Comunicados de ImprensaNoticias

Maior, mais completo e mais sustentável: novo Kia Niro chega a Portugal

  • Nova geração de modelo de grande sucesso disponível com sistemas de propulsão híbrida (HEV) e 100% elétrica (EV)
  • 460 km de autonomia na versão EV, com carregamento completo
  • Excelentes níveis de conforto e comportamento dinâmico
  • Exterior ousado inclui características aerodinâmicas inovadoras; habitáculo espaçoso, versátil e confortável
  • Segurança e tecnologia de conetividade de última geração
  • Preços a partir de 32.000€

Maior, mais completo e mais sustentável: novo Kia Niro chega a Portugal 19

A nova geração do Kia Niro acaba de chegar ao mercado nacional. Desenvolvido de raiz com foco numa elevada consciência ambiental, é maior que o seu antecessor, tanto no exterior como no interior, e demarca-se pela incorporação da mais avançada tecnologia para tornar a condução mais fácil, segura e intuitiva. Exclusivamente comercializado com unidades eletrificadas, o Niro mantém, assim, o seu ADN ecológico. E leva-o mais longe: além das tecnologias, também os materiais adotados foram escolhidos tendo em vista a sustentabilidade ambiental.

A gama em Portugal será composta por duas versões eletrificadashíbrido elétrico (Hybrid Electric Vehicle, HEV) disponível a partir de 32.000€ (com campanha de 5.900€, exclusiva Financiamento Santander Consumer); e 100% elétrica com zero emissões (Electric Vehicle, EV), disponível a partir de 41.700€ (com campanha de 6.800€, exclusiva Financiamento Santander Consumer), com uma oferta para clientes empresariais de 34.655€ + IVA.

A variante HEV está equipada com o eficiente motor 1.6 GDI Smartstream, a gasolina, enquanto a EV consegue proporcionar de 460 km de autonomia (consumo combinado WLTP) a 604km de autonomia (consumo urbano WLTP). Estão disponíveis dois níveis de equipamento – Drive e Tech – estando o primeiro apenas disponível na versão EV.

O novo modelo recorre à terceira geração da plataforma “K”, da Kia, concebida para receber um conjunto de grupos propulsores eletrificados e oferecer elevados níveis de rigidez torsional. Associada ao profundo trabalho de afinação dos sistemas de direção e suspensão, esta base eficiente é a responsável, em grande medida, pelo elevado conforto, pelo comportamento dinâmico de elevados padrões e pela alta confiança induzida pela experiência de condução.

À exceção da altura, todas as restantes dimensões exteriores do Niro aumentaram: o comprimento cresceu 45 mm (para 4420 mm), a largura 20 mm (para 1825 mm) e a distância entre eixos 20 mm (para 2720 mm). Este acréscimo teve reflexos positivos no espaço interior, considerado referencial quer para ocupantes quer para carga, reforçando uma virtude que sempre esteve em destaque desde a primeira geração. Através de um aumento generalizado das cotas de habitabilidade, condutor e passageiro dispõem agora de mais espaço para os ombros e cabeça, enquanto nos lugares traseiros há ainda mais espaço para a cabeça, pernas e ombros. Este aumento decorre também da nova estrutura dos bancos dianteiros, que é agora 30% mais estreita que no modelo anterior, traduzindo-se numa redução de 30 mm que liberta espaço para os passageiros dos bancos traseiros.

Maior, mais completo e mais sustentável: novo Kia Niro chega a Portugal 20

Não obstante o aumento das dimensões, a tara do Niro diminuiu 20 kg na variante HEV e 50 kg na EV.

O espaço de carga subiu para 451 litros no Niro HEV (um aumento substancial de 107 litros face à anterior geração) e de 475 litros no EV (mais 44). A versão 100% elétrica dispõe ainda de um espaço com uma capacidade de 20 litros debaixo do capô, especialmente útil para guardar o cabo de carregamento. A capacidade de carga pode atingir 1445 litros no HEV e 1392 litros no EV com os bancos traseiros rebatidos.

