Renault 5 E-Tech 100% elétrico: O ícone pop eléctrico e Renaulutionario
Que melhor escolha para trazer os automóveis elétricos para o mainstream europeu do que um ícone pop?
O Renault 5 era um automóvel único, conhecido pelo design vanguardista, pela versatilidade e pela economia de combustível. Para milhões de famílias, respondeu aos desafios do seu tempo, ao choque petrolífero, à evolução dos estilos de vida e à necessidade de um segundo automóvel. Dando continuidade a esta herança extremamente contemporânea, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico é uma resposta audaciosa aos desafios sociais e ambientais do nosso tempo: responsabilidade energética, sustentabilidade e uma pegada de carbono reduzida.
Com o seu design apaixonante, características elétricas e digitais concebidas para serem funcionais e divertidas, e um sistema de produção circular que é, simultaneamente, local e responsável, tem tudo o que é necessário para estabelecer um novo padrão para os automóveis urbanos e para a transição energética.
Um automóvel de nova geração nascido da Renaulution
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel único. Para o Grupo Renault, representa a estratégia de relançamento da Renaulution, bem como a renovação industrial e a transição para a era elétrica da sua marca icónica.
Desenvolvido através de métodos de trabalho inovadores, o modelo de produção tem toda a magia e encanto de um show-car. Foi desenvolvido em apenas três anos, em vez dos habituais quatro. Repleto de tecnologia elétrica e digital, terá também um preço competitivo.
Para alcançar este resultado no segmento dos citadinos compactos acessíveis, o Grupo recorreu a todas as suas competências, nomeadamente à Renault, à Ampere, empresa do Grupo Renault especializada em veículos elétricos e software, e à Mobilize.
Para este projeto, o Grupo apoiou-se na sua nova organização ‘multi-especializada’, criada para acompanhar a evolução tecnológica deste setor, através de uma abordagem ágil, inovadora e eficaz. Por exemplo, a Ampere trouxe à Renault uma vantagem competitiva inegável, com o rápido desenvolvimento de uma plataforma original dedicada aos pequenos automóveis elétricos, juntamente com um forte ecossistema industrial na Europa. Assim, a Renault está em condições de desenvolver uma nova gama de automóveis elétricos atrativos, que é liderada pelo Renault 5 E-Tech 100% elétrico.
Um design único e emocionante
Quando o Renault 5 foi lançado, em 1972, o seu design original e moderno causou sensação. Os para-choques em plástico, a carroçaria e os faróis de cores vivas davam-lhe um aspeto arrojado, quase humano. Posicionado para refletir a mudança que se vivia na sociedade, foi um sucesso imediato, particularmente entre mulheres e jovens, uma nova base de clientes na época. Era uma lufada de ar fresco, simbolizando a liberdade e a alegria de viver.
E… como é que se recria um ícone cuja popularidade nunca diminuiu? Qual é a melhor maneira de o transformar num novo objeto de desejo, não só para os que recordam a aventura do Renault 5 original, mas também para as gerações mais jovens com expectativas diferentes, num mundo em plena transição elétrica e digital? Que valores devem orientar este renascimento? São algumas das questões que influenciaram o trabalho da equipa de projeto, desde os aspetos visuais até ao desenvolvimento e lançamento deste novo Renault 5 para o século XXI.
A equipa de design tinha muito para experimentar. Adotaram uma abordagem profundamente emotiva no seu trabalho, usando um estilo “retrofuturista”. Cores vivas, faróis de aspeto atrevido, farolins traseiros verticais, apêndices esculpidos, tejadilho colorido, grelha de ventilação no capot e muito mais: o Renault 5 E-Tech 100% elétrico traz muitas referências ao estilo ‘irrequieto’ do seu antecessor. A ideia era dar uma nova roupagem aos pormenores que estão na memória das pessoas, em sintonia com o século XXI e com a transição elétrica.
