Artigos

Ferrari 275 P de 1963 que ganhou Le Mans vai a leilão!

A RM Sotheby vai leiloar um Ferrari 275 P de 1963 extremamente raro, que faz parte da elite dos clássicos mais exclusivos que se pode coleccionar. Mas não será a única relíquia com rodas a ir a leilão.

A mesma empresa de leilões também está a leiloar Ferrari 275 P de 1963 através através de um recém lançado sistema de vendas privadas. A RM Sotheby não revelou o preço pedido nem a base de licitação do modelo. Este é o único Ferrari a ter ganho as 24h Le Mans, não uma, mas duas vezes.

O número do chassi 0816 está registado com uma vitória em Le Mans em 1964, mas pesquisas revelam que o modelo também venceu a mítica prova no ano anterior também.

Em Maranello os registos não estavam claros. Inicialmente, supunha-se que a equipa tinha ganho em 1963 com o chassi 0814. Contudo, esse automóvel tinha tido um acidente em Nurburgring 1 mês antes, e ainda estava a ser reparado na altura das 24h Le Mans. Então, em vez de cancelarem a participação, a Ferrari enviou 0816 no lugar do 0814. Mas foi este chassi que ganhou as 24h Le Mans 2 vezes e ainda as 12h de Sebring em 1964.

A revelação histórica torna este Ferrari 275 P ainda mais digno de qualquer valor exorbitante que possam pedir por ele. Este automóvel esteve 48 anos na prestigiada colecção Mas du Clos de Pierre Bardinon. Esta colecção foi descrita por Enzo Ferrari, como uma das razões pela qual não precisava de um museu em Maranello.

“Este Ferrari 275 P é sem dúvida um dos automóveis de corrida mais importantes da Ferrari e estamos muito contentes em ter este automóvel numa venda privada em nome da família Bardinon”, disse o especialista europeu da RM Sotheby, Augustin Sabatié-Garat. “Fazendo parte do auge da Scuderia, o 275 P oferece a posição perfeita para o 250 GTO disponivel no leilão em Monterey – que representa o auge dos GT da Ferrari. Os outros três carros da Scuderia permanecem em colecções particulares de longa data e importantes, e este é certamente o mais importante dos quatro construídos, tornando a venda do 275 P pela RM Sotheby uma oportunidade única. ”

Quando pode valer este automóvel? Na verdade não sabemos. Sabemos que foi vendido um 250 LM semelhante em Monterey há 3 anos por cerca de 15 milhões de Euros e outro em Nova Iorque por cerca de 12 milhões de Euros. Sendo este automóvel aquele que tem o historial mais impressionante, o preço é ainda incalculável.

Artigo anterior

Mercedes GLC 63 AMG cai nas mãos da Brabus!

Artigo seguinte

Ford Ecosport 1.5 TDCi Titanium: Dinâmico e aventureiro!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *