Noticias

O BMW Isetta ajudou 9 pessoas durante a guerra fria!

O BMW Isetta é um dos automóveis mais pequenos e irreverentes, já criados pela BMW. Contudo, poucos sabem que teve um papel importante na vida de 9 pessoas que se deslocaram do leste para o oeste de Berlim de encontro à sua liberdade.

A BMW decidiu lançar uma curta-metragem que narra os riscos que Klaus-Günter Jacobi assumiu ao transportar o seu melhor amigo através da fronteira altamente protegida.

Com o nome “The Small Escape”, o vídeo leva-nos a 1964, seis anos depois de Jacobi e a sua família deixarem o interior do muro de Berlim. Contudo, um dos seus amigos que lá tinha ficado, entrou em contacto com um pedido de ajuda.

Klaus-Günter Jacobi ir em auxilio dos seus amigos e achou que o BMW Isetta era o plano perfeito de fuga, uma vez que nenhum dos soldados iria suspeitar que um automóvel tão pequeno fosse capaz de contrabandear pessoas. A própria BMW admite que a acomodação de 2 passageiros já é complicada neste modelo icónico.

Com o intuito de esconder Manfred Koster, Klaus-Günter Jacobi removeu vários componentes para criar espaço suficiente junto ao motor. Jacobi retirou o filtro de ar, o pneu sobressalente e o sistema de aquecimento. Também criou um espaço adicional atrás do banco e trocou o tanque de combustível de 13 litros por um cilindro com apenas 2 litros.

Depois do termino destas modificações, o carro atravessou a fronteira, onde apanhou Manfred Koster. Pouco antes da meia-noite de 23 de maio, a dupla completou a sua missão com sucesso.

As notícias da conquista espalharam-se rapidamente e outras oito pessoas foram contrabandeadas com sucesso em BMW Isetta com as mesmas alterações. O carro de Klaus-Günter Jacobi, está em exposição no Museu do Muro de Berlim, onde o senhor de 79 anos é guia turístico.

Artigo anterior

Porsche Taycan Turbo S comprova a potência eléctrica! (Vídeo)

Artigo seguinte

Chevrolet Corvette C8.R chega para "bater o pé" aos Europeus!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.