A grelha de ventilação no capot do modelo original foi reinventada para acompanhar os novos tempos. Atualmente, é um indicador de carga com a forma do icónico número 5. Quando o condutor se aproxima do veículo, este acende-se, ilustrando a estreita interação entre o homem e a máquina. Outro exemplo de interface humanizada é a sequência de boas-vindas dos faróis LED, em forma de pupila, que ‘piscam’ ao condutor. Ausentes do Renault 5 original, mas hoje indispensáveis para uma eficácia otimizada, são os elementos aerodinâmicos. Atualmente estão presentes, mas são invisíveis, como o vidro aerodinâmico colocado sobre os faróis traseiros para otimizar o fluxo de ar.
Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da Renault & Ampere
A emoção inspirada pelo design exterior reflete-se no interior. O condutor é acolhido de forma particularmente calorosa. O Renault 5 E-Tech 100% elétrico dispõe de um grande ecrã tátil multimédia de 10″, com uma interface fluida e luminosa. O design gráfico e sonoro da sequência de boas-vindas foi desenvolvido em colaboração com o instituto de música e som Ircam e com Jean-Michel Jarre. O famoso artista, compositor e autor, é um pioneiro da música eletrónica, com uma paixão pela tecnologia. Também desenvolveu as sonoridades a bordo e o VSP (Vehicle Sound for Pedestrians), um alarme externo emitido pelo automóvel a velocidades inferiores a 30 km/h, para avisar os peões.
Uma plataforma elétrica de nova geração, única na Europa
Para garantir que o modelo de produção oferece todos os atrativos do show-car apresentado em janeiro de 2021, as equipas de design, engenharia e produto trabalharam em conjunto como parte de um processo “desde o esboço até ao produto final”. O design de um veículo é normalmente adaptado à plataforma sobre a qual será construído. No entanto, neste caso, os engenheiros trabalharam em sentido inverso, desenvolvendo a plataforma do projeto que conquistou o coração de Luca de Meo: uma maquete em resina criada pelo departamento de Design Avançado. O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é o primeiro modelo inteiramente concebido sobre a AmpR Small, a nova plataforma Ampere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B. Trata-se de um automóvel único, com vantagens competitivas reais: um piso plano, uma distância entre eixos longa (2,54 m), um espaço interior e capacidade de bagageira otimizados (326 litros), um centro de gravidade mais baixo e um peso reduzido (menos de 1.500 kg). A plataforma AmpR Small permitiu, igualmente, realizar economias de escala em numerosos domínios, sem comprometer os componentes elétricos ou as tecnologias úteis para os clientes. Graças a esta abordagem nova e disruptiva, a Renault conseguiu reduzir o tempo de desenvolvimento para apenas três anos.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico apresenta um novo carregador AC bidirecional compatível com as tecnologias V2L (Vehicle-to-Load) e V2G (Vehicle-to-Grid). Este sistema pioneiro está destinado a ser amplamente utilizado. Tornará o veículo um verdadeiro interveniente no ecossistema energético através dos serviços da Mobilize, alimentando a rede com eletricidade isenta de carbono. Os utilizadores beneficiarão, assim, de economias significativas nas suas faturas de eletricidade.
Sob o capot, o motor do Renault 5 E-Tech 100% elétrico é mais compacto do que os motores do Megane E-Tech 100% elétrico e do Scenic E-Tech 100% elétrico, nos quais se baseia. Mantém-se fiel à tecnologia síncrona de rotor bobinado, preferida pela Renault. Como não tem ímanes permanentes, não utiliza terras raras, reduzindo assim o seu impacto ambiental. Aproveitando a experiência dos seus antecessores em termos de durabilidade, o motor estará disponível com três potências: 110 kW, 90 kW e 70 kW.