Comentando a chegada do novo modelo, o diretor-geral da Kia Portugal, João Seabra, sublinha que “o novo Kia Niro surge numa fase de grande expansão do segmento C-SUV, que tem uma perspetiva de crescimento na Europa de 4 pontos percentuais em 2023. A realidade em Portugal não deverá ser diferente, pelo que mantemos excelentes expectativas para esta nova geração de um modelo de grande importância para a Kia.”

“O novo modelo tem todos os argumentos para prosseguir e reforçar esta senda de sucesso, que se materializou em vendas de quase duas mil unidades desde o lançamento da primeira geração, das quais mais de 60% significaram a chegada de novos clientes à marca”, acrescentou o responsável.

Tal como todos os outros modelos Kia, o novo Niro oferece uma garantia de 7 anos ou 150 mil quilómetros, que abrange também o motor elétrico e o conjunto da bateria.

Sistemas de propulsão para responder às exigências atuais

O motor a gasolina de quatro cilindros 1.6 GDI Smartstream, da Kia, que equipa a versão HEV atinge uma potência máxima combinada de 141 cv, graças à conjugação com o motor elétrico síncrono de ímanes permanentes, de 32 kW. O consumo médio situa-se em 4,7 l/100 (norma WLTP) e as emissões de CO2 em 107 g/km.

Esta unidade está acoplada de série à caixa automática de 6 velocidades com dupla embraiagem, de segunda geração, que inclui engrenagens otimizadas para maior eficiência de transmissão. Esta caixa tem a particularidade de não incluir marcha-atrás, opção que permitiu poupar 2,3 kg e, por esta via, melhorar o consumo médio em 0,62%. A função de marcha-atrás é assegurada pelo motor elétrico, o que resulta também num acréscimo de eficiência e conforto.

A versão HEV está equipada com o modo de condução inteligente “Green Zone”, que liga automaticamente a propulsão elétrica quando o veículo percorre determinadas zonas, identificadas a partir do sistema de navegação e dos padrões de condução. As zonas com forte densidade populacional ou estradas próximas de escolas e hospitais são consideradas “Green Zones”, onde o Niro comuta imediatamente para a condução 100% elétrica para reduzir as emissões de gases de escape. O condutor pode também definir “Green Zones”, registando alguns endereços junto aos quais deseja reduzir as emissões do seu veículo.

Maior, mais completo e mais sustentável: novo Kia Niro chega a Portugal 21

Já o novo Niro EV dispõe de uma unidade motriz com 150 kW de potência, o que equivale a 204 cv, e 255 Nm de binário instantâneo, valores que asseguram uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos. A velocidade máxima é de 167 km/h.

A autonomia atinge 460 km em ciclo combinado ou 604 km em ciclo urbano (norma WLTP).

O carregamento dos 10 aos 80% da bateria de polímero de iões de lítio de 64,8 kWh da variante 100% elétrica é realizado em apenas 43 minutos, quando efetuado com um carregador de DC de alta potência em condições ótimas. Quando um ponto de carregamento de DC é selecionado como destino, ou a temperatura ambiente é baixa, o sistema do Niro EV usa o condicionamento da bateria com base na navegação para pré-aquecer esta última, contribuindo assim para encurtar os tempos de carregamento e melhorar a performance do processo. A tomada de carregamento está localizada no centro da grelha dianteira.

Ideal para viagens longas, a bateria que equipa o novo Niro EV consegue transformar-se também numa fonte de energia portátil. Utilizando um conector externo, é possível utilizar comodamente a potência da bateria (até um mínimo de 20% de carga) para alimentar outros dispositivos elétricos. Com uma potência nominal de 3 kW, esta função Veículo-para-Dispositivo (Vehicle-to-Device, V2D) é ideal em atividades ao ar livre e durante viagens de fim-de-semana.

A capacidade máxima de reboque (atrelado com travões) na versão HEV é de 1300 kg, ao passo que no Niro EV esse valor é de 750 kg, adequado para quem procura aventuras com zero emissões.

Maior, mais completo e mais sustentável: novo Kia Niro chega a Portugal 22

Melhor experiência de condução

A arquitetura “K” possibilita diversas opções de montagem da bateria, consoante o grupo propulsor escolhido. No Niro HEV, a bateria está montada sob os bancos traseiros, enquanto no Niro EV está alojada na secção central do piso. Em ambas as configurações, o peso adicional encontra-se colocado na posição ideal para um equilíbrio de massas adequado.

