A390: o fastback desportivo da Alpine posto à prova em condições polares

- As equipas de engenharia da Alpine entram na reta final do desenvolvimento do futuro A390, com os testes, em tempo frio, no Círculo Polar Ártico (Suécia).
- O Alpine Active Torque Vectoring e as últimas tecnologias do A390 estão a ser submetidas a uma validação final, antes do seu lançamento.
- O primeiro fastback desportivo da Alpine vai ser revelado, a 27 de maio de 2025, em Dieppe, por ocasião das comemorações do 70º aniversário da marca.

“Estamos na Lapónia, no norte da Suécia, para finalizar o desenvolvimento do futuro A390 em condições extremas, o segundo automóvel da Dream Garage da Alpine. Nesta joia da tecnologia e do design, os nossos engenheiros tiveram de aplicar toda a sua experiência e paixão para alcançar o impensável: dar a um fastback desportivo, de 5 lugares, o desempenho, a agilidade e o prazer de condução do nosso icónico A110. O resultado é emocionante, e os mais ousados poderão experimentar a emoção de conduzir em lagos gelados, enquanto olham pelas janelas laterais!” Philippe Krief, CEO da Alpine.

A390: A Alpine prossegue o desenvolvimento do seu futuro fastback desportivo 100% elétrico na Lapónia Sueca
A engenharia da Alpine está no centro do desenvolvimento de todos os modelos da marca. O A390 não é exceção e está a ser submetido aos últimos testes, antes do seu lançamento, dentro de alguns meses, para afinar as tecnologias que vão fazer dele o próximo modelo emblemático da marca. Estas condições climáticas extremas permitem assegurar a excelência do futuro modelo de produção, em termos de durabilidade e fiabilidade, reproduzindo condições equivalentes a cinco anos de utilização acelerada.
Com temperaturas que atingem os -40°, os testes em estradas com neve ou em lagos gelados são necessários para que as equipas de desenvolvimento validem o desempenho. Testado em condições de grande severidade para garantir uma experiência emocionante para os futuros proprietários do A390, o objetivo é atingir o nível de desempenho e a agilidade esperados de um Alpine.
Por isso, tem sido dada especial atenção ao desempenho dinâmico, que é fundamental no desenvolvimento de qualquer automóvel Alpine. A Lapónia é o local ideal para testar as tecnologias que equipam o A390, como o sistema de propulsão com 3 motores elétricos e os 5 modos de condução do A390, incluindo o novo “Track Mode”, bem como o Alpine Active Torque Vectoring (Vetorização Ativa de Binário). Estes testes, em condições reais, são decisivos para aperfeiçoar todas as configurações e interações dos vários sistemas, para garantir uma sensação e um comportamento em estrada verdadeiramente excecionais aos futuros clientes.
São também analisadas numerosas caraterísticas, como a qualidade do aquecimento, do desembaciamento e da descongelação, bem como o ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade) na neve. São inúmeros os pontos que só os testes em frio extremo e, em condições reais, podem validar e que não são possíveis de reproduzir, na perfeição, noutro ambiente.

O Alpine A390, o único no seu género, é um verdadeiro desportivo de 5 lugares
Graças à sua dualidade como automóvel desportivo e de 5 lugares, bem como ao seu desempenho e à tecnologia de ponta, o Alpine A390, o primeiro fastback desportivo da marca, vai ter um posicionamento único no mercado automóvel.
O protótipo é apresentado, pela primeira vez, na sua carroçaria definitiva e vê confirmadas as suas dimensões exteriores (comprimento: 4615 mm, altura: 1532 mm, largura: 1885 mm), assegurando aos seus ocupantes muito espaço a bordo.
O A390 é genuinamente emocionante e foi concebido para uma utilização diária, sendo também capaz de se transformar num verdadeiro automóvel desportivo. O Alpine A390 apresenta uma assinatura luminosa única e exclusiva, inspirada no A390_β. Esta assinatura luminosa distintiva é uma continuação da assinatura Alpenglow. Por baixo da faixa de luz frontal, um conjunto de triângulos iluminados, denominado “Cosmic Dust”, evoca a imagem de um cometa a perfurar a atmosfera. Por fim, a faixa luminosa da frente, que parece cortar o ar como uma lâmina, exala leveza.
A camuflagem do A390 revela elementos aerodinâmicos que parecem atravessar o frio ártico. Na frente, uma lâmina no capot melhora o fluxo de ar sobre a parte superior do automóvel, conferindo-lhe um estilo único e moderno. A grelha microperfurada orienta o ar de forma otimizada, enquanto as grandes grelhas laterais criam uma cortina de ar para acelerar o fluxo natural.
A traseira mais discreta, que, por enquanto, apenas parece denunciar a presença um spoiler atrás, retém a sua assinatura luminosa, para a apresentação oficial na primavera.
O único segredo revelado sobre o design interior do A390 é o seu volante desportivo, em couro Nappa, com um centro achatado, evocando o envolvimento da marca no desporto automóvel. Igualmente inspirado nos volantes dos carros de Fórmula 1 da Alpine, este terá três comandos: OV (Overtake), RCH (Recharge) e modos de condução com acesso direto, com o aparecimento de um novo modo de condução, o “Track”, dedicado a acções mais desportivas.
Este segundo automóvel da Alpine Dream Garage promete uma experiência de condução inspiradora e dinâmica, fiel ao ADN da Alpine, com um chassis que combina uma sensação de leveza e agilidade. Com um nível de aceleração equivalente ao do A110 R e um desempenho em curva sempre apurado, este novo modelo tem todos os atributos de um automóvel desportivo e pode acomodar até 5 passageiros.

O Alpine A390: Uma grande dose de savoir-faire
Com o A390, a Alpine mostra mais do que nunca o seu savoir-faire. Produto tricolor puro, concebido em França pelas equipas Alpine, o A390 será produzido na fábrica de Dieppe, sede histórica da marca, enquanto a fábrica Renault de Cléon produzirá os três motores.
As parcerias da Alpine em torno do A390 também reflectem este desejo de mostrar o savoir-faire francês. A Devialet equipará o A390 com um sistema áudio de qualidade superior. No que respeita aos pneus, a Michelin fornecerá pneus específicos para a futura produção do A390, com a designação específica A39.
O primeiro fastback desportivo 100% elétrico da Alpine, o A390, será apresentado a 27 de maio de 2025, em Dieppe (França), por ocasião das celebrações do 70º aniversário da marca.
Sem comentários