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Dacia Duster 1.5 dCi 4X4: A excelência pode ser acessível!

Caros leitores, percorremos mais de 500km ao volante do novo Dacia Duster 4X4, um automóvel que desde sempre nos deixou com água na boca e com uma expectativa bastante elevada. Podemos dizer que o Dacia Duster é “Low-Cost”, mas não é por isso que deixa de ser um dos melhores automóveis do grupo Renault. É económico, espaçoso, competente no todo-o-terreno e conta já com uma série de “mordomias” que até então só estavam disponíveis na gama Renault.

O Dacia Duster foi renovado, este modelo tem vindo a ser o best-seller da marca Romena e tem ganho cada vez mais fãs em todo o mundo, sendo já conhecido como um todo-o-terreno versátil, fiável e barato. O novo Dacia Duster veio acrescentar uma série de elementos não só de design como de técnologias que o tornam ainda mais cativante. O melhor disto tudo é que o preço está semelhante ao da anterior geração.

Em termos de design, temos um formato de carroçaria bastante semelhante, embora mais arredondado. O Dacia Duster mantém a grelha dianteira de dimensões generosas, as protecções plásticas na carroçaria, ganha novas barras de tejadilho, um pára-choques traseiro mais musculado, com protecções mais “visíveis” e uma ponteira de escape desportiva. Damos destaque aos novos farolins traseiros com um design mais elaborado, às novas ópticas na dianteira com luzes de iluminação diurna e ainda às novas jantes de 17 polegadas com 2 tons envolvidas em pneus 215/60R17. Outros destaques incluem a chave mãos-livres e os vidros traseiros escurecidos.

Passando ao interior, temos um novo design bem mais elaborado e atraente que reúne o estilo moderno à boa qualidade de montagem. Como seria de esperar, os materais não são de excelência. Contamos com novos pormenores de “requinte” como pesponto nos assentos em couro, couro perfurado e pesponto nas portas com elementos forrados a couro. O sistema de navegação e multimédia está agora colocado numa posição mais acessível e todos os comandos se encontram “à mão”.

O espaço a bordo convence nos lugares dianteiros e traseiros e temos uma bagageira com 411 Litros de capacidade que se estendem aos 1444 Litros através do rebatimento dos assentos traseiros.

No que toca ao equipamento temos agora como opção ou de série algumas “mordomias” que até então não haviam na gama Dacia. Falamos do ar-condicionado automático, sensores de chuva e luminosidade, aviso de ângulo morto, sistema de ajuda à descida, botão start da ignição e câmaras de ajuda ao estacionamento na dianteira e nas laterais, algo que também nos ajuda no todo-o-terreno. Outros destaques incluem a ajuda ao estacionamento, o modo “ECO”, o cruise-control e o limitador de velocidade, a entrada USB e AUX, a entrada de 12V nos lugares traseiros e bagageira, volante multi-funções e o painel de instrumentos com um computador de bordo mais evoluído que o da anterior geração.

O sistema de navegação e multimédia MEDIA NAV, não tem serviços conectados, mas apresenta uma imagem aceitável, é extremamente intuitivo e no novo Dacia Duster oferece duas aplicações, uma que nos dá um “feedback” da nossa condução, se esta é ou não económica e outra aplicação focada no todo-o-terreno que nos indica a inclinação do Duster.

No painel de instrumentos, o computador de bordo fornece várias informações acerca dos dados de consumo e viagens, temos informação do estado do automóvel, velocidade digital, combustivel, informação da tracção, entre outros.

No novo Dacia Duster viajamos com todo o conforto, os assentos são ergonómicos e quase nos fazem lembrar alguns automóveis “premium” devido ao seu formato e materais utilizados. No lugar do condutor, tudo é fácil de operar, o volante podia ser mais ergonómico, a caixa de velocidades está bem posicionada e tem uma utilização agradável e a posição de condução mais alta oferece confiança e conforto.

