Comunicados de ImprensaNoticias

Em 2024, a marca Renault registou o seu segundo ano consecutivo de crescimento

Em 2024, a marca Renault registou o seu segundo ano consecutivo de crescimento, com 1.577.351 veículos vendidos (PC + VCL), o que representa um aumento de 1,8%.

Este desempenho assenta nos fundamentos do plano Renaulution, implementado nos últimos quatro anos:

As vendas de veículos eletrificados aumentaram 20% na Europa, confirmando a pertinência das escolhas arrojadas de produtos e tecnologias da Renault.

As vendas de veículos totalmente híbridos aumentaram 30%, colocando a Renault no segundo lugar do mercado europeu, enquanto as vendas de veículos elétricos (VP + VCL) aumentaram 9%1.

O Renault 5 E-Tech elétrico, recentemente eleito Carro do Ano 2025, teve um forte arranque nos seus primeiros países de venda.

Foi colocada uma forte ênfase na qualidade das vendas, com uma venda em cada duas a clientes retalhistas na Europa.

Impulsionados pelo sucesso comercial dos primeiros veículos do Renault International Game Plan, o Kardian e o Koleos, as vendas aumentaram 10% no Brasil, 81% na Coreia do Sul e 7% em Marrocos.

Com uma estratégia equilibrada entre automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros: A Renault reafirmou a sua liderança no mercado dos VCL na Europa2, com uma quota de mercado de 15,3% e 310.500 veículos vendidos, o que representa um aumento de 4,6%.

Em 2024, a marca Renault registou o seu segundo ano consecutivo de crescimento 13
Renault Emblème

“O crescimento da Renault em 2024 foi impulsionado pelas escolhas de produto e tecnologia efetuadas no âmbito do plano Renaulution e implementadas de forma consistente ao longo dos últimos quatro anos. A nossa ofensiva de produtos, baseada no melhor da tecnologia elétrica e híbrida, está a revelar-se um sucesso, e o Renault 5 E-Tech elétrico acaba de ganhar o prémio de Carro do Ano. Não comprometemos a nossa estratégia de valor. A qualidade de venda está no centro da nossa política comercial, totalmente partilhada pela nossa rede de concessionários, a quem quero agradecer.  A marca atingiu agora o equilíbrio certo, entre clientes particulares e empresas e veículos híbridos e elétricos. Desenvolveu igualmente um plano internacional sólido para prosseguir as suas ambições fora da Europa. Isto torna-nos ágeis e capazes de aproveitar as oportunidades, ao mesmo tempo que protegemos os preços e os valores residuais.”

Fabrice Cambolive, Diretor-Geral da marca Renault

Em 2024, a marca Renault registou o seu segundo ano consecutivo de crescimento 14
Renault 4 E-Tech 100% elétrico

Impulsionada por uma ofensiva de produto única, com o lançamento de oito novos modelos em 2024 (Scenic E-Tech elétrico, Rafale, Symbioz, Master, Renault 5 E-Tech elétrico, Renault Duster, Kardian e Grand Koleos) e um modelo que recebeu uma atualização, o Captur, a Renault registou um aumento global das vendas de 1,8%, num mercado que cresceu 1,4%, com 1.577.351 veículos vendidos, mais 28 000 do que em 2023.

Na Europa3, a marca cresceu 3,3%, duas vezes mais que o mercado (1,7%), vendendo 1.009.000 veículos para uma quota de mercado de 6,7%. Esta expansão foi impulsionada, nomeadamente, pelos principais mercados da marca:

  • Reino Unido (+21,4% em volume de vendas num mercado em alta de 2,8%),
  • Espanha (+10,8% num mercado em alta de 8%),
  • Itália (+6,7% num mercado em baixa de 0,3%),
  • França (+0,4% num mercado em baixa de 2,5%).

De salientar o bom desempenho do Clio, que ocupa o 2º lugar no mercado dos automóveis de passageiros, subindo dois lugares em relação a 2023, com um aumento de 7% do volume de vendas.

Em 2024, a marca Renault registou o seu segundo ano consecutivo de crescimento 15
Renault Twingo E-Tech elétrico

Um aumento de 20% nas vendas de veículos eletrificados em toda a Europa

Para responder às necessidades de todos os clientes, a Renault prossegue uma estratégia de eletrificação em duas vertentes, que oferece o melhor das duas tecnologias: híbrida e elétrica. As vendas de veículos eletrificados aumentaram 20% na Europa em 2024.

  • A oferta de veículos full hybrid da Renault abrange atualmente toda a sua gama na Europa (do Clio ao Rafale, com 7 veículos totalmente híbridos do segmento B ao D).

Em 2024, a Renault registou um aumento de 30% nas vendas dos seus veículos full hybrid, que representam atualmente 40% das suas vendas de veículos ICE. A Renault é o número 2 europeu no mercado dos veículos full hybrid.

  • Em 2024, a Renault registou um aumento de 9% nas vendas dos seus veículos elétricos (VP + VCL) na Europa1. A marca alarga a sua gama em 2025, com a chegada do Renault 4 E-Tech elétrico. A Renault fez a ambiciosa escolha de implementar plataformas elétricas dedicadas, AmpR Small (segmento B) e AmpR Medium (segmento C). Únicas na Europa, estas plataformas permitem à marca oferecer mais valor aos clientes com veículos mais leves, mais eficientes e modernos: prazer de condução, acesso a ecossistemas elétricos, conetividade, espaço, etc. 
Em 2024, a marca Renault registou o seu segundo ano consecutivo de crescimento 16
Renault 5 E-Tech 100% elétrico

Renault 5 E-Tech elétrico estreia-se com sucesso

Um ano após o Scenic, o Renault 5 E-Tech elétrico foi eleito Carro do Ano 2025 por um painel de 60 jornalistas de 23 países europeus. Este prémio confirma a pertinência da estratégia de veículos elétricos da Renault.