Prazer de condução excecional para estimular a opção pelos veículos elétricos
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel polivalente, tanto em cidade como em vias rápidas, graças ao seu carregador AC de 11 kW, ao seu carregador DC de 80 kW ou 100 kW e à sua bateria de 52 kWh, que lhe permite uma autonomia de até 400 km WLTP. Pode mesmo rebocar um atrelado, com uma capacidade de reboque de 500 kg, uma raridade no segmento dos citadinos elétricos.
Acima de tudo, é extremamente ágil, com uma suspensão dianteira otimizada e um raio de viragem reduzido. A suspensão traseira multi-link, inspirada nos segmentos topo de gama, proporciona níveis de aderência à estrada e desempenho até agora desconhecidos neste segmento. Tudo isto traduz-se num prazer de condução excecional, sem renunciar ao conforto.
Esta conquista demonstra a excelência do Grupo Renault na conceção e produção de veículos elétricos pequenos, leves, competitivos e populares, que vão desempenhar um papel essencial na transição elétrica do mercado automóvel.
Uma experiência enriquecida com tecnologias de valor humano acrescentado
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel de alta tecnologia, repleto de inovações de ponta, utilizadas de forma inteligente para proporcionar uma experiência única a bordo, com vantagens práticas para o conforto e para a segurança do condutor e restantes passageiros. Esta abordagem funcional da inovação faz parte do ADN das voitures à vivre da Renault, uma marca que sempre procurou colocar a melhor tecnologia ao alcance de todos.
Reflexo desta abordagem, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico é:
Conectado
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico está equipado com o sistema OpenR Link de nova geração, com Google integrado, com mais de 50 aplicações e serviços práticos, como um planeador de viagens em modo elétrico.
Intuitivo e acolhedor
Juntamente com os serviços conectados do Google, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico estreia o Reno, um avatar interativo que é também um companheiro de viagem inteligente e útil. Desenvolvido pela Renault para proporcionar aos clientes uma experiência elétrica mais agradável e mais intuitiva, o Reno tem uma verdadeira personalidade. Concebido para responder às perguntas e instruções de comando do utilizador (por exemplo: “Ei Reno, marca um carregamento para as 8h00 de amanhã” ou “Ei Reno, como posso aumentar a autonomia?”), este sistema confere ao automóvel uma assinatura relacional plena de empatia.
Confortável
O conforto sonoro é otimizado pelo sistema de insonorização patenteado “Casulo Inteligente” e por um para-brisas acústico, uma caraterística emprestada de modelos de segmentos superiores. Para o conforto térmico, uma bomba de calor económica poupa a energia da bateria.
Seguro
Na vanguarda da segurança, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico dispõe de ajudas à condução (ADAS), provenientes de segmentos acima, como o regulador de velocidade adaptativo inteligente que lê a estrada, e o Active Driver Assist, uma tecnologia de condução automatizada de nível 2. Inclui também tecnologias inovadoras para facilitar o trabalho dos serviços de socorro em caso de acidente (Fireman Access, Pyroswitch e Rescue QRCode). O novo sistema de travagem One Box reduz para metade o tempo de reação da travagem automática. Por último, o Safety Coach apoia o condutor na redução do risco de acidente.
Concebido de forma sustentável num “electric valley” europeu
O Grupo Renault compromete-se a produzir o Renault 5 E-Tech 100% elétrico – e a sua bateria – em França, a partir do verão de 2025. Os automóveis e as baterias serão montados na fábrica de Douai, que foi um dos locais de produção do Renault 5 original. O motor (máquina elétrica, redutor, eletrónica de gestão de potência) será fabricado em Cléon e os módulos produzidos pela Gigafactory de Douai (parceria Envision AESC) a partir do verão de 2025. Até 2030, a pegada de carbono dos módulos será 35% inferior à do ZOE.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico será construído no Norte de França, recorrendo a um ecossistema compacto de fornecedores situados num raio de 300 km do complexo ElectriCity. Esta aposta na produção local competitiva é a base do desenvolvimento de um “vale elétrico” europeu, especializado na cadeia de valor dos veículos elétricos. Contribuirá para garantir postos de trabalho e reduzir a pegada ambiental.
