Os veículos elétricos Ford Pro vão mais longe no tempo frio graças à bomba de calor de tecnologia exclusiva

- Os modelos elétricos Ford Pro E-Transit Custom, E-Tourneo Custom e E-Transit com autonomia alargada incluem, de série, uma bomba de calor inovadora, capaz de aumentar a autonomia em situações de tempo frio.
- A tecnologia poupa energia da bateria ao aquecer o habitáculo, utilizando energia “gratuita”, mesmo quando as temperaturas exteriores descem muito abaixo de zero, permitindo até mais 10% de autonomia.
- O sistema patenteado da Ford utiliza a injeção de vapor para aumentar o desempenho da bomba de calor.
Começar a trabalhar cedo, terminar tarde e fazer turnos noturnos implica que a condução sob temperaturas negativas continue a ser uma realidade constante para as empresas com maior volume de trabalho, mesmo durante a primavera. A partir de agora, uma tecnologia patenteada pela Ford pode ajudar os veículos elétricos Ford Pro a circularem mais tempo entre carregamentos, para que os seus proprietários consigam executar maior número de tarefas sob temperaturas mais frias.
Instalada de série em todas as Ford E-Transit Custom, 1 E-Tourneo Custom 2 e E-Transit de autonomia alargada, 3 a inovadora tecnologia de Bomba de Calor com Injeção de Vapor (VIHP: Vapour-Injected Heat Pump) da marca proporciona uma forma eficiente de aquecer o habitáculo, aproveitando a energia térmica exterior, mesmo a temperaturas inferiores a -10°C.
O aquecimento do habitáculo através da captação desta energia “gratuita” reduz os consumos de energia da bateria, permitindo manter os condutores quentes e confortáveis, o que ao mesmo tempo se traduz em maior volume de energia disponível na bateria, para cumprir as suas missões.
Durante os testes realizados em ambientes reais e em sofisticados laboratórios, os engenheiros da Ford concluíram que a tecnologia poderia melhorar a autonomia dos modelos E-Transit entre 7% e 10%, em comparação com um veículo sem essa bomba de calor.
“Para as empresas que utilizam furgões, cada quilómetro extra percorrido entre recargas significa menos tempo de inatividade e maiores ganhos financeiros. Estamos a tentar acrescentar todos os quilómetros possíveis, por forma a maximizar a eficiência e tornar as frotas elétricas mais produtivas e rentáveis para as empresas que trabalham arduamente”, afirmou Ingo Krolewski, Supervisor de Atributos e Controlos Climáticos da Ford.
Maximizar a autonomia e o conforto do habitáculo ao longo de todo o ano
As bombas de calor são um método comum e energeticamente eficiente para aquecer casas, escritórios e, mais recentemente, veículos elétricos. Utilizam gases refrigerantes muito frios para absorver o calor do ambiente, para depois comprimirem esses gases, de modo a aumentar a sua temperatura. Desta forma, uma pequena quantidade de energia elétrica para alimentar a bomba de calor pode ser usada para extrair uma quantidade maior de energia calorífica “gratuita”.
O sistema VIHP patenteado pela Ford oferece maiores benefícios face a outros modelos de bombas de calor, utilizando a injeção de vapor para ajudar a melhorar a eficiência tanto no aquecimento como no arrefecimento do interior dos furgões. Quando as temperaturas exteriores sobem acima dos 25°C, o sistema de arrefecimento integrado da bomba pode também retirar o calor do habitáculo, reduzindo a energia da bateria necessária para o funcionamento do ar condicionado do veículo.
Aproximadamente dois anos de aperfeiçoamento envolveram mais de 100 testes em túnel de vento e 25.000 quilómetros de avaliação no mundo real para cada viatura. Sete diferentes deslocações para testes específicos incluíram condições tão diversas como o calor do verão espanhol ou os -34°C do inverno finlandês.
O desenvolvimento constituiu um trabalho conjunto entre as equipas de engenharia da Ford no Reino Unido, Alemanha e EUA.
1 Até 337 km de autonomia com base no carregamento completo da E-Transit Custom. Estimativa da autonomia utilizando o Procedimento de Ensaio de Veículos Ligeiros Harmonizado a Nível Mundial (WLTP). Os valores apresentados são para efeitos de comparação e só devem ser comparados com outros veículos testados segundo os mesmos procedimentos técnicos. A autonomia real varia devido a fatores como a temperatura, o comportamento de condução, o perfil do percurso, estado do veículo, a idade e o estado da bateria de iões de lítio.
2 Até 325 km de autonomia com base no carregamento completo da E-Tourneo Custom. Estimativa da autonomia utilizando o Procedimento de Ensaio de Veículos Ligeiros Harmonizado a Nível Mundial (WLTP). Os valores apresentados são para efeitos de comparação e só devem ser comparados com outros veículos testados segundo os mesmos procedimentos técnicos. A autonomia real varia devido a fatores como a temperatura, o comportamento de condução, o perfil do percurso, estado do veículo, a idade e o estado da bateria de iões de lítio.
3 Até 402 km de autonomia com base no carregamento completo da E-Transit com opção de extensor de autonomia. Estimativa da autonomia utilizando o Procedimento de Ensaio de Veículos Ligeiros Harmonizado a Nível Mundial (WLTP). Os valores apresentados são para efeitos de comparação e só devem ser comparados com outros veículos testados segundo os mesmos procedimentos técnicos. A autonomia real varia devido a fatores como a temperatura, o comportamento de condução, o perfil do percurso, estado do veículo, a idade e o estado da bateria de iões de lítio.
Sem comentários