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Honda Civic 1.6 I-DTEC Hatchback: Dinâmico e comedido!

Depois de termos testado o Honda Civic 1.0 VTEC, o Honda Civic 1.5 VTEC, o Honda Civic Type-R e o Honda Civic 1.6 I-DTEC na versão Sedan, a Honda convidou-nos a testar o Honda Civic 1.6 I-DTEC na versão Hatchback.

Não é por ser uma versão diesel do Honda Civic que este deixa de ser um “drivers car”. Tudo se mantém igual e face à versão “Sedan” ganhamos alguma “agilidade extra”, tendo uma carroçaria mais curta cerca de 130mm. O Honda Civic não desilude em nenhuma das suas carroçarias, mas é esta versão que agrada os mais jovens e oferece ao Honda Civic o estilo desportivo a que estamos habituados.

O Honda Civic conta com um capo longo, largo e mergulhante, luzes full led e uma grelha fechada preta, que alberga o logo da marca nipónica bem visível ao centro. Estas características desportivas, oferecem ao familiar compacto da Honda um design cuidado e arrojado.

Nas laterais contamos com vidros traseiros escurecidos, uma linha de cintura elegante, alta e rectilínea que sobe até à traseira. As jantes são de 17 polegadas envolvidas em pneus 235/45.

Na traseira com estilo “coupé”, contamos uma linha desportiva, acentuada por dois spoilers traseiros, o debaixo com luz de 3º stop embutida. Um difusor e luzes em “C” nas extremidades da carroçaria. Nesta versão executive os escapes ao centro não aparecem.

No interior contamos com um design cuidado e bem conseguido, qualidade nos materiais e na montagem. Existem obviamente materiais com menor qualidade, que estão colocados maioritariamente abaixo da cintura, o que é bom!

O comandos são todos acessíveis e a posição de condução está agora bem diferente da anterior geração. Para melhor… Muito melhor! Esta melhoria na posição de condução influência de forma bastante positiva o prazer que se extrai da magnifica “tarefa” que é conduzir.

Este novo modelo nipónico pode muito bem ser o automóvel mais espaçoso do segmento. Tanto para os passageiros que viajam à vontade nos lugares dianteiros e traseiros como na bagageira que tem 478 Litros de capacidade que se poderão expandir até aos 1267 Litros. Não nos podemos esquecer de que se trata de uma berlina e não de uma carrinha.

A versão “Executive” está dotada de equipamento, contávamos com carregador Wi-Fi, sensores de chuva e luminosidade, chave mãos livres, Travão de Estacionamento Eléctrico, Espelhos das portas aquecidos com regulação eléctrica, A/C Automático Dupla zona, câmara traseira de auxílio ao estacionamento com diferentes visualizações, Espelho Retrovisor Interior com Escurecimento Automático, Teto de abrir em vidro, chave mãos-livres e ainda assentos aquecidos nos lugares dianteiros e traseiros.

O sistema de navegação e multimédia é digno da excelência. Tem uma óptima apresentação e funções a perder de vista, junta-se a um ecrã táctil de 7 polegadas, rádio AM/FM/DAB, Apple CarPlay, Android Auto, radio via internet, aplicação Aha e ainda browser para acesso à internet. Continua com 2 entradas USB, HDMI e está ligado a 11 altifalantesde elevada potência. A conexão do telefone por bluetooth seria já “obrigatória”. Este sistema requer alguma habituação, devido ao número de funções e aplicações disponíveis.

O painel de instrumentos é colorido e completo, revela muitas informações relacionadas com a viagem e consumos de combustivel de forma simples e clara.

No que toca à segurança a Honda não “facilitou”, contamos com luzes de máximos automáticas, cruise-control adaptativo, aviso de ângulo morto, alerta de transposição de faixa com correcção de volante, reconhecimento de sinais de transito e alerta de colisão frontal com travagem activa de emergência.

Para além do equipamento, do espaço e do conforto proporcionados pelo novo Honda Civic, o que realmente nos entusiasmou foi o prazer de condução que está ao nível de um verdadeiro “drivers car” através de uma direcção directa, um chassi bastante competente que em situação alguma nos deixa “sem frente” e temos também uma caixa de velocidades justa e prazerosa.

A suspensão tem também 2 modos: Dynamic e Normal que ajustam a rigidez para uma condução mais desportiva e precisa ou para um melhor conforto para o dia-a-dia. A este modo de suspensão juntamos o tradicional “modo Eco” já presente na maioria dos automóveis. O botão “ECO” é acionado quando pretendemos privilegiar os consumos de combustivel.

O motor 1.6 I-DTEC é provavelmente um dos melhores motores do segmento, tem 4 cilindros, 120cv de potência 300Nm de binário e é tão redondo que às vezes até nos esquecemos que estamos a conduzir um diesel. É um motor disponivel e económico que é capaz de oferecer andamentos vivos ao Honda Civic Sedan e torná-lo ainda mais atractivo, para quem ainda tem o diesel como a sua principal opção. Os consumos no nosso ensaio rondaram os 5,1 Litros a cada 100km, percursos mistos com e sem trânsito. Contudo, sabemos que estes consumos podem baixar com o pé direito em posição mais vertical. Em termos de performance, temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em cerca de 10 segundos e uma velocidade máxima de 200km/h.

Na segurança, nada falta ao Honda Civic Sedan, temos ajuda ao estacionamento, sistema de ajuda ao arranque em subida, aviso de transposição involuntária de faixa, aviso de fadiga do condutor, travagem activa de emergência, entre outros. Nos testes Euro NCAP o Honda Civic obteve as 5 estrelas com 92% na protecção dos adultos, 75% na protecção das crianças, 75% na protecção dos peões e 88% nas ajudas à condução.

Em termos de preços o Honda Civic 1.6 I-DTEC está disponivel na versão Hatchback Comfort a partir dos 27.300,00€ e na versão ensaiada está disponivel a partir dos 33.230,00€. Paga de IUC: 145,05€.

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