Renault Estafette Concept: o furgão elétrico inspirado nas cidades e nos profissionais que nelas trabalham
- O Renault Estafette Concept incorpora parte da visão da Renault para os seus automóveis comerciais elétricos no futuro. É um vislumbre de como a Flexis – uma joint-venture entre o Grupo Renault, o Grupo Volvo e o Grupo CMA-CGM – vai enfrentar os desafios da transição energética e da logística de último quilómetro.
- O Estafette Concept foi concebido para as cidades. É um furgão compacto, mas espaçoso, totalmente elétrico, que combina o comprimento do Kangoo L2, a agilidade do Clio e a capacidade de carga do Trafic L1H2.
- Foi concebido a pensar nos condutores profissionais, desenvolvido com base nos seus comentários e orientado para as suas necessidades. Simplifica as operações e aumenta a segurança.
- O Estafette Concept está totalmente conectado e tira partido da arquitetura SDV (Software-Defined Vehicle) da plataforma FlexEVan desenvolvida pela Ampere. As arquitecturas eletrónicas SDV desempenham um papel essencial no aumento do desempenho e da relação custo-eficácia dos automóveis de nova geração. Integram, também, caraterísticas avançadas, incluindo actualizações em tempo real e manutenção preditiva. Globalmente, ajudam a reduzir o custo de utilização em cerca de 30%.
O comércio eletrónico deu início a um crescimento exponencial do transporte de mercadorias, as restrições de circulação nos centros urbanos são cada vez mais apertadas e os profissionais das entregas, os comerciantes e os retalhistas aperceberam-se de que as suas necessidades não tardarão a ultrapassar os comerciais ligeiros convencionais. O Grupo Renault utiliza a nova plataforma FlexEVan, desenvolvida pela Renault com os seus parceiros da Flexis, para construir a sua visão do próximo veículo utilitário de sonho, 65 anos após o Estafette ter revolucionado o universo dos furgões. As especificações baseiam-se nas exigências e nos comentários dos profissionais e os dois principais objectivos são a segurança dos condutores e das mercadorias e a rapidez das cargas e descargas.
“Estamos muito entusiasmados por ajudar a concretizar a visão que o Grupo Renault e os seus parceiros, o Grupo Volvo e o Grupo CMA CGM, conceberam para revolucionar a logística urbana, para tornar as operações mais sustentáveis, mais seguras, mais amigas da cidade, do condutor e da vizinhança. O Estafette Concept é o primeiro exemplo do que serão os veículos comerciais ligeiros elétricos de amanhã: concebidos para circular nas cidades, compactos, conectados e construídos para serviços de entrega totalmente sustentáveis”.
Philippe Divry, CEO da Flexis SAS
O legado pioneiro do Estafette
O Estafette Concept tem muito mais em comum com a emblemática carrinha de 1959 da Renault, do que os joviais faróis redondos. São ambos radicalmente inovadores e práticos. O Estafette original foi o primeiro automóvel da marca Renault a colocar todo o grupo motopropulsor – motor e transmissão – à frente para libertar mais espaço para a carga atrás. O novo Estafette 4.0 é o primeiro a ser equipado com a plataforma elétrica FlexEVan, que vai revolucionar o panorama dos veículos comerciais ligeiros. Ambos foram concebidos para facilitar a vida dos motoristas de entregas, comerciantes e retalhistas, e são ambos extraordinariamente compactos – amplos no interior e fáceis de estacionar. Ambos têm duas portas de correr para uma comodidade e segurança sem paralelo.
E ambos foram concebidos para e com os profissionais. Em 1959, a Renault lançou o Estafette com um torneio de entregas em França. O Estafette Concept vai ser um furgão de produção dentro de dois anos, por isso, esteja atento!
Design exterior
“O Estafette Concept pretende mudar a forma como as pessoas vêem os comerciais ligeiros nas cidades, aplicando e adaptando o mesmo conceito interior e exterior em toda a gama. Estes deixarão de ser formas anónimas: serão cativantes, expressivos e apresentarão cores pop apelativas.”
Sandeep Bhambra, Responsável de Design, Design Avançado e Concept Cars, da Ampere
Proporções de “posição em pé”
A superfície ocupada pelo Estafette Concept (4,87 x 1,92 metros) está ao nível da do Kangoo L2 (4,91 x 1,86 metros). Ambos cabem num lugar de estacionamento normal (menos de 5 metros de comprimento), sendo mais ágeis, com um diâmetro de viragem entre passeios semelhante ao de um Clio (pouco mais de 10 metros). Mas o Estafette Concept é consideravelmente mais alto (2,59 metros contra 1,85), pelo que a sua silhueta é nitidamente vertical. O condutor pode, assim, deslocar-se sem esforço entre o cockpit e a zona de carga.