Sempre à frente do seu tempo, o Renault 5 foi o primeiro automóvel a baixar a média de consumo de combustível da simbólica marca dos 5 litros/100 km a 90 km/h… e chegou a estar disponível em versão elétrica já em 1974, com uma autonomia de 110 km! Marcou, também, o início do eco-design, com um tejadilho feito de fibras naturais, coladas para melhorar a insonorização, o espaço interior, o design e o consumo de combustível. Visionário até ao fim, lança um último desafio em 1986, aventurando-se na economia circular, com modelos Renault 5 recondicionados.
Este espírito de vanguarda mantém-se vivo em toda a cadeia de valor do Renault 5 E-Tech 100% elétrico. Apoiando-se na experiência da ‘The Future is NEUTRAL’, a filial do Grupo Renault especializada em economia circular, e em conformidade com os compromissos da marca, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico atingirá um nível global de reciclabilidade de 85%, com 22% de materiais provenientes da economia circular, incluindo 41 kg de polímeros reciclados. Os tecidos dos bancos serão integralmente reciclados nos níveis de equipamento Techno e Iconic Cinq. Este último incluirá, também, materiais de origem biológica para o volante e isolamento interior.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico tem tudo para deixar a sua marca
Um automóvel citadino elétrico, engenhoso, conectado e competitivo o Renault 5 E-Tech 100% elétrico quer conquistar corações. Tal como o seu antecessor, é uma resposta empenhada e alegre aos desafios tecnológicos, sociais e ambientais da mobilidade moderna. Será lançado em setembro de 2024.
Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault
Mais compacto do que parece
Um automóvel de proporções atraentes, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico tem, no entanto, as dimensões de um compacto e ágil automóvel citadino.
– Com apenas 3,92 m de comprimento, situa-se entre o Twingo (30 cm mais curto) e o Clio (9 cm mais longo).
– A distância entre eixos otimizada (2,54 m) – a prometer um espaço interior generoso -, com saliências muito curtas, é apenas 4 cm mais curta do que no Clio.
– A largura de 1,77 m contribui para a presença forte do automóvel na estrada, sem comprometer a sua agilidade nas estradas urbanas.
– Proporcionado de forma ideal com a sua bateria sob o piso, tem 1,50 m de altura, ou seja, é 6 cm mais alto do que o Clio, mas 5 cm mais baixo do que o Twingo.
Jantes de 18” para todos
Presentes em todas as versões, as grandes jantes de 18″ são um elemento-chave nas proporções ideais do Renault 5 E-Tech 100% elétrico. Os pneus 195/55 R18 são acompanhados de embelezadores de jantes para o acabamento Evolution e jantes de liga leve nas versões Techno e Iconic Cinq.
– O embelezador “Disco” é inspirado nas jantes do R5 Turbo.
– A jante “Techno” tem o mesmo design da jante do show-car de 2021 e é a única que troca o diamante central por um “5” vermelho.
– Por fim, o volante “Chrono” da versão de topo Iconic Cinq assemelha-se a um mostrador de relógio, com um ponteiro para cada hora, mas mostrando apenas o número 5, uma referência ao nome do modelo, quando o logótipo central está na vertical.
Cores icónicas e brilhantes
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico estará disponível desde o lançamento em cinco cores de carroçaria, duas das quais são absolutamente icónicas: Amarelo Pop e Verde Pop. Inspiram-se diretamente em duas tonalidades emblemáticas do catálogo dos anos 70 e que estão para sempre ligadas na memória coletiva ao Renault 5. Um efeito cintilante intenso confere um toque high-tech ao visual pop-art. O efeito só é visível quando se olha de perto para a pintura à luz. À distância, a pintura parece sólida. Como bónus adicional, a cor Verde Pop estará disponível por encomenda, sem custos adicionais.
