Artigos

Fomos a Alicante conhecer o novo Ford Focus que está disponivel a partir de 19.990€!

A Ford Lusitana convidou-nos a ir a Alicante conhecer o novo Ford Focus, aquela que será a nova aposta da marca no segmento C que continua a ser um dos mercados mais importantes na Europa e em Portugal. Este fim-de-semana também podem conhecer o novo Ford Focus nos FordStore, onde o automóvel estará em exposição.

O novo Ford Focus tem um novo chassi, está maior, mais robusto, mais tecnológico, mais desportivo e eficaz. A distância entre eixos foi aumentada 53mm, temos mais 18mm de comprimento, mais 60mm de largura traseira no interior, mais 78mm de espaço para as pernas nos lugares traseiros e uma largura interior dianteira de 1421mm.

À venda estarão duas carroçarias, berlina e carrinha com vários níveis de equipamento, diversas motorizações e caixas de velocidades. Temos então Ford Focus nas versões Titanium, ST Line, Vignale, Business e a versão com um estilo mais “aventureiro” Active, tal como acontece já com o Ford Fiesta que prevê uma maior altura ao solo, barras de tejadilho e protecções de carroçaria.

Em termos de design o novo Ford Focus adopta uma postura mais musculada e desportiva num design dinâmico vincado pelo capô comprido, traseira larga e detalhes exteriores que variam consoante a versão escolhida.

No interior temos uma melhor qualidade de materais, novos acabamentos e boa montagem. Temos um design simples e recto com um painel de instrumentos semelhante ao do Ford Fiesta que inclui um computador de bordo num ecrã de dimensões generosas, temos botões redondos do ar-condicionado automático com display e um ecrã táctil flutuante no topo da consola central. Na “diferenciação” das versões temos a alteração do friso no tablier, alteração dos frisos nas portas, pesponto, alteração de alguns acabamentos e estofos, volante na versão ST Line com pele perfurada e pedais em alumínio, assim como a maneta da caixa de velocidades.

Conforme já tínhamos frisado num parágrafo mais acima, o novo Ford Focus conta com mais espaço no interior nos lugares dianteiros e traseiros, assim como conta agora com uma maior bagageira com 375 Litros que chegam até aos 1354 Litros na versão berlina e 608 Litros que crescem até aos 1653 Litros para a versão carrinha que é das maiores bagageiras do segmento.

Em termos de equipamento, este varia consoante as versões. Contudo, se quisermos um Ford Focus totalmente equipado temos: tejadilho panorâmico, ar-condicionado automático de dupla zona, sensores de chuva e luminosidade, faróis de nevoeiro, câmara de ajuda ao estacionamento e sensores, head-up display de dimensões generosas com excelente imagem, sistema de som premium Bang&Olufsen com 675 Watts, sistema de navegação e multimédia Ford Sync 3 em ecrã de 8 polegadas, tablier em pele com pesponto (Vignale), Estofos em couro (Vignale), Carregador de Smartphone sem fios, modos de condução (Eco, Normal e Sport), Start&Stop, limitador de velocidade, cruise control adaptativo, entre outros.

Ao nível da tecnologia a bordo temos um sistema Ford Sync 3 que pode estar “emparelhado” com o Ford FordPass Connect que nos permite tornar o novo Ford Focus num hot spot de WIFI com capacidade para 10 dispositivos moveis e nos oferece trânsito em tempo real, ligação à Internet, aplicações para download, entre outros. Através da aplicação FordPass conseguimos encontrar o Ford Focus num parque de estacionamento, verificar o nível de combustivel, trancar e destrancar portas e ainda ligar a ignição se necessário. Através do sistema Ford Sync 3 é ainda possivel comandar a multimédia, navegação, telefones, climatização, entre outros. Este sistema está preparado para Android Auto, Apple CarPlay e tem comandos por voz.