Aberturas que tornam a vida mais fácil
As portas laterais deslizantes abrem-se com um movimento rápido, pelo que o condutor não tem de as puxar constantemente para fora e para trás e depois para trás. Poupam muito tempo e são muito mais fáceis para o pulso do condutor quando este faz dezenas de paragens por dia.
A persiana na traseira roda sobre si própria, abrindo a carrinha a toda a sua altura. E não tem porta traseira nem portas basculantes, pelo que não é necessário qualquer espaço livre atrás (embora um grande degrau se abra automaticamente sempre que se abre a persiana). A carrinha pode, por exemplo, fazer marcha-atrás até uma doca para facilitar o carregamento, para uma capacidade de carga total próxima da de um Trafic L1H2 (7,1 metros cúbicos). A persiana é utilizada exclusivamente para a carga e a porta deslizante ao longo do pavimento é utilizada exclusivamente para a descarga, para uma total segurança do condutor.
Silhueta suave
O contorno elegante – a única caraterística proeminente é a ondulação que sublinha a barra da grelha – dá ao Estafette Concept uma sensação de suavidade que esconde tecnologia no auge da perfeição. Pense num cruzamento entre um frigorífico Smeg e um brinquedo de peluche.
Pop top
As cidades pareceriam muito mais deslumbrantes, vistas de cima, se todas as carrinhas de entregas tivessem uma capota exclusiva! O Estafette Concept junta-se à diversão com um tejadilho em Amarelo Tropical sobre uma cabina em Cinzento Hélio, mas a carroçaria em dois tons tem também outra vantagem: suaviza a elevada altura deste comercial ligeiro.
Uma declaração forte
Uma imponente barra na grelha sobressai dos contornos suaves da “proa” do Estafette Concept, sob a base do para-brisas, para chamar a atenção para a marca do furgão. O logotipo retroiluminado reflecte-se claramente no novo padrão de assinatura LED, formando grandes fragmentos verticais do logotipo nas extremidades da barra.
A base da proa apresenta dois grandes faróis com um aspeto 3D que amplia o efeito techy. Estão ligados por uma faixa preta que serve de fundo ao monograma da Renault e que alberga a câmara integrada. O monograma aparece também nas soleiras para tornar a marca ainda mais proeminente.
Para-brisas em forma de tríptico
Para proporcionar ao condutor uma visão panorâmica da envolvente urbana, o gigantesco para-brisas envolve a lateral, ligando-se a duas janelas surpreendentemente amplas que formam um tríptico. Do exterior, a moldura discreta ajuda a criar um efeito de “viseira de capacete” de alta tecnologia, sugerindo as caraterísticas de segurança avançadas da carrinha.
Design interior
“A cabina do Estafette Concept foi concebida para irradiar classe e para reduzir o custo total de propriedade. O seu design inteligente facilita o trabalho do condutor e o furgão foi concebido para trabalhar, arduamente, dia após dia. E inclui funcionalidades de segurança inteligentes para proteger as pessoas nas cidades.”
Yannick Bignon, Diretor de Projetos de Design dos VCL na Ampere
Área de cockpit ultra-ergonómica
A área do cockpit é toda amarela e tem um único assento para o condutor (o assento rebatível ao lado é exclusivamente para treino). O banco está assente numa plataforma, pelo que o condutor fica numa posição confortável e segura. Basta rodar o assento para se levantar, sem esforço adicional para as pernas ou o tronco. E qualquer pessoa até 1,90 metros de altura pode ficar perfeitamente direita no interior. A plataforma por baixo do assento tem 7 gavetas (3 do lado da porta e 4 do outro lado).
Um painel de instrumentos modular e de alta tecnologia
O painel de instrumentos do Estafette Concept está repleto de tecnologia e não tem viseira na zona do volante. Está dividido num ecrã de 7 polegadas que apresenta as informações do painel de instrumentos e um segundo ecrã de 12 polegadas ao centro, virado para o condutor. A base do ecrã, a superfície no centro do volante e a área em direção à porta incluem uma série de widgets que permitem o acesso com um simples toque às funcionalidades favoritas do condutor. A tecnologia aberta do sistema multimédia pode executar uma variedade de aplicações de software desenvolvidas, especificamente, para os profissionais que utilizam o veículo.
Dois ecrãs verticais de 10 polegadas, na extremidade do painel de instrumentos ,apresentam as vistas traseiras das câmaras exteriores.