O novo Niro recebeu também aperfeiçoamentos na suspensão e na direção em relação ao seu antecessor, oferecendo agora uma condução com maior prontidão de resposta. As suspensões tipo MacPherson, à frente, e multi-link, atrás, foram afinadas de modo a tornarem a experiência ao volante mais reativa, estável e confortável, facto para o qual contribui também um novo desenho dos apoios da suspensão, dispostos em plano inclinado.

O isolamento e os revestimentos adicionais estão presentes em toda a estrutura para combater ruídos indesejados, quer sejam provenientes do motor ou do exterior (o que é especialmente relevante quando se circula no modo elétrico, que é praticamente inaudível).

Design: elementos distintivos reforçam caráter

A estética exterior foi definida de acordo com a linguagem de design “Opostos Unidos“ (“Opposites United”) da Kia, que tem o propósito de fundir o emocional com o racional.

Na secção dianteira destaque para a mais recente evolução da característica grelha tipo “Nariz de Tigre”, que agora se estende até aos guarda-lamas, bem como para as luzes de circulação diurna heartbeat (bater de coração) de forma angular, que contribuem para o design vanguardista do modelo.

O Niro EV distingue-se pela sua grelha de dois tons fechada com padrões hexagonais. De referir ainda o tratamento singular da parte inferior da grelha e do para-choques, além das jantes de liga leve de 17 polegadas com design aerodinâmico.

Nas laterais, as linhas de carácter simples conduzem até um pilar C que tem a particularidade de incluir canais de passagem de ar dissimulados junto às luzes traseiras de ambos os lados, tendo em vista redução da turbulência. Esta solução permite ao novo Niro apresentar um excelente coeficiente de resistência aerodinâmica (Cd), de apenas 0,29.

Na secção traseira, as luzes de LED em forma de bumerangue acentuam o caráter distintivo, reforçado pelos refletores heartbeat, o sólido resguardo inferior e o robusto difusor, que combinam com os elementos de design da dianteira.

Os clientes têm à escolha nove cores exteriores e seis cores para o pilar C, num total de 23 combinações possíveis.

Maior, mais completo e mais sustentável: novo Kia Niro chega a Portugal 23

Habitáculo: tecnologia e ecologia

O habitáculo do novo Niro representa de uma feliz conjugação entre a incorporação da mais avançada tecnologia e a utilização de materiais ecológicos, em linha com o conceito subjacente ao desenvolvimento do modelo. Esta união resulta num ambiente sofisticado, acolhedor, ergonómico e confortável para todos os ocupantes.

Os comandos principais foram dispostos de forma a serem facilmente acessíveis para o condutor. Ligeiramente descentrados, mas perfeitamente integrados no tablier, encontram-se dois ecrãs de 10,25 polegadas, um dedicado à instrumentação e outro ao sistema multimédia com navegação (este apenas nas versões Tech), compatível com Android Auto e Apple Car Play. Na versão Drive, este dá lugar a um ecrã multimédia de 8 polegadas, igualmente compatível com aqueles sistemas de conetividade.

Por debaixo deste último surge um painel tátil para comando dos sistemas de informação e entretenimento e da climatização e, entre os bancos, uma consola central com acabamento brilhante com outro conjunto de comandos e uma zona para carregamento wireless de smartphones, exclusiva da versão Tech.

Reforçando as credenciais de sustentabilidade do modelo, o forro do tejadilho é produzido a partir de papel de parede reciclado, o acabamento dos painéis das portas é feito com tintas isentas de compostos orgânicos voláteis (COV), os revestimentos dos bancos em pele de poliuretano (PU) vegan contêm Tencel (substância produzida a partir de madeira de eucalipto) e a chapeleira é fabricada em tecido de malha composto por 75% de fibras recicladas.

No capítulo do conforto e conveniência, são ainda de destacar diversos equipamentos comuns às versões Drive e Tech: ar condicionado automático, Bluetooth com reconhecimento de voz, câmara de estacionamento, cruise control adaptativo com sistema Stop&Go, duas portas de carregamento USB-C acopladas aos bancos dianteiros, sensor de luz, sistema de chave inteligente, tomada de 12V, apoios de braço dianteiro e traseiros, volante em pele vegan, travão de mão elétrico, entre outros.