O Renault 5 E-Tech elétrico continuará a ganhar força no primeiro trimestre de 2025, expandindo a sua gama de preços com a chegada de uma bateria de 40 KWh e uma versão com um preço a partir de 25.000 euros. Também fará a sua estreia em vários outros países europeus, incluindo o Reino Unido, a Noruega, a Suécia, a Dinamarca, a Finlândia, a Hungria, ou a Polónia.

A aguardada chegada do Renault 4 E-Tech elétrico será mais um produto de destaque para a marca em 2025.

Em 2024, a marca Renault registou o seu segundo ano consecutivo de crescimento 17
Renault R4 / Twingo Legend image bank media Pre-Show, from October 7 to 10th 2024 at Ivey-sur-Seine, France – Photo Clément Choulot / DPPI

Escolhas tecnológicas vencedoras

As escolhas tecnológicas efetuadas pela marca conferem-lhe uma verdadeira vantagem competitiva e foram bem acolhidas pelos clientes.

  • Em 2024, por exemplo, o sistema multimédia openR link com Google incorporado foi escolhido para 81% dos veículos disponíveis com esta opção.
  • O teto panorâmico em vidro opacificante Solarbay, lançado em 2024, está agora instalado em 42% dos veículos disponíveis com esta opção (Scenic, Rafale e Symbioz).
  • Em vários modelos, a marca implementou igualmente uma versão de nova geração do 4CONTROL, o seu sistema único de tração às 4 rodas. O 4CONTROL melhora a segurança, a agilidade e o desempenho do veículo em todas as circunstâncias, quer se trate de condução em cidade ou a velocidades mais elevadas. Em 2024, estava instalado em 29% dos veículos disponíveis com esta opção.
Em 2024, a marca Renault registou o seu segundo ano consecutivo de crescimento 18
Renault Rafale E-Tech plug-in hybrid 4X4 300 cv

Uma ênfase reafirmada na qualidade das vendas

O desempenho da marca é sustentado pelos fundamentos comerciais centrados no valor, implementados com o plano Renaulution.

  • Os clientes retalhistas são responsáveis por uma em cada duas vendas de veículos na Europa. Nos cinco principais mercados europeus da Renault, a quota da marca no mercado de vendas a retalho aumentou para 7,1% com 271 900 veículos vendidos, contra 6,8% com 264 300 veículos vendidos em 2023.
  • Outro indicador da qualidade das vendas: os nossos valores residuais foram mais elevados do que em 2023, superando o desempenho do mercado.
  • As vendas de veículos dos segmentos SUV C e D aumentaram 23%, representando atualmente 29% das vendas da Renault na Europa (+4,8 pontos em relação a 2023). Com a renovação completa da gama C/D concluída em 2024, e a chegada do Scenic, do Symbioz e do Rafale, a marca tem como objetivo a continuação do crescimento em 2025.
  • No que diz respeito à subida de gama, as versões Iconic e Esprit Alpine representaram 24% das vendas na Europa em 2024, um aumento de duas vezes em relação a 2023, com 12%.
Em 2024, a marca Renault registou o seu segundo ano consecutivo de crescimento 19
Renault Symbioz

Uma presença bem equilibrada que dá à marca a agilidade necessária para aproveitar as oportunidades de crescimento

  • A Renault continua a ser a marca francesa mais vendida no mundo. Apoiado pelo lançamento dos dois primeiros veículos do Renault International Game Plan, o Kardian e o Koleos, as vendas aumentaram 10% no Brasil, 81% na Coreia do Sul e 7% em Marrocos. Em 2025, o Koleos estrear-se-á em novos mercados e um novo SUV do segmento C será lançado internacionalmente.
  • Na Europa, o forte equilíbrio entre as gamas full hybrid e totalmente elétrica permitirá à Renault responder rapidamente às exigências do mercado, respondendo às necessidades dos clientes que avançam ao seu próprio ritmo na transição elétrica.
  • Ainda na Europa, a par do aumento das vendas de veículos de passageiros, as vendas de VCL também registaram um aumento de 4,6%. A Renault vendeu 403.000 veículos em todo o mundo, dos quais 310.500 na Europa. A marca é, mais uma vez, líder europeia no mercado dos VCL.
  • Este desempenho deve-se ao sucesso dos seus veículos de referência, o Kangoo (+30,5%) e o Trafic (+14,8%), num ano de transição marcado pelo lançamento do Master, e também à experiência da rede Pro+ dedicada aos clientes frotistas.

Em 2024, a marca Renault demonstrou a sua capacidade de inovação e de resposta às expectativas dos clientes. Apoiando-se numa estratégia audaciosa e equilibrada que combina eletrificação, inovação e qualidade de venda, a marca consolidou as suas posições. Em 2025, confirmará esta dinâmica através de novos lançamentos na Europa, a começar pelo Renault 4 E-Tech elétrico, e também nos mercados internacionais com a implementação do Renault International Game Plan.

3 Alemanha, Espanha, França, Itália, Grã-Bretanha

4 Excluindo pick-ups

Artigo anterior

Tramarossa x Abarth: Exclusividade e Estilo unidos na Pitti Uomo

Artigo seguinte

Nissan assina novo programa de formação de técnicos do sector automóvel na China

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.