Noticias

Estivemos ao volante do Citroen C1 do Troféu Learn & Drive em Portimão! (Vídeo)

Este fim-de-semana deslocámo-nos ao Autódromo Internacional do Algarve, ao Track Day da Driving Days, onde a Motorsponsor colocou um Citroen C1 do troféu Learn & Drive para que os interessados em participar no novo campeonato de resistência tivessem o primeiro contacto com o automóvel de corridas.

Também nós tivemos a oportunidade de conduzir o Citroen C1. Estivemos no meio dos outros automóveis mais potentes e rápidos, mas não foi por isso que o Citroen C1 se deixou intimidar, até porque a ideia não é ser rápido, mas sim fiável e divertido, algo que o pequeno francês desenvolvido na garagem de amigos pilotos consegue na perfeição.

Relembramos que a este Citroen C1 1.0 adicionaram apenas um KIT integral que pretende manter a fiabilidade mecânica e a segurança dos pilotos. O regulamento preconiza a utilização de peças originais e ao nível de alterações temos apenas um Roll-bar, extintor, cintos de competição, backet de competição e suspensões Bilstein B8 shock absorber. Pelo que mantém à mesma as especificações de fábrica, ou seja, um motor com 3 cilindros 68cv de potência e 93Nm de binário, num automóvel que perdeu alguns quilos devido à remoção de vários elementos do interior.

O simples facto de contar com uma suspensão melhorada, permite ao Citroen C1 ter um comportamento mais desportivo, mais previsível e eficaz. Para quem se está a iniciar é um automóvel que oferece toda a confiança e segurança, no qual é possivel aprender e disputar corridas pela condução, uma vez que todos os automóveis serão iguais.

Ao volante é fácil de nos divertir-mos, o Citroen C1 é um automóvel que perdoa os erros da nossa condução, sem problemas graves, até porque a velocidade não é particularmente alta, o que não quer dizer que não seja entusiasmante. O chassi deste citadino Francês oferece-lhe um comportamento em curva digno de registo e a fiabilidade mecânica foi comprovada, pelo simples facto deste automóvel ter estado a rodar durante várias horas com ritmos diferentes e pilotos mais e menos experientes e com vários estilos de condução.

Também os pneus são de estrada e a travagem se manteve de série, pelo que é verdadeiramente impressionante a forma como o Citroen C1 continuava a travar após tantas voltas ao circuito de Portimão, embora a sensação do pedal fosse algo “esponjosa”, nunca durante as nossas voltas sentimos que havia perdas na travagem ou perdas tracção, o que também é surpreendente, uma vez que circulávamos com pneus de estrada.

Estivemos ao volante do Citroen C1 do Troféu Learn & Drive em Portimão! (Vídeo) 15

De acordo com a Motorsponsor este troféu é de resistência, tem provas de 6 horas e obriga a equipas de 3 a 6 pilotos, esta prova está aprovada pela federação portuguesa de automobilismo e Karting. O investimento no automóvel é de cerca de 5150,00€, mas é possivel reduzir custos através da aquisição de viaturas no estrangeiro. A aquisição desses automóveis conta com auxilio aos participantes na procura de automóvel, basta que estes demonstrem esse interesse no site do troféu.

Para 2018 está prevista uma prova de teste no Circuito de Braga em Dezembro. O arranque oficial do Troféu C1 será em 2019, com um calendário que conta com provas de 6 horas nos três circuitos permanentes (Braga, Estoril e Portimão) em datas a anunciar: “Tratando-se de provas de endurance, e como as equipas podem ser constituídas por três a seis pilotos por carro, para diluir custos, estimamos que numa primeira época – que inclui compra e preparação do carro – o investimento de cada piloto irá rondar os 2 a 4 mil euros para toda a época”, afirma Marques.

O sistema arrive&drive estará disponivel, a organização fica com a responsabilidade de ceder um Citroen C1 pronto a correr, consumíveis (pneus, gasolina, travões, lubrificantes), assistência técnica, inscrição na corrida, transporte e assessoria administrativa.

Estivemos ao volante do Citroen C1 do Troféu Learn & Drive em Portimão! (Vídeo) 16

Paralelamente, e como este troféu pretende também ser um patamar para a estreia em competição de pilotos, em cada jornada, haverá tutores de condução (pilotos com palmarés) para orientar os mais inexperientes, quer nas técnicas de pilotagem, quer no comportamento em pista, reduzindo assim o handicap em relação aos mais experientes.

Para promover uma competição justa e equilibrada em pista, será imposto um sistema por pontos, que se perdem com comportamentos antidesportivos. E para que as regras sejam iguais para todos, os pilotos que queiram participar no Troféu C1 terão de se submeter a um exame sobre regras e boas práticas.

Todos os detalhes acerca do Troféu C1 encontram-se disponíveis no site: www.trofeuc1.com

Artigo anterior

Esta é a versão final do novo BMW Z4.

Artigo seguinte

Dacia Duster 1.5 dCi 4X4: A excelência pode ser acessível!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.