Exclusivamente na variante Tech, estão incluídos de série a ventilação traseira do ar condicionado, banco traseiro reclinável em vários ângulos, carregador sem fios para smartphone, bancos em pele e tecido vegan e espelho retrovisor electrocromático.

Maior, mais completo e mais sustentável: novo Kia Niro chega a Portugal 24

Sistemas de segurança e conetividade de vanguarda

O novo Niro está equipado com a avançada gama de sistemas de assistência à condução, que reforçam o conforto, a segurança e a facilidade de utilização.

A Assistência à Prevenção de Colisões Frontais (Forward Collision-Avoidance Assist, FCA) emite avisos sonoros e visuais (ou aplica os travões) quando identifica a possibilidade de uma colisão com outras viaturas ou peões. Nas confluências de estradas, o acionamento dos indicadores de mudança de direção ativa a função de Viragem avisando o condutor caso reconheça o perigo de um embate frontal ou lateral com outro veículo. Se o condutor não reagir ao aviso, o sistema aplica automaticamente os travões para evitar um acidente.

A câmara dianteira e o sistema de navegação incorporado do novo Niro conjugam-se para exibir o limite de velocidade atual. A Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade (Intelligent Speed Limit Assist, ISLA) mostra esse limite e altera automaticamente a velocidade programada (após confirmação da parte do condutor), utilizando para tal as informações detetadas pela câmara.

Outras funções que contribuem para a segurança dos ocupantes do novo Niro são: Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (Lane Keeping Assist, LKA), Assistente de Seguimento de Faixa (Lane Following Assist, LFA), Assistência à Condução em Autoestrada (Highway Driving Assist, HDA), Aviso de Atenção do Condutor (Driver Attention Warning, DAW), Assistente de Luzes de Máximos (High Beam Assist, HBA), Programador de Velocidade Inteligente Baseado na Navegação com Controlo de Curva (Navigation-based Smart Cruise Control-Curve, NSCC-C), Monitor de Trânsito à Retaguarda (Rear View Monitor, RVM).

De destacar também são o sistema avançado de Comando da Viatura por Voz, com Reconhecimento Natural de Voz, que permite aos ocupantes comandar os sistemas do veículo mais importantes, tais como a temperatura e as definições do sistema de áudio. Uma nova função multicomandos oferece aos passageiros a possibilidade de também eles comandarem diversos sistemas através da sua voz.

O Niro EV apresenta ainda mais funcionalidades de conforto, possibilitadas pela extraordinária tecnologia de conectividade, como é o caso do controlo da carga da bateria, do sistema Start/Stop, da programação do carregamento em função da hora de partida ou do comando do ar condicionado através da aplicação Kia Connect.

A nova função de “Transferência do Perfil do Utilizador” permite aos ocupantes guardar na nuvem as suas preferências relativas ao sistema Kia Connect e transferi-las de um automóvel para outro. Esta função foi concebida para os clientes que costumam conduzir diversos veículos equipados com o Kia Connect, tais como condutores de frotas que partilham a sua utilização, ou famílias com mais de um modelo equipado com este sistema.

Recorrendo ao Kia Connect, os condutores do Niro EV também podem ver e controlar o estado de carga do veículo, além de poderem programar uma rota usando a navegação online, sincronizar calendários Apple e Google e aceder a funcionalidades de bordo como a proximidade de estações de carregamento, ver o boletim meteorológico atualizado e receber alertas de trânsito em tempo real.

Cartão GOElectric com vantagens na mobilidade elétrica

A Kia Portugal oferece aos seus clientes de viaturas elétricas o cartão de fornecimento de energia GOElectric, resultado de uma parceria com a Ecochoice, responsável pela marca Charge2Go – que garante o acesso ao tarifário mais competitivo disponível.

Ficha de Produto Niro EV

Ficha de Produto Niro

Artigo anterior

Tecnologias E-Tech e estratégia orientada para o valor trazem resultados na Europa

Artigo seguinte

IVECO reafirma aposta no projeto “Plant the Future”

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.