Menos exuberantes, mas igualmente elegantes, as outras três tonalidades são: Branco Nacarado, Preto Estrela e Azul Noturno. A pintura em dois tons com o tejadilho Preto Estrela está também disponível nos níveis de acabamento topo de gama (Iconic Cinq) e gama média (Techno).
Um painel de instrumentos almofadado e de dois níveis
No interior do Renault 5 E-Tech 100% elétrico, o painel de instrumentos reúne de forma elegante as características mais marcantes das várias gerações do Renault 5: por exemplo, a estrutura em dois níveis virada para o passageiro, a disposição transversal almofadada e o painel de instrumentos retangular com contornos arredondados.
No nível de equipamento topo de gama Iconic Cinq, a assinatura “Renault 5” está presente no friso horizontal Grand Brillant Black, virado para o passageiro, por cima da zona “almofadada”. Com a sua elegante retroiluminação, esta assinatura confere ao habitáculo um toque suplementar de luxo e de design high-tech.
A mesma atenção aos detalhes estéticos pode ser observada no desenho das saídas de ar. Rompendo com o habitual design transversal e estandardizado, as saídas de ar são inspiradas no design da assinatura luminosa na parte dianteira.
Bancos e estofos emblemáticos
O design moderno e marcante dos bancos é, na verdade, diretamente inspirado no emblemático R5 Turbo, com a sua forma em H, recordando que a Renault foi extremamente inovadora também nesta área, nos anos 70 e 80.
No que diz respeito aos estofos, há algo mais universal e transgeracional do que a ganga? Robusta, original e acolhedora, a ganga contribui com estilo para o bom humor que o Renault 5 E-Tech 100% elétrico transmite. Produzido a partir de garrafas de água de plástico (PET) 100% recicladas, este tecido de ganga é utilizado nos bancos, no painel de instrumentos e nos painéis das portas do acabamento da gama media Techno.
Símbolo de um design audacioso e de uma assinatura de prestígio, o Cinq Iconic brilha com um acabamento vintage de alta gama. Os bancos são estofados em tecido cinzento, com o H em amarelo urze e um grande “5” impresso, também em amarelo. Estes estofos são também fabricados com tecido 100% reciclado.
Grande ecrã horizontal
Um duplo ecrã horizontal confere um aspeto contemporâneo, high-tech e divertido ao interior do Renault 5 E-Tech 100% elétrico. O primeiro ecrã virado para o condutor é um painel de instrumentos digital de 10” (de 7” embutido na versão de entrada) que apresenta informações completas sobre a condução, com cinco vistas diferentes à escolha. O ecrã central multimédia mede 10″ em todas as versões. É alimentado pelo sistema OpenR Link com Google integrado para os níveis de equipamento Techno e Iconic Cinq.
Uma interface gráfica com um visual pop art
O grafismo pop art do Renault 5 E-Tech 100% elétrico integra-se perfeitamente com o design exterior. À semelhança do Rafale e do Scenic E-Tech 100% elétrico, o design inspira-se nas fortes linhas gráficas do diamante, com uma diagonal de 28° que lembra o logótipo “Nouvel’R” da Renault. O utilizador pode personalizar a gama de cores vivas e texturas exclusivas, baseadas no mesmo tema do logótipo, em função do modo de condução selecionado e, de forma mais geral, do seu estado de espírito e das suas necessidades. Com a combinação de cores (8), densidades (2) e texturas (4), são possíveis mais de 128 variações diferentes para uma experiência a bordo altamente personalizada!
A capacidade de um verdadeiro citadino polivalente
Embora o Renault 5 E-Tech 100% elétrico tenha apenas 3,92 m de comprimento, posicionado entre o Clio II e o Clio III, rivaliza com o Clio V em termos de espaço interior, graças à plataforma AmpR Small e à sua distância entre eixos de 2,54 m. No que respeita à largura interior, oferece 1,38 m à frente e 1,36 m atrás com o banco de 3 lugares.