O comportamento do Dacia Duster em estrada está longe de ser mau. Temos uma suspensão condescendente que oferece muito conforto, mas que não faz com que o novo Dacia Duster se torne imprevisível, a direcção é uma “delicia” a baixa velocidade, já a velocidades mais elevadas na auto-estrada torna-se pouco comunicativa. De um modo geral o Dacia Duster é um automóvel agradável de conduzir, previsível, com um comportamento em curva que apesar de estar longe de um carro de corridas é bastante aceitável e equilibrado.

O seu verdadeiro habitat é o fora de estrada, pois é lá que começa a diversão com um automóvel que supostamente é um “Low-Cost” mas não o faz transparecer, principalmente na altura de nos aventurarmos por caminhos mais acidentados, onde muitos SUV mais caros e com mais sistemas se ficam pelo caminho. O Dacia Duster tem um bom ângulo de ataque e de saída, que nos permite enfrentar alguns obstáculos mais difíceis sem grande problemas e também nos permite efectuar transferências de eixos de forma segura, mesmo que não tenhamos grande experiência. O sistema de ajuda à descida permite-nos desengatar o automóvel nas descidas, deixando-nos apenas a tarefa da correcção da direcção, enquanto a tracção integral nos permite chegar a sítios com troços mais exigentes. No modo “automático” o Dacia Duster só coloca a tracção nas rodas traseiras se necessário, caso contrário a tracção encontrar-se-á sempre na dianteira.

Debaixo do capô está o motor 1.5 dCi com 110cv de potência e 260Nm de binário, apesar de ser um automóvel grande e pouco aerodinâmico arriscamos dizer que nenhum outro motor lhe assentaria tão bem, pois temos um motor que está mais do que testado, com poucos problemas conhecidos e muito económico e despachado. O motor 1.5 dCi é capaz de oferecer ao Dacia Duster, não só “saídas” entusiasmantes, como também a capacidade de enfrentar alguns obstáculos no todo-o-terreno que podiam não ser possíveis com outra motorização. Com o motor 1.5 dCi mantém-se o peso reduzido e os consumos mistos bastante simpáticos na casa dos 5,3 Litros (no nosso ensaio). A caixa de velocidades tem relações curtas que nos ajudam no todo-o-terreno e na cidade, mas que não prejudicam em demasia nas viagens mais longas a velocidades mais elevadas, pelo que podemos dizer que no campo do motor e da caixa o trabalho da Renault foi simplesmente perfeito!

Na segurança, temos sistemas que fazem toda a diferença relativamente à geração anterior como o aviso de ângulo-morto, o sistema de ajuda ao arranque em subida, sensores de chuva e luminosidade. Ainda assim, nos testes Euro NCAP o Dacia Duster ficou-se pelas 3 estrelas com 71% na protecção de adultos, 66% na protecção das crianças, 56% na protecção dos peões e 37% nas ajudas à condução.

O Dacia Duster está disponivel por 14.900,00€ para a versão Essential 1.2 tCe a gasolina com 125cv. A versão ensaiada Prestige 1.5 dCi 4X4 está disponivel a partir dos 23.900,00€. Relembramos que o Dacia Duster 4X4 paga Classe 2 nas portagens com e sem via-verde, uma situação que está a ser “revista”. A garantia são 3 anos ou 100.000km e o imposto único de circulação são 179,05€.

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2 Comentários

  1. Eduardo Esberard
    14 Agosto, 2019 a 00:58 — Responder

    Gostei muito a ficha técnica.
    Ando a trabalhar com um Dacia e estou rendido só conforto.
    Estou tentado a comprar um de 7 lugares para o meu próximo negócio, por isso vim dar uma espreitadela aqui.

    • Tiago Neves
      14 Agosto, 2019 a 07:16 — Responder

      Bom dia Caro Eduardo Esberard,
      Agradecemos o facto de nos ter consultado para a sua compra.
      O Dacia Duster tem fiabilidade comprovada já da anterior geração, este novo Duster traz elementos “Renault” como o cartão mãos-livres, o ar-condicionado automático, sensores de luminosidade, aviso de ângulo morto, entre outros argumentos fortes como o preço, a economia, o espaço e as suas capacidades surpreendentes no todo-o-terreno.

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