Ensaios

Renault Espace Initiale Paris: Viajar em 1ª Classe!

A Renault Espace revolucionou a ideia de “monovolume”! O que era um automóvel estritamente familiar, na grande maioria das vezes aborrecido e totalmente desinteressante, deu agora lugar à Renault Espace, o monovolume que nos trocou as ideias e revolucionou o segmento!

À primeira vista apercebemos-nos de imediato que a Renault Espace não é um automóvel comum, o design invulgar faz-nos querer conhecer e saber mais à cerca deste automóvel revolucionário, com técnologia para dar e vender. Basta colocá-la ao lado das concorrentes para percebermos que a Renault Espace tem mais “qualquer coisa”.

O estilo crossover dá-lhe um ar aventureiro e radical, sem afectar a elegância e a imponência. A frente tem uma grelha bastante aberta com o simbolo da Renault de tamanho bastante “visível”, o que nos leva a crer que a marca Francesa sentiu orgulho na concepção deste monovolume revolucionário. As ópticas Full-LED na dianteira ajudam-nos a perceber ao longe que se trata de um Renault. Os vidros escurecidos na traseira e as jantes de 19 polegadas com um design “Eiffel”, acentuam o design futurista e incomum. Na traseira, encontramos farolins LED, e um logo “INITIALE”, que completa a ideia de “Luxo”.

Renault Espace Initiale Paris 4

Quando entramos dentro da Renault Espace é como se tivéssemos passado para outra dimensão, encontramos um automóvel extremamente luxuoso, com espaço, bancos que parecem o sofá da sala e uma consola que se torna num autêntico brinquedo. A luzes ambiente alteram consoante o modo de condução que seleccionamos no multi-sense, mas como é totalmente personalizavel, podemos simplesmente “decorar” o habitáculo como se da nossa sala de estar se tratasse. O conforto está sempre presente, os estofos em pele e os acabamentos nas portas são de boa qualidade e a arrumação simplesmente “aparece” por todo o lado. No interior da Renault Espace sentimos-nos totalmente em casa, nem custa sair num domingo à tarde com chuva!

Já percebemos que a Renault Espace tem um design fora do comum e um interior bonito e personalizável, mas um automóvel torna-se o nosso melhor amigo pela segurança e nisso a Renault Espace está na vanguarda. Contamos com sistema de travagem de emergência, regulador de velocidade adaptativo e alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos painéis. Estes sistemas, avisam e antecipam as reacções do condutor, assegurando o máximo controlo perante os acontecimentos do ambiente exterior. O aviso de transposição involuntária de faixa o aviso de ângulo morto e o Head-up display, são mais 3 dos sistemas que podem evitar acidentes. O sistema de 4control permite-nos manobrar a Renault Espace como se tratasse de um Twingo, tanto em velocidades mais altas como a estacionar, embora o sistema de estacionamento semi-autónomo ajude a efectuar manobras mais complicadas.

Renault Espace Initiale Paris 24

Em prol da segurança, contamos ainda com um conjunto de sensores dedicados, que permitem ao sistema analisar continuamente as condições da estrada e adaptar-se imediatamente, consoante o modo de condução MULTI-SENSE escolhido, o amortecimento da Renault Espace, para garantir o conforto de suspensão e a estabilidade da carroçaria.

O sistema multi-sense altera o tipo de automóvel, ou seja, se preferimos um comportamento desportivo, serenidade ou eficiência… O MULTI-SENSE permite-nos mudar o temperamento da Renault Espace em função do nosso humor ou estilo de condução. Tudo se ajusta, desde a dinâmica, o som do motor ou a iluminação ambiente.

O sistema R-Link 2 é dos mais completos que já vimos, aparece no tablet com 8,7 polegadas (22cm), em formato vertical. Neste sistema podemos alterar o estilo de condução, activar as massagens nos assentos, rebater as duas filas de assentos traseiros com um toque, alterar o ecrã inicial, instalar aplicações, ajustar o equalizador do som e todo um conjunto de funções e informações que teríamos que ficar 2 dias a descrever.

Renault Espace Initiale Paris 22

Na Renault Espace, podemos memorizar 6 perfis que nos guardam a multimédia, navegação, ar condicionado, bancos e MULTI-SENSE. Assim quando trocamos de condutor, seleccionamos o perfil com o nosso nome e todo o automóvel se adapta a nós.

No ecrã contamos ainda com “Navegação” com cartografia TomTom e visualização em 3D, com informação de transito. “Multimédia” desde fotos a vídeos, sistema mãos livres via Bluetooth e leitura de SMS pelo sistema. Por fim, a R-LINK Store permite-nos descarregar aplicações.

Para aparelhos de multimédia temos 4 portas USB, 2 tomadas Jack, 3 tomadas 12v e 1 entrada SD Card. Todas estas entradas dão jeito, porque o sistema de som BOSE que equipa a Renault Espace faz-nos sentir como se estivéssemos numa sala de concertos, tem uma qualidade excelente e faz com que só nos apeteça aumentar o volume.

Renault Espace Initiale Paris 12

O motor 1.6 dCi de 160 cavalos chega e sobra para fazer mover a Renault Espace, os consumos andam muitas vezes perto dos 7,6 Litros e a caixa está afinada em prol do conforto, por isso nota-se um pequeno delay, desde o momento em que esmagamos o pedal do acelerador até ao momento em que a Renault Espace começa a andar. Nada que nos arrelie, pois o conforto é sempre privilegiado.

Voltando ao comportamento, a Renault Espace pouco se conduz como um monovolume, apesar da dimensão e do peso é sempre muito dinâmica e responde sempre às nossas ordens.

Renault Espace Initiale Paris 23

A versão que ensaiamos da Renault Espace Initiale Paris custa cerca de 57.000€! As opiniões dividem-se, mas dificilmente encontramos um automóvel tão revolucionário, com tanto luxo e tecnologia por este valor.

A Renault Espace paga classe 1 nas portagens e tem um IUC de 141,47€.

Tiago Neves

Fotografias de: José Da Palma

Artigo anterior

FIAT TIPO 1.6 Multijet: A resposta à crise!

Artigo seguinte

Toyota C-HR revelado em Genebra!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.