Ao mesmo tempo, a bateria é colocada sob o piso para proporcionar uma generosa capacidade de bagageira de 326 litros (277 dm3 VDA). Isto coloca o automóvel no topo do segmento dos citadinos elétricos, e mesmo à frente de alguns citadinos tradicionais de maiores dimensões movidos a combustão. A capacidade da bagageira inclui 27 dm3 VDA de armazenamento específico para o cabo de carregamento. De fácil acesso graças ao piso elevado, a bagageira também pode ser dividida utilizando o banco traseiro rebatível de 3 lugares, com distribuição 60-40.
Adicionalmente, estão disponíveis 19 litros de capacidade de arrumação através de vários compartimentos no habitáculo. Este espaço pode ser configurado e personalizado com acessórios impressos em 3D.
O motor elétrico do Renault 5 E-Tech 100% elétrico utiliza a tecnologia preferida da Renault: rotor bobinado síncrono. Como não tem ímanes permanentes, não utiliza terras raras, reduzindo assim o seu impacto ambiental. Os ímanes são substituídos por bobinas de cobre, sendo os fios ordenados e encaminhados de forma a resistir à força centrífuga do rotor.
Baseado diretamente no motor do Megane E-Tech 100% elétrico e do Scenic E-Tech 100% elétrico, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico também beneficia da experiência adquirida com outros motores elétricos, como o do ZOE, em termos de durabilidade. Ganha também um conjunto de novidades, nomeadamente uma nova geração de eletrónica de potência (inversor) e um redutor reformulado. A diferença pode ser vista no tamanho e no peso. O motor é 15 kg mais leve, com um rotor 3 cm mais curto para caber sob o capot do Renault 5 E-Tech 100% elétrico.
O conversor AC/DC, que transforma os 400V da bateria em 12V, e a caixa de acessórios que gere a distribuição de energia, foram integrados no carregador para poupar espaço. O novo grupo propulsor pesa apenas 105 kg, incluindo o carregador.
O motor está disponível com três potências nominais: 110 kW (150 cv / 245 Nm), 90 kW (120 cv / 225 Nm) ou 70 kW (95 cv / 215 Nm). O motor de 110 kW está associado a uma bateria de 52 kWh, enquanto os motores de 90 kW e 70 kW estão associados a uma bateria de 40 kWh. Apenas o primeiro motor estará disponível no lançamento, seguindo-se os restantes numa data posterior.
Na versão de 110 kW, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e dos 80 a 120 km/h em menos de 7s. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 150 km/h.
Carregamento bidirecional de 11 kW AC
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico será o primeiro de uma longa série de automóveis a ser equipado com o novo carregador bidirecional de 11 kW AC, com as funções V2L (Veículo-para-Carga) para ligar um dispositivo à bateria do veículo e V2G (Veículo-para-Rede) para reenviar a eletricidade para a rede e economizar no carregamento doméstico.
Este carregador bidirecional de 11 kW AC estará operacional nas versões de 110 kW e 90 kW, estando a versão de 70 kW equipada com um carregador convencional, ou seja, unidirecional, de 11 kW AC. O carregador de 11 kW, de série em todas as versões, torna o Renault 5 E-Tech 100% elétrico ainda mais polivalente e pronto a fazer-se à estrada em qualquer cidade europeia.
Com um ponto de carregamento de 11 kW CA, a bateria de 52 kWh demorará 4 horas e 30 minutos a carregar de 10% a 100%. A bateria de 40 kWh demora menos uma hora.
