Troféu C1 Drive & Learn: A forma mais económica de correr em Portugal!
A Motorsponsor, entidade organizadora dos Driving Days, lançou um novo troféu com custos controlados, para dar a oportunidade a mais pessoas de correrem na velocidade de forma mais acessível. A personagem principal deste troféu é o Citroen C1 1.0 de cilindrada, preparado para competir, que promete ensinar os participantes e promete despiques com fartura!
Este troféu é de resistência, tem provas de 6 horas e obriga a equipas de 3 a 6 pilotos, esta prova está aprovada pela federação portuguesa de automobilismo e Karting. O automóvel terá de ser um Citroen C1 com 3 porta e 1.0 Litros de cilindrada, com volante à esquerda e anterior a 2014. A este automóvel é adicionado um KIT integral destinado a salvaguardar tanto a fiabilidade da mecânica, como a segurança dos pilotos em pista. Para garantir a máxima igualdade técnica, as potências dos carros serão monitorizadas com recurso a um banco de potência, além de que o regulamento promove a utilização de peças originais, para assegurar igualmente os baixos custos.
O investimento no automóvel é de cerca de 5150,00€ já com o KIT do troféu que inclui suspensões Bilstein B8 shock absorber kit e o equipamento de segurança obrigatório como baquet, cintos e extintor. De acordo com o organizador André Marques, é possivel reduzir custos através da aquisição de viaturas no estrangeiro. A aquisição desses automóveis conta com auxilio aos participantes na procura de automóvel, basta que estes demonstrem esse interesse no site do troféu.
Para 2018 está prevista uma prova de teste no Circuito de Braga em Dezembro. O arranque oficial do Troféu C1 será em 2019, com um calendário que conta com provas de 6 horas nos três circuitos permanentes (Braga, Estoril e Portimão) em datas a anunciar: “Tratando-se de provas de endurance, e como as equipas podem ser constituídas por três a seis pilotos por carro, para diluir custos, estimamos que numa primeira época – que inclui compra e preparação do carro – o investimento de cada piloto irá rondar os 2 a 4 mil euros para toda a época”, afirma Marques.
O sistema arrive&drive estará disponivel, a organização fica com a responsabilidade de ceder um Citroen C1 pronto a correr, consumíveis (pneus, gasolina, travões, lubrificantes), assistência técnica, inscrição na corrida, transporte e assessoria administrativa.
Paralelamente, e como este troféu pretende também ser um patamar para a estreia em competição de pilotos, em cada jornada, haverá tutores de condução (pilotos com palmarés) para orientar os mais inexperientes, quer nas técnicas de pilotagem, quer no comportamento em pista, reduzindo assim o handicap em relação aos mais experientes.
Para promover uma competição justa e equilibrada em pista, será imposto um sistema por pontos, que se perdem com comportamentos antidesportivos. E para que as regras sejam iguais para todos, os pilotos que queiram participar no Troféu C1 terão de se submeter a um exame sobre regras e boas práticas.
Todos os detalhes acerca do Troféu C1 encontram-se disponíveis no site: www.trofeuc1.com







































































Sem comentários