A Ford investiu em força na segurança do novo Ford Focus que chega até nós com tecnologias de condução autónoma de nível 2 quando equipado com o sistema CoPilot 360 (Só nas versões de caixa automática). O CoPilot 360 prevê o cruise control adptativo com sistema Stop&Go (paragem e arranque em situações de transito por exemplo), reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de manutenção de faixa de rodagem (o Ford Focus mantém-se centrado na faixa de rodagem) e temos novidades relativamente às luzes dianteiras que tem o sistema de máximos automáticos, máximos anti encandeamento, sistema de iluminação preditiva em curva que pré-ajusta os padrões dos faróis para a máxima visibilidade antes de se abordar uma curva, cruzamento ou rotunda, com base nos sinais de trânsito.

A estes sistemas adicionamos o Head-Up Diplay já mencionado acima, o assistente de estacionamento activo que estaciona automaticamente em espaços de estacionamento paralelos ou perpendiculares com distância de 1 metro, sem que tenhamos de tocar na direcção ou pedais. Temos ainda Assistente de Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ciclistas; Assistente de Manobras Evasivas; Sistema de Informação de ângulo Morto com Alerta de Trânsito Cruzado; Câmara traseira de visão alargada; Alerta de Sentido Proibido e Travagem Pós-Colisão.

Em termos de condução, temos uma posição de condução agradável, comandos à mão e conforto garantido.

O comportamento do novo Ford Focus é exemplar e tivemos a oportunidade de perceber isso, através dos mais de 100km que percorremos em troços do Rally de Espanha. O Novo Ford Focus tem um novo chassi extremamente competente, uma direcção directa e prazerosa, assim como motores e caixas que se adequam perfeitamente às carroçarias. Na traseira temos suspensão independente com o sistema de Controlo Contínuo do Amortecimento (CCD), o qual monitoriza, a cada 2 milissegundos, as reacções da suspensão, carroçaria, direcção e travões, ajustando a resposta do amortecimento para obter a dinâmica mais suave possível. A tecnologia tem também capacidade para detectar buracos no asfalto, filtrando melhor o impacto nos passageiros. Acrescentamos ainda os 3 modos de condução, já mencionados anteriormente, modo Eco, Normal e Sport.

Os clientes do novo Focus podem escolher as seguintes motorizações:
• Motor a gasolina Ford 1.0 EcoBoost com 100cv ou 125 cv, melhorado para proporcionar consumos anunciados de 4,7 Litros a cada 100km e 107 g/km de CO2.
• Novo motor a gasolina Ford 1.5 EcoBoost com 150 (Apenas na versão Vignale) com consumos anunciados de 5,3 Litros a cada 100km e emissões de 121 g/km de CO2
• Novo motor diesel Ford 1.5 EcoBlue com 120 cv e consumos anunciados de 3,5 Litros a cada 100 km e 91 g/km de CO2
• Motor diesel Ford 2.0 EcoBlue com 150 cv e consumos anunciados de 4,4 Litros a cada 100km e 114 g/km de CO2

Os clientes podem também optar entre a caixa manual de seis velocidades e a nova caixa automática de oito velocidades, agradáveis e precisas. A nova caixa automática de oito velocidades tem capacidade de se adaptar eficazmente aos diferentes modos de condução, com passagens de caixa suaves e rápidas.

Os preços do novo Ford Focus começam nos 21.820 euros, da versão Business com 5 portas, motor 1.0 EcoBoost de 100cv e caixa manual de 6 velocidades. No início de 2019 será lançada a versão crossover Active que completará a gama do novo Focus. Na campanha de lançamento prevê-se o Ford Focus ST Line com o motor Ecoboost de 125cv a partir de 19.990 euros.

Veja as galerias de acordo com a versão:

Ford Focus Active:

Ford Focus ST Line:

Ford Focus Titanium:

Ford Focus SW Vignale:

Galeria de vídeos Ford Focus:











Artigo anterior

Mercedes AMG Project One em testes!

Artigo seguinte

Ensaio Nissan Leaf N-Connecta: Um futuro de tecnologias! (Video)

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.