Renault Espace Initiale Paris: Viajar em 1ª Classe!
A Renault Espace revolucionou a ideia de “monovolume”! O que era um automóvel estritamente familiar, na grande maioria das vezes aborrecido e totalmente desinteressante, deu agora lugar à Renault Espace, o monovolume que nos trocou as ideias e revolucionou o segmento!
À primeira vista apercebemos-nos de imediato que a Renault Espace não é um automóvel comum, o design invulgar faz-nos querer conhecer e saber mais à cerca deste automóvel revolucionário, com técnologia para dar e vender. Basta colocá-la ao lado das concorrentes para percebermos que a Renault Espace tem mais “qualquer coisa”.
O estilo crossover dá-lhe um ar aventureiro e radical, sem afectar a elegância e a imponência. A frente tem uma grelha bastante aberta com o simbolo da Renault de tamanho bastante “visível”, o que nos leva a crer que a marca Francesa sentiu orgulho na concepção deste monovolume revolucionário. As ópticas Full-LED na dianteira ajudam-nos a perceber ao longe que se trata de um Renault. Os vidros escurecidos na traseira e as jantes de 19 polegadas com um design “Eiffel”, acentuam o design futurista e incomum. Na traseira, encontramos farolins LED, e um logo “INITIALE”, que completa a ideia de “Luxo”.
Quando entramos dentro da Renault Espace é como se tivéssemos passado para outra dimensão, encontramos um automóvel extremamente luxuoso, com espaço, bancos que parecem o sofá da sala e uma consola que se torna num autêntico brinquedo. A luzes ambiente alteram consoante o modo de condução que seleccionamos no multi-sense, mas como é totalmente personalizavel, podemos simplesmente “decorar” o habitáculo como se da nossa sala de estar se tratasse. O conforto está sempre presente, os estofos em pele e os acabamentos nas portas são de boa qualidade e a arrumação simplesmente “aparece” por todo o lado. No interior da Renault Espace sentimos-nos totalmente em casa, nem custa sair num domingo à tarde com chuva!
Já percebemos que a Renault Espace tem um design fora do comum e um interior bonito e personalizável, mas um automóvel torna-se o nosso melhor amigo pela segurança e nisso a Renault Espace está na vanguarda. Contamos com sistema de travagem de emergência, regulador de velocidade adaptativo e alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos painéis. Estes sistemas, avisam e antecipam as reacções do condutor, assegurando o máximo controlo perante os acontecimentos do ambiente exterior. O aviso de transposição involuntária de faixa o aviso de ângulo morto e o Head-up display, são mais 3 dos sistemas que podem evitar acidentes. O sistema de 4control permite-nos manobrar a Renault Espace como se tratasse de um Twingo, tanto em velocidades mais altas como a estacionar, embora o sistema de estacionamento semi-autónomo ajude a efectuar manobras mais complicadas.
Em prol da segurança, contamos ainda com um conjunto de sensores dedicados, que permitem ao sistema analisar continuamente as condições da estrada e adaptar-se imediatamente, consoante o modo de condução MULTI-SENSE escolhido, o amortecimento da Renault Espace, para garantir o conforto de suspensão e a estabilidade da carroçaria.
O sistema multi-sense altera o tipo de automóvel, ou seja, se preferimos um comportamento desportivo, serenidade ou eficiência… O MULTI-SENSE permite-nos mudar o temperamento da Renault Espace em função do nosso humor ou estilo de condução. Tudo se ajusta, desde a dinâmica, o som do motor ou a iluminação ambiente.
O sistema R-Link 2 é dos mais completos que já vimos, aparece no tablet com 8,7 polegadas (22cm), em formato vertical. Neste sistema podemos alterar o estilo de condução, activar as massagens nos assentos, rebater as duas filas de assentos traseiros com um toque, alterar o ecrã inicial, instalar aplicações, ajustar o equalizador do som e todo um conjunto de funções e informações que teríamos que ficar 2 dias a descrever.
Na Renault Espace, podemos memorizar 6 perfis que nos guardam a multimédia, navegação, ar condicionado, bancos e MULTI-SENSE. Assim quando trocamos de condutor, seleccionamos o perfil com o nosso nome e todo o automóvel se adapta a nós.
No ecrã contamos ainda com “Navegação” com cartografia TomTom e visualização em 3D, com informação de transito. “Multimédia” desde fotos a vídeos, sistema mãos livres via Bluetooth e leitura de SMS pelo sistema. Por fim, a R-LINK Store permite-nos descarregar aplicações.
Para aparelhos de multimédia temos 4 portas USB, 2 tomadas Jack, 3 tomadas 12v e 1 entrada SD Card. Todas estas entradas dão jeito, porque o sistema de som BOSE que equipa a Renault Espace faz-nos sentir como se estivéssemos numa sala de concertos, tem uma qualidade excelente e faz com que só nos apeteça aumentar o volume.
O motor 1.6 dCi de 160 cavalos chega e sobra para fazer mover a Renault Espace, os consumos andam muitas vezes perto dos 7,6 Litros e a caixa está afinada em prol do conforto, por isso nota-se um pequeno delay, desde o momento em que esmagamos o pedal do acelerador até ao momento em que a Renault Espace começa a andar. Nada que nos arrelie, pois o conforto é sempre privilegiado.
Voltando ao comportamento, a Renault Espace pouco se conduz como um monovolume, apesar da dimensão e do peso é sempre muito dinâmica e responde sempre às nossas ordens.
A versão que ensaiamos da Renault Espace Initiale Paris custa cerca de 57.000€! As opiniões dividem-se, mas dificilmente encontramos um automóvel tão revolucionário, com tanto luxo e tecnologia por este valor.
A Renault Espace paga classe 1 nas portagens e tem um IUC de 141,47€.
Tiago Neves
Fotografias de: José Da Palma
Sem comentários