Para o carregamento rápido em DC (corrente contínua), por exemplo em autoestrada, a motorização de 110 kW dispõe de uma tomada de 100 kW DC para carregar a bateria de 52 kWh. O grupo propulsor de 90 kW está equipado com uma tomada de 80 kW DC para carregar a bateria de 40 kWh. Recorde-se que é a definição técnica da bateria que determina a potência máxima de carga DC, uma vez que o carregador está integrado no ponto de carga DC. Em ambos os casos, serão necessários apenas 30 minutos para carregar a bateria de 15% a 80%.
O avatar Reno, um novo companheiro de viagem
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é o primeiro automóvel a apresentar o Reno, um novo companheiro de viagem virtual. Um avatar com uma personalidade real, o Reno acompanha e interage com os utilizadores do Renault ao longo de toda a sua experiência, dentro e fora do veículo. O sentimento de empatia criado reforçará a ligação emocional entre o utilizador e o seu Renault 5 E-Tech 100% elétrico.
Um exemplo da tecnologia humanizada, o Reno apoia os utilizadores na aprendizagem do automóvel e das suas funções. É um especialista em automóveis elétricos, capaz de responder a todo o tipo de perguntas e de tomar medidas práticas. Pode, por exemplo, perguntar: “Ei, Reno, marca um carregamento para as 8h00 de amanhã” ou “Ei, Reno, como posso aumentar a autonomia do meu automóvel?”.
Para além das funções elétricas, o avatar Reno é capaz de responder às 200 perguntas mais frequentes feitas pelos clientes e identificadas pelo Serviço Pós-Venda Renault: por exemplo “Ei Reno, como é que ligo o meu telemóvel ao automóvel?” ou “Ei Reno, como é que mudo um pneu?”.
O Reno também pode antecipar as necessidades dos utilizadores com sugestões para ajustar determinadas definições do automóvel ao contexto: por exemplo, fechar as janelas para uma melhor recirculação do ar e para controlar o purificador de ar, colocar o ar condicionado no modo de recirculação se detetar um aumento da poluição ou mudar do modo Sport para o modo Eco num engarrafamento.
Por último, com a integração da aplicação de inteligência artificial Chat GPT, o Reno também pode responder a muitas outras perguntas de uma forma fluida e em diálogo.
Fora do automóvel, o Reno estará também disponível na aplicação My Renault para smartphone. Uma série de vídeos tutoriais permitirá aos utilizadores conhecer melhor todas as possibilidades do automóvel. Continuando a alimentar a ligação entre o cliente e a marca, o Reno atuará como embaixador do Renault 5 E-Tech 100% elétrico de uma forma divertida (questionários, concursos, etc.). Pode igualmente ajudar os clientes a programar um carregamento futuro.
Sistemas de ajuda à condução dignos de segmentos superiores
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico dispõe de uma gama de sistemas de assistência ao condutor (ADAS) ao nível dos melhores do segmento acima, tanto em termos de condução, como de segurança e de estacionamento.
Para além do sistema de controlo da atenção do condutor, o R5 E-Tech 100% elétrico dispõe de quatro ADAS de segurança, até agora inexistentes no segmento B, e que ultrapassam mesmo as exigências do novo GSR II (Regulamento Geral de Segurança II): travagem automática de emergência em marcha-atrás, sensores dianteiros com manutenção de emergência na faixa de rodagem, sensores traseiros com manutenção de emergência na faixa de rodagem e saída segura do passageiro.
Um novo botão – My Safety Switch – localizado à esquerda do volante, permite ao condutor, com um simples toque, ativar ou desativar as suas definições preferidas para não menos de cinco ADAS ao mesmo tempo. As definições personalizadas efetuadas no ecrã multimédia incluem a ativação da função, o nível de ativação, a permissão de alertas sonoros, entre outros.
Na estrada, a Assistência Ativa ao Condutor permite ao mesmo uma abordagem mais descontraída ao trânsito intenso. Trata-se de um ADAS de nível 2, que combina regulador de velocidade adaptativo inteligente com o Stop & Go e a assistência à manutenção na faixa de rodagem. Para esta última função, o condutor pode deslocar-se voluntariamente para a berma da estrada quando o trânsito circula a uma velocidade inferior a 50 km/h, de modo a deixar espaço para motas e scooters ou para criar um corredor de segurança para veículos de emergência.