Em direção ao centro, não pode deixar de se notar na forma cilíndrica do painel de instrumentos. Esta área é um contraponto sólido ao ambiente mais arejado e tecnológico dos ecrãs laterais. As ranhuras no cilindro e por baixo do painel de instrumentos foram concebidas para alojar uma seleção de módulos de arrumação abertos ou fechados.
Um segundo cilindro, a condizer, proporciona espaço de arrumação adicional por baixo do para-brisas, substituindo o compartimento superior.
Os pequenos quadrados com padrões dão um toque 3D às superfícies planas e ao papel de parede do ecrã.
Uma área de carga funcional e segura
Uma porta deslizante separa o cockpit da área de carga. Esta fecha-se, automaticamente, quando o condutor regressa ao habitáculo ou sai do veículo – para que as mercadorias na parte de trás estejam sempre seguras. A área de carga tem quatro prateleiras rebatíveis, onde o condutor pode arrumar as mercadorias, de uma forma clara e lógica.
Máxima segurança no trabalho
Todos os pormenores do design exterior e interior são optimizados para um funcionamento suave e extremamente seguro. Durante as rondas, por exemplo, o condutor nunca terá de abrir a persiana traseira ou sair para a estrada. Isto mantém-no seguro – e as suas mercadorias seguras (a carga nunca é acessível ou visível do exterior da carrinha).
A arquitetura do SDV catalisa as actualizações e o equipamento do furgão
“Para tornar o veículo inteligente, acrescentámos um verdadeiro cérebro com dois hemisférios ligados por um sistema nervoso ultra-eficiente.”
Antoine Vuillaume, Diretor do Programa SDV na Ampere
O Estafette Concept é o primeiro automóvel do Grupo Renault construído em torno de uma arquitetura eletrónica SDV (Software-Defined Vehicle). Abre a porta à próxima geração de veículos comerciais elétricos, inteligentes, escaláveis e modulares. Esta arquitetura SDV, desenvolvida pela Ampere, especialista do Grupo Renault em automóveis elétricos inteligentes, está diretamente ligada à nuvem e desempenha um papel essencial no aumento da eficácia operacional e económica do automóvel. Liga os clientes a novos serviços, actualiza-o ao longo do seu ciclo de vida, conhece os hábitos do utilizador e contribui para reduzir o custo de utilização em cerca de 30%.
Modular
A tecnologia SDV é especialmente útil nos veículos comerciais porque oferece uma variedade de novas possibilidades de personalização – que são muito procuradas pelos profissionais. Também permite aos clientes adicionar tomadas elétricas de alta eficiência, que são essenciais para uma série de conversões (para adicionar um compartimento refrigerado ou iluminação especial numa área de trabalho, por exemplo). E não precisa de fusíveis adicionais: o painel incorporado contém três tomadas de alta intensidade e é a única interface necessária para alimentar, de forma segura, todos os novos aparelhos elétricos associados à conversão.
A tecnologia SDV do furgão também se adapta aos ecossistemas de todas as infra-estruturas de gestão atualmente utilizadas pelas frotas. E, em função do tipo de transformação, o painel de bordo pode apresentar, sem problemas, qualquer informação associada (a temperatura do compartimento frigorífico, por exemplo).
Inteligente
A arquitetura SDV transforma essencialmente a cablagem elétrica e eletrónica de um automóvel num sistema inteligente, incluindo computadores de alto desempenho e novos dispositivos conetados, que, por sua vez, fornecem, instantaneamente, aos computadores do veículo comercial enormes quantidades de dados.
Escalável
A experiência num SDV é semelhante à que tivemos em casa quando passámos de um modem de ligação telefónica para ADSL e depois para a fibra ótica: a quantidade de dados que podemos descarregar é consideravelmente maior. Um SDV pode descarregar e integrar actualizações substanciais, melhoramentos e novos conteúdos ao longo do seu ciclo de vida. Para aumentar a escala, o software tem de estar separado do hardware e é necessário um software que dure o mais possível. E, mais uma vez, o sistema é muito semelhante a uma ligação doméstica: é necessário que possa aumentar a memória e o desempenho da plataforma.
O software aberto também ajuda a melhorar a gestão da eletricidade, pelo que está a tornar os automóveis elétricos cada vez mais eficientes e inteligentes. Com as actualizações, os SDV podem também adaptar-se às preferências do cliente e melhorar ao longo da sua vida útil. E o sector automóvel está constantemente a melhorar a segurança para os condutores, passageiros e pessoas em redor do veículo, bem como para proteger os sistemas de bordo contra malware.
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