artigo anterior

Abarth vence o concurso “Melhores Marcas” da Auto Bild

Artigo seguinte

Ford Fiesta Active 1.5 TDCi: Despachado e radical!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.