NoticiasComunicados de Imprensa

Nova Tecnologia Ford Previne Acidentes Durante a Abertura de Portas de Veículos

Todos os anos milhares de acidentes são causados por condutores ou passageiros que abrem uma porta na trajetória de um ciclista. Apenas no Reino Unido, as colisões com portas resultam em ferimentos graves, ou morte, de 60 ciclistas por ano. Na Alemanha, em 2018, esta situação esteve na origem de cerca de 3.500 acidentes. Em Portugal, não havendo números seguros deste tipo de sinistro, foram registados 21 mortos, 116 feridos graves e mais de 1500 feridos ligeiros em 2017.

Estima-se que este problema tem tendência para se agravar, já que cada vez há mais pessoas a optar por pedalar e usar trotineta nas cidades.

Agora, a Ford desenvolveu uma tecnologia que, no futuro, poderá tornar mais fácil evitar acidentes com utilizadores da estrada mais vulneráveis, onde também se incluem os motociclistas.

O sistema Exit Warning fornece alertas visuais e sonoros a utilizadores da estrada e ocupantes de veículos, quando deteta que a abertura da porta de um carro estacionado pode causar uma colisão; também poderá impedir que a porta do veículo se abra na trajetória de alguém a passar.

Como funciona

Os veículos Ford já possuem sensores e tecnologia que podem detectar e travar automaticamente aquando da presença de ciclistas, e que ajudam os condutores a saber quando outros utilizadores da estrada estão a passar nos seus ângulos mortos.

Recorrendo a estes sensores já existentes, o Exit Warning analisa e compreende os movimentos dos utilizadores da estrada que, de bicicleta ou numa trotineta elétrica, se aproximam do veículo, tanto do lado do condutor como do passageiro.

Se o sistema detetar que a abertura de uma porta do veículo pode causar uma colisão, é acionado um alarme para avisar o condutor, ou o passageiro, da situação de perigo. Os LEDs em vermelho vivo integrados nos espelhos exteriores, começam a piscar e funcionam como um aviso visual para os ciclistas; uma faixa de LEDs vermelhos, colocados no revestimento internos das portas, torna-se igualmente visível com a porta aberta, reforçando o nível de alerta para outros utilizadores da estrada que passam pelo veículo.

Os engenheiros estão também a testar um novo mecanismo para a portas dos carros, o qual impede momentaneamente a abertura total das portas até o sistema Exit Warning determinar que o utilizador da estrada, que passa junto ao veículo, está afastado do veículo e, em segurança. Em caso de emergência, os ocupantes do veículo podem anular manualmente esta função.

Após os testes com condutores e ciclistas da própria Ford, os engenheiros irão organizar, nos próximos meses, testes com os clientes. Parte destes testes destinam-se a garantir que a tecnologia adapta-se aos utilizadores da estrada de diferentes mercados, tendo em conta veículos de condução à direita e à esquerda, bem como diferentes configurações de estradas e faixas de rodagem.

Partilhar a Estrada (“Share The Road”)

A campanha “Share The Road” da Ford, procura promover a harmonia entre os utilizadores da estrada e reforça a convicção da marca: o facto de permitir que mais pessoas pedalem em segurança, especialmente em deslocações curtas, é benéfico para todos.

Recentemente, a Ford alertou para os problemas de comunicação entre condutores e ciclistas, realçando que uma atitude inteligente poderá, potencialmente, aliviar as tensões e reduzir o número de acidentes. O Blusão Emoji é uma peça de vestuário absolutamente única, dotada de um painel de malha LED iluminado que exibe emojis, indicadores de direção e o símbolo de perigo. O protótipo do blusão permite que os ciclistas sinalizem, mais fácil e claramente, as suas intenções e sentimentos aos condutores e outros utilizadores da estrada.

A empresa também produziu uma premiada experiência de realidade virtual para que condutores e ciclistas possam entender melhor os problemas diários de uns e de outros. O “WheelSwap” permite que condutores e ciclistas vejam como conduzir e pedalar sem consideração pelos outros pode ser, no mínimo, arrepiante, e potencialmente fatal, para os seus parceiros utilizadores da estrada. Estudos iniciais mostram que, após passarem pela experiência, quase todos os participantes afirmaram a intenção de mudar o seu comportamento.

Discurso directo

“Os ciclistas, bem como um crescente número de utilizadores de trotinetas elétricas, lidam diariamente com diversos perigos nas nossas movimentadas estradas, incluindo a abertura inesperada das portas dos carros. O sistema Exit Warning é uma das nossas soluções para ajudar a tornar as estradas mais seguras para todos os que nelas circulam, seja em duas ou em quatro rodas.”

Friederike Philipsenburg, Engenheiro de Arquitetura de Veículos, Ford Europa

Artigo anterior

Novo BMW M2 Coupe recebe luz verde e não é o único!

Artigo seguinte

Volvo XC90 é o “Automóvel da Década” (2010/2019)

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.