O regulador de velocidade adaptativo inteligente, que pode, obviamente, ser utilizado individualmente, é “emprestado” de modelos como o Austral ou Rafale. Utilizando dados de geolocalização e de cartografia, permite ao automóvel analisar a estrada à sua frente, antecipando rotundas, curvas ou alterações nos limites de velocidade.
Para melhorar a segurança do automóvel e dos seus ocupantes após um primeiro impacto, o sistema de travagem automática pós-acidente bloqueia os travões do automóvel em caso de colisão. O objetivo é atenuar as consequências de eventuais colisões secundárias e de novos impactos.
Por último, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico vem equipado com o sistema de estacionamento mãos livres, completando assim um conjunto de funcionalidades destinadas a facilitar a vida do condutor em todas as circunstâncias.
Safety Coach: conselhos personalizados para uma condução mais responsável
Para acompanhar o condutor e reduzir o risco de acidente, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico está equipado com uma ferramenta de segurança denominada “Safety Coach”. Este sistema avalia objetivamente o comportamento e as práticas do condutor para lhe dar conselhos personalizados sobre a condução e a utilização do ADAS, a fim de lhe propor eventuais melhorias.
No lançamento, o Renault 5 E-tech 100% elétrico estará disponível em dois níveis de equipamento, cada um deles associado a uma bateria de 52 kWh: Techno e Iconic Cinq.
O nível de acabamento Techno será equipado de série com jantes de liga leve, um painel de instrumentos de 10″, configurações MULTI-SENSE, câmara de marcha-atrás, sistema multimédia OpenR Link com Google incorporado, carregamento de smartphone sem fios, uma luz indicadora de carga no capot e o Active Driver Assist.
O nível de equipamento Iconic Cinq adiciona a pintura em dois tons, os bancos e volante aquecidos (três níveis), o estacionamento mãos-livres, os sensores de obstáculos dianteiros, traseiros e laterais, e uma série de características de design diferenciadoras.
Para satisfazer os clientes que procuram um nível de equipamento de elevadas especificações sem necessitarem da autonomia máxima, os níveis de equipamento Techno e Iconic Cinq estarão disponíveis, numa data posterior, com a bateria de 40 kWh. Ao mesmo tempo, serão lançadas versões de entrada de gama, também com a bateria de 40 kWh.
Para vincar ainda mais a estratégia aberta da gama, também está prevista uma futura versão Iconic alusiva a Roland-Garros.
Ficha técnica
Comprimento: 3.92m
Largura: 1.77m
Altura: 1.50m
Distância entre eixos: 2.54m
Vão dianteiro: 749 mm
Vão traseiro: 633 mm
Altura ao solo: 145 mm
Peso: 1,450 kg (versão 52 kWh) e 1,350 kg (versão 40 kWh)
Capacidade da mala: 326 litros
Motor elétrico síncrono de rotor bobinado
- 70 kW (95 cv / 215 Nm)
- 90 kW (120 cv / 225 Nm)
- 110 kW (150 cv / 245 Nm)
Baterias de iões de Lítio
- Autonomia em modo Comfort 52 kWh (autonomia até 400 km WLTP)
- Autonomia urbana 40 kWh (autonomia até 300 km WLTP)
Carregadores
- 11 kW AC unidirecional para o motor de 70 kW
- 11 kW AC bidirecional para os motores de 90 e de 110 kW
- 80 kW DC para o motor de 90 kW
- 100 kW DC para o motor de 110 kW
Prestações (versão 110 kW / 52 kWh)
0 a 100 km/h: < 8 sec
80 a 120 km/h: < 7 sec
Velocidade máxima 150 km/h
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