Comunicados de ImprensaNoticias

IVECO reafirma aposta no projeto “Plant the Future”

O projeto “Plant the Future”, lançado pela IVECO em Julho de 2021 em colaboração com diversas organizações de reflorestação, confirma o seu empenho na contribuição ativa para um futuro sustentável. 

Pioneira em propulsões alternativas, a IVECO oferece uma vasta gama de veículos com baixas emissões de CO2, incluindo o inovador camião IVECO S-WAY, que oferece uma solução imediata de descarbonização quando movido a Biometano. O empenho da empresa na sustentabilidade não se resume a isto, uma vez que a IVECO investe numa série de projetos para redução das emissões e melhoramento do ambiente, tais como o programa “Plant the Future”, que visa aumentar os espaços verdes no nosso planeta. 

O projeto já foi implementado com sucesso em Itália, Polónia e Alemanha, e em apenas um ano após o seu lançamento, a poupança de CO2 através dos camiões IVECO S-WAY a Gás vendidos nestes mercados e as árvores plantadas e doadas aos clientes com potencial de entrega dos veículos, ultrapassou as 45.000 toneladas/ano.

A poupança de CO2 é equivalente à quantidade absorvida por mais de 3 milhões de árvores num ano.

“Se todas estas árvores fossem plantadas em fila e separadas por 7 metros, formariam uma linha que se estenderia do Pólo Sul até ao Pólo Norte” comenta Giandomenico Fioretti. “Se conseguirmos imaginar isto, temos uma ideia imediata da grande diferença que podemos fazer ao difundir a utilização do gás natural e, particularmente, do bio-GNC/GNL na indústria dos transportes. O nosso objectivo de carbono zero está mesmo ao nosso alcance!”

A IVECO planeia agora alargar o projeto “Plant the Future” a outros países europeus para criar um círculo virtuoso que irá continuar no futuro. 

Sendo uma força motriz na transição energética da indústria dos transportes, a IVECO está muito ativa na sensibilização para o papel fundamental que a tecnologia do gás natural e o biometano desempenham no caminho do sector em direção ao carbono zero. Atualmente, um camião IVECO S-WAY CNG/LNG movido a biometano consegue já proporcionar uma redução de 95% no CO2 e, com certas matérias-primas, é mesmo possível alcançar emissões negativas, com reduções até 121%, como ficou demonstrado num recente estudo da indústria conduzido pelo Conselho Nacional Italiano de Investigação (Cnr).

A IVECO está a contribuir diretamente para a trajetória de descarbonização do setor, oferecendo aos clientes um veículo capaz de reduzir a pegada de carbono da sua operação, sem comprometer o desempenho e a cobertura da missão em comparação com as propulsões Diesel convencionais.

Para levar a sustentabilidade ao próximo nível, a IVECO está a investir em iniciativas orientadas, tais como o programa IVECO Ambassadors (Embaixadores IVECO), que dá voz aos clientes e parceiros que partilham a sua visão de sustentabilidade social e ambiental, e o projeto Plant the Future, que atua no empenho da marca na redução do carbono.

“Ao partilhar o impacto positivo na redução das emissões de CO2 que alcançámos através da nossa iniciativa ‘Plant the Future’ e dos nossos produtos, pretendemos reforçar o nosso empenho na sustentabilidade, reconhecendo o papel fundamental da tecnologia do gás natural e do biometano nos transportes descarbonizados”, declarou Giandomenico Fioretti, Diretor da IVECO para o Desenvolvimento de Negócios de Propulsão Alternativa. “A IVECO é pioneira na tecnologia do gás natural, com mais de 20 anos de experiência na descarbonização de operações logísticas. O nosso IVECO S-WAY CNG/LNG, quando movido a biometano, é a solução pronta a usar, e sem compromissos, em alternativa ao gasóleo. A IVECO pretende ser o parceiro mais fiável, permitindo aos nossos clientes gerir eficazmente as suas operações e os seus negócios de forma rentável com as nossas soluções de mobilidade sustentável e inteligente.”

“Plant the Future”: a floresta internacional da IVECO

Em julho de 2021, a IVECO estabeleceu uma parceria com organizações de reflorestação para plantar uma floresta internacional IVECO, composta de projetos de plantação de árvores em diferentes países.

Em Itália, a IVECO estabeleceu uma parceria com a plataforma de comércio eletrónico Treedom para plantar 300 árvores: 30 em Itália, na região da Basilicata, e o restante noutras partes do mundo. Neste país, o projeto foi ligado aos Embaixadores IVECO para a sustentabilidade, com 50 árvores plantadas na floresta IVECO dedicadas ao Biogas Wipptal e 50 à GLS Itália.

Na Polónia, a marca estabeleceu uma parceria com a Ecobal, uma organização dedicada à protecção florestal, para a plantação de 5.000 mudas de árvores num terreno de 5 hectares, de forma a aumentar a biodiversidade da área e apoiar a compensação pelas emissões de CO2. Funcionários da IVECO e Ecobal plantaram mudas de espécies selecionadas pela entidade responsável pela Silvicultura de Dwukoły, com o objetivo de preservar a biodiversidade da área.

Na Alemanha, a IVECO está a plantar uma árvore por cada venda de um IVECO S-WAY a Gás Natural novo e por cada venda de um IVECO Stralis NP usado, através do projeto de reflorestação PLANT-MY-TREE® criado para como compensação das emissões de carbono. Até à data, já foram plantadas 2.100 árvores através desta iniciativa.

A nível global, a floresta IVECO conta agora com mais de 7.000 árvores, um número que irá vai crescer uma vez que o projeto foi alargado ao Reino Unido e aos mercados nórdicos. Além disso, a IVECO Itália irá alargar a sua floresta com mais 700 árvores, plantando uma árvore na Tanzânia, Camarões, Quénia, Nepal e Colômbia por cada motor IVECO Reman reconstruído.

  • “Study of atmospheric greenhouse gas and nitrogen dioxide emissions from the transport sector fuelled by diesel, natural gas, and liquefied biomethane”, pelo Instituto de Investigação da Poluição Atmosférica (IIA), integrado no Conselho Nacional de Investigação de Itália (Cnr)
  • A redução de emissões de CO2 de um camião a gás em comparação com um camião Diesel é calculada segundo a metrologia Well-to-Wheel, e levando em consideração a atual quota do biometano nos transportes dos países participantes no projeto “Plant the Future”.

Fontes usadas para os cálculos:

  • Fator de emissões de CO2 para Diesel, LNG, CNG, Bio-LNG (fonte: JRCv5)
  • Consumo Diesel e gás natural por veículo (clientes IVECO)
  • Número de veículos IVECO a gás natural vendidos (fonte: IVECO); quota de veículos a biometano (fonte: NGVA);
  • CO2 absorvido por uma árvore = 15 kg/y (valor de acordo com uma árvore de tamanho médio plantada num clima temperado em ambiente urbano, como comprovado pelo estudo da James Cook University “Robust Response of Terrestrial Plants to Rising CO2).
Artigo anterior

Maior, mais completo e mais sustentável: novo Kia Niro chega a Portugal

Artigo seguinte

Hyundai Elantra N TCR vence em Portimão e lidera o Campeonato de Portugal de Velocidade

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.