ArtigosZoom Eco

As estradas do futuro serão em plástico?

Os processos e os materiais de construção de estradas, não mudaram muito desde há algum tempo atrás. Claro que para muitos de nós é apenas alcatrão, mas existe uma empresa Holandesa decidida a revolucionar as estradas em todo o mundo e quem sabe até ajudar-nos a acabar com algum lixo. A VolkerWessels, juntamente com outros dois parceiros, propõe estradas em plástico reciclado e outros materiais, de acordo com a empresa, esta ideia só tem mais valias.

A principal ideia é ajudar a cuidar dos resíduos plásticos e poluição que enche oceanos e aterros sanitários. No entanto, o processo de construção também é muito mais ecológico que o alcatrão, o que contribui para uma diminuição dos níveis de dióxido de carbono. O melhor de tudo, é que a empresa Holandesa afirma que sua estrada de plástico é duas a três vezes mais durável do que uma estrada tradicional, e a empresa diz que não é afectada pela corrosão e que suporta temperaturas que podem ir até aos 8000 graus.

Por incrível que pareça, estas não são as únicas vantagens. A estrada de plástico é “oca”, o que permitirá um maior escoamento da água da chuva, o que por sua vez deverá evitar inundações. Os sistemas de drenagem, tubos e mesmo cabos, podem ser inseridos dentro da própria estrada. Além disso, as estradas plásticas podem incluir um aquecimento especifico que garante que as estradas não criam gelo e por sua vez proporcionam uma viagem mais segura para os condutores.

Do ponto de vista da construção, a implementação dessas estradas também é bastante simples. A empresa instala as estradas plásticas, por secções que poderiam ser facilmente substituídas se ocorressem danos. Durante essa substituição não existiriam buracos, nem danos no solo.

Embora existam inúmeros benefícios, ainda não existe um processo já definido para a instalação dessas estradas. A Índia começou a utilizar plástico reciclado para as estradas, mas também utiliza betume para unir tudo. Ainda assim é possivel que daqui a uns anos deixem de existir estradas em alcatrão.

Artigo anterior

Este é o único Aston Martin Vulcan homologado para a via publica!

Artigo seguinte

Rotax Thunder: O futuro